Venha investir em Cotriguaçu

terça-feira, 28 de maio de 2013

Associações de Cotriguaçu recebem Duas Patrulhas Mecanizadas do Governador Silval

Juntas as Patrulhas vão atender mais de 1.000 famílias diretas, abrangendo todo o assentamento P.A. Nova Cotriguaçu

Gestores do município de Cotriguaçu receberam na manhã de ontem (27) em cerimônia realizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em Várzea Grande, duas patrulhas mecanizadas, que serão destinadas as associações dos produtores rurais do distrito de Nova União.

As associações Pingo de Ouro com Sede na Linha Meia Quadra e outra na comunidade do Rio Lambari próximo ao Muriru, terão um grande instrumento para melhorar a produção nas respectivas propriedades de seus produtores. Juntas, as associações vão atender mais de 1.000 famílias diretas, abrangendo todo o Assentamento P.A. Nova Cotriguaçu.

Ainda no domingo à noite, a Prefeita Rose Nervis (PMDB), se deslocou para capital. Na avaliação da gestora a conquista é o atendimento a uma reivindicação antiga das comunidades do assentamento. Rose lembra ainda que por ser do mesmo partido do Governador, o processo se acelera e acredita que essa proximidade fará com que o governador tenha uma atenção reforçada pelos municípios do Noroeste.

Presente no ato de recebimento, o vereador José Carlos Batista (Carlinhos-PMDB), que além de parlamentar é produtor rural e presidente da associação Pingo de Ouro, comemorou a atenção recebida dos companheiros de partido da esfera estadual e federal. Eu estou muito satisfeito com as patrulhas mecanizadas que serão entregues em Nova União, estas máquinas nos auxiliarão no desenvolvimento da agricultura familiar do assentamento” contou Carlinhos.
O parlamentar lembra ainda de outros projetos de Carlos Bezerra para o município, como, o andamento do aterro sanitário da cidade de Cotriguaçu, e a implantação do sistema de tratamento de água do distrito de Nova União.
Presente em Nova União nos dias que antecederam a entrega das patrulhas (24 e 25) onde participou da Oficina de Capacitação dos produtores rurais e do 1º Encontro da Mulher Rural, Meraldo Sá, pontua que. “O Governo do Estado vai fechar o ano gerando emprego e renda no campo. Até agora já foram entregues 37 patrulhas agrícolas”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT).

A concessão de equipamentos agrícolas é resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Governo Federal e vai beneficiar cooperativas e associações de pequenos agricultores, entre elas a associação de Produtores Rurais da Paz, do Portal da Amazônia, em Juruena. Lá, 46 propriedades produzem arroz, feijão, banana e, principalmente, leite. “A patrulha vai facilitar o trabalho e diminuir as despesas”, afirma o presidente da associação, Marcelo Saula Valério.

Além de Cotriguaçu (duas) e Juruena, associações de demais 17 municípios que receberam 20 patrulhas que vão colaborar com o trabalho dos pequenos produtores foram: Acorizal, Alta Floresta (duas), Alto da Boa Vista, Barão de Melgaço, Brasnorte, Colniza, Confresa (três), Dom Aquino, Tangará da Serra, Nova Monte Verde, Novo Santo Antonio, Nova Ubiratã, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Santa Terezinha, Santo Antonio do Leverger e São José do Povo. O governador Silval Barbosa destaca que a doação faz parte de uma grande ação de governo para o fortalecimento da agricultura familiar em todo o Mato Grosso.
  
Segundo Silval, a doação de máquinas é realizada pelo Governo do Estado dentro de um “pacote” de ações pelo fortalecimento da agricultura familiar e a fixação do produtor no campo. Nesse pacote, o governador destaca o programa MT Integrado, a aquisição de ônibus para o transporte de estudantes da zona rural, a ampliação da rede de energia elétrica, a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e, agora, as patrulhas agrícolas.

“É a presença do Governo do Estado criando oportunidades e corrigindo as desigualdades sociais. É o governo fazendo as obras que precisam ser feitas em Mato Grosso”, frisou o governador, lembrando que muitas cidades do estado possuem um potencial “extraordinário” e precisam de condições para se desenvolver.

Nesta etapa do projeto foram investidos R$ 2,3 milhões e até o fim do ano 60 municípios vão receber os maquinários, totalizando R$ 22 milhões em investimentos.

Cada conjunto de maquinário agrícola é formado por um trator agrícola com grade aradora, uma ensiladeira e uma carreta agrícola.

Os recursos são provenientes do governo federal, através de emenda do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), com contrapartida do Estado. No dia 07 desse mês o Governo do Estado já havia entregado outras 14 patrulhas a 11 municípios.



Fotos: Créditos, fotógrafo Vicente de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário