Venha investir em Cotriguaçu

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cotriguaçu e outras três cidades em emergência


Cotriguaçu, Castanheira, Nova Nazaré e Alta Floresta estão com problema nas rodovias de acesso e também nas estradas vicinais 
Foto Cleverson Veronese - Top News
Ao menos quatro municípios mato-grossenses decretaram situação de emergência e solicitaram vistoria por parte da Defesa Civil do Estado devido à situação caótica em que se encontram por conta das constantes e intensas chuvas registradas nos últimos dias em Mato Grosso.

De acordo com o agentleverson e da Defesa Civil, Benedito de Araújo, as cidades que aguardam inspeção são Cotriguaçu (950 km a noroeste de Cuiabá), Castanheira (779 km a noroeste de Cuiabá), Nova Nazaré (269 km a leste de Cuiabá) e Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá). “Além da vistoria, a Defesa Civil acompanha a situação do município para verificar se há necessidade de medicamentos, alimentos e outros materiais”, comentou.

As datas em que as vistorias serão feitas não foram confirmadas, porém, conforme Araújo, será o mais breve possível. É o que espera a administração de Nova Nazaré, localizada na região Araguaia do Estado.

Segundo a secretária de Administração da cidade, Evonete Alves Guimarães, ainda ontem o município estaria publicando o decreto de estado de emergência. “Está chovendo muito e intensamente. A exemplo de anos anteriores as estradas estão intransitáveis, com atoleiros e as pontes cobertas pela água”, citou. A expectativa é que a visita da Defesa Civil a Nova Nazaré seja feita na próxima semana.

Em Alta Floresta, boa parte das estradas encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, causando transtornos para os caminhões que fazem o escoamento da produção de soja, leite, gado e demais produtos. A estimativa é de que 30 pontes e 20 bueiros precisam ser recuperados, além das estradas vicinais.

Situação semelhante enfrenta o município de Nova Bandeirantes. Os gestores já fizeram o relatório fotográfico e de diagnóstico dos problemas causados pelas tempestades para emitir o decreto e solicitar a vistoria da Defesa Civil, procedimentos necessários para que o município possa receber ajuda do governo do Estado ou ainda da União.

Conforme o secretário municipal de Administração, Wilton Rodrigues, estradas como a que liga a cidade a Nova Monte Verde (968 km ao norte de Cuiabá) estão com diversos pontos de atoleiros e com pontes que ameaçam cair a qualquer momento. “A rodovia que liga Nova Bandeiras a Apiacás também está intransitável”, afirmou.

Rodrigues relatou ainda que outras cidades da região como Nova Monte Verde, Juruena e Apiacás também se encontram em situação crítica e também devem decretar estado de emergência.

O decreto permite que as administrações façam à contratação emergencial – por tempo determinado – de pessoal para realização dos trabalhos de recuperação, a locação de maquinário e aquisição de material para recuperação dos locais atingidos.

Fonte: Diário de Cuiabá -
JOANICE DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário