Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cotriguaçu lança a campanha cidade limpa e livre da dengue


A prefeitura municipal de Cotriguaçu lança a campanha cidade limpa e livre da dengue, onde a melhor ação é a união de todos a fim de conscientizar a população que esta doença pode levar a morte. Prédios e repartições públicas já foram limpos, agora o trabalho se estenderá aos bairros do município juntamente com a participação ativa de toda população.
Visando a prevenção e combate a dengue, o trabalho já começou nesta terça-feira (22-01) pelo bairro Planalto II próximo a Escola Santa Maria, o Mutirão contra a Dengue. A Secretaria de Infra Estrutura pede a todos os moradores do bairro que coloquem os entulhos na frente da residência para coleta. “A gente pede que as pessoas não misturem os entulhos com o lixo doméstico, ambos serão coletados, mas de forma separadas” ressalta Gilmar Prange secretário de infra estrutura de Cotriguaçu.
Após o bairro Planalto II, o mutirão seguira para os bairros Planalto I e Progresso. Em seguida será feito nos demais bairros da cidade. Ao fim do mutirão haverá uma fiscalização rigorosa realizada pela vigilância sanitária onde o morador que tiver reincidência de notificação podera sofrer sansões na justiça e no bolso.
Com o período chuvoso e o aumento de recipientes com água parada, a tendência é aumentar a infestação do mosquito transmissor da doença e consequentemente, o número de casos. A prefeita Rose pede a colaboração e participação da população no mutirão buscando juntos uma melhor qualidade de vida.
A doença
Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Vetores e transmissão
A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. No Brasil, ocorre na maioria das vezes por Aedes aegypti. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptível próximo. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.

Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.

Sinais de Alerta da Dengue Hemorrágica
Dor abdominal contínua
Vômitos persistentes
Hipotensão postural
Hipotensão arterial
Pressão diferencial < 20mmHg (PA convergente)
Hepatomegalia dolorosa
Hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena)
Extremidades frias, cianose
Pulso rápido e fino
Agitação e/ou letargia
Diminuição da diurese
Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia
Aumento repentino do hematócrito
Desconforto respiratório
Pacientes que apresentarem um ou mais dos sinais de alerta, acompanhados de evidências de hemoconcentração e plaquetopenia, devem ser reidratados e permanecer sob observação médica até melhora do quadro.

Fonte: CotriOnline c/ Assessoria