Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Proerd CR VIII faz pré-lançamento de Operação em Cotriguaçu

Na noite de quarta-feira 11.09, a Coordenação Regional do Proerd CR VIII, esteve no município de Cotriguaçu (220 km de Juína), onde realizou o pré-lançamento da Operação “Diga Não às Drogas”.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do comandante da 1ª CIPM, 1º Sargento Carlos Jose da Silva, além de vários vereadores e comunidade local.
A palestra teve como foco, fazer uma introdução da problemática das drogas na sociedade atual, revelando a várias pressões que jovens e adolescentes sofrem para se envolverem no tráfico e na pratica da violência.
O curso Proerd Pais, acontecerá na cidade de Cotriguaçu entre os dias 07 a 11 de Outubro, as inscrições poderão ser feitas através do site: www.comandoregional8.com.br ou procure a unidade da Polícia Militar de sua cidade e retire a sua ficha de inscrição.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII



Criação de 20 municípios em MT ganha força com aprovação de projeto no Senado

Mais um passo foi dado para a criação de pelo menos 20 novas cidades em Mato Grosso. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, ontem, substitutivo ao projeto de lei complementar da própria casa, que define regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Ele havia vindo da Câmara dos Deputados e faz alterações no projeto original, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).Também aprovou pedido para que o texto seja votado em regime de urgência pelo plenário.

Pelo texto, para criação de um novo município a população deve ser igual ou superior a 5 mil habitantes; ter área urbana não situada em área de preservação ambiental, em reserva indígena ou em propriedade da União Federal, número de edificações residenciais superior a mil; eleitorado superior a 60% da população do município. Um estudo de viabilidade também de ser realizado para análise da Assembleia Legislativa, que aprovando deve requerer ao Tribunal Regional Eleitoral a realização de um plebiscito.

No início de junho, a Câmara Federal aprovou, ontem à noite, o Projeto de Lei Complementar 416/08, que devolve aos Estados a autonomia de legislar sobre as emancipações. Ao todo, foram 319 votos favoráveis, 32 contrários e duas abstenções na votação do texto que regulamenta a incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios, além de definir os distritos que podem ser emancipados depois da realização de plebiscito nos municípios.

Apesar da aprovação, os deputados federais fizeram alterações no projeto e em função disso, existiu a necessidade de nova apreciação dos senadores.

Dos municípios que podem ser criados em Mato Grosso, alguns distritos estão localizados na região Norte: Nova União, de Cotriguaçu; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso, União do Norte, de Peixoto de Azevedo, Japuranã, de Nova Bandeirantes, Nova Fronteira, de Tabaporã, além de Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Guariba, de Colniza; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; Espigão do Leste, de São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Veranópolis do Araguaia, de Confresa; Brianorte, de Nova Maringá e Rondon do Parecis, de Campo Novo do Parecis.

O deputado estadual José Riva (PSD) propôs a criação de 14 dos 20 futuros municípios.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Conselho Municipal de Meio Ambiente incentiva diálogo entre diversos atores de Cotriguaçu

 
Nos últimos meses, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu (CMMA) participou de várias atividades com o objetivo de estimular o diálogo entre os diversos atores de Cotriguaçu no sentido de caminhar para o desenvolvimento sustentável do município, localizado na região noroeste de Mato Grosso.
 
Entre essas atividades, destacam-se a realização da campanha “Queimar não é legal, apague essa ideia”, o 2° Encontro de Saberes e Sabores do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu e uma reunião com a etnia Rikbaktsa, na Terra Indígena Escondido.
 
Essas interações são apoiadas pelo Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV), parceiros e atores locais com o objetivo de apoiar a gestão ambiental municipal. Através desse trabalho, o Conselho reforça o compromisso de atuação e integração dos diferentes atores da região em um diálogo intersetorial, como por exemplo, no caso da campanha contra as queimadas, onde a ação de conscientização foi realizada em dois assentamentos, Juruena e Nova Cotriguaçu, explicando que o comportamento de alguns têm consequências sobre toda a coletividade.
 
No 2° Encontro de Saberes e Sabores, realizado em agosto, Amilton Castanha, presidente do CMMA, e Denise Freitas, secretária executiva, explicaram a importância da participação da sociedade civil nas tomadas de decisões das diferentes secretarias do município e afirmaram aos moradores dos assentamentos, estar dispostos a apoiar atividades para o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
 
Denise também acompanhou uma equipe do ICV na aldeia Babaçu, da etnia Rikbaktsa para a apresentação do projeto Cotriguaçu Sempre Verde, que expos os objetivos de cada um dos seus componentes  e a correlação existente entre eles. Na ocasião, a secretária explicou o papel dos conselheiros e as atuações do Conselho, que tem entre os objetivos principais estimular o diálogo para a construção de um plano de gestão ambiental e territorial que leve em conta os  diferentes interesses e formas de uso do solo dos atores da região. 
 
Através desse encontro, agricultores familiares e indígenas puderam entender a importância de sua integração nesse processo de  diálogo e respeito  e o compromisso que é representar suas comunidades no CMMA. 
 
Mesmo conscientes de que ainda é necessário um trabalho intenso em busca do atendimento das demandas, ficou a abertura para que o CMMA possa desempenhar um papel de facilitador de diálogos e parcerias na busca por soluções.
 
O Projeto
 
O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município, pautada na conservação e no  manejo sustentável dos recursos naturais. Para isso, o projeto atua em cinco frentes: Boas Práticas Agropecuárias para o gado de corte e de leite, Gestão Ambiental Municipal, Bom Manejo Florestal, Governança dos recursos naturais nos Assentamentos e Integração das Áreas Protegidas. O projeto Cotriguaçu Sempre Verde é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV)  e parceiros com apoio do Fundo Vale.

Fonte e foto: Andrés Pasquis - ICV

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Município de Cotriguaçu recebe uma Motoniveladora do PAC 2



A Prefeita Rose Nervis participou hoje (10), do lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar 2013/2014 em Mato Grosso. No total, foram destinados R$ 800 milhões para o Estado. O recurso vai ser usado no fortalecimento do setor, por meio de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e compras públicas, entre outras ações.

Durante a cerimônia de lançamento do Plano, realizada na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, em Várzea Grande, foi entregue a Prefeita de Cotriguaçu, uma Motoniveladora (Patrol), pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem, explicou que, inicialmente, foram destinados R$ 800 milhões para Mato Grosso, mas se houver necessidade serão disponibilizados mais recursos. “Estamos apoiando o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. O PAC 2 atenderá aproximadamente 140 cidades de Mato Grosso, com até 50 mil habitantes. Em 2012, entregamos maquinários para 58 prefeituras. Agora, mais 63 máquinas para 33 municípios”.

A prefeita Rose conta que o maquinário recebido do PAC vai atender a todas as estradas vicinais do município.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, destacou que os maquinários vêm em boa hora para melhorar as estradas dos municípios. “E melhorias nas estradas representam mais renda e mais segurança para os agricultores”, lembrou.

O governador Silval Barbosa salientou que um dos principais problemas de Mato Grosso é a logística e que com a entrega dos maquinários é possível arrumar as estradas, consolidar a infraestrutura e fortalecer a agricultura familiar. “Mas ainda é preciso mais. Nosso Estado está em um ritmo de crescimento extraordinário e precisamos trabalhar em conjunto (governos Federal, Estadual e Municipal) para atender as demandas.”

Além de Cotriguaçu, outros municípios da região noroeste que receberam maquinários durante a solenidade foram, Aripuanã e Colniza.

Foto: Créditos, Vicente de Souza

André Silveira c/ Solange Wollenhaupt - Assessoria/Secom