Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 26 de maio de 2012

Juiz da Ficha Limpa pede em Mato Grosso que eleitores “valorizem o voto”


O juiz Marlon Reis, um dos idealizadores e redatores da “Lei da Ficha Limpa” pediu aos eleitores que valorizem o voto nestas eleições. Foi durante palestra proferida para centenas de pessoas no Cenarium Rural, no Parque de Exposições, em Cáceres, região Oeste de Mato Grosso – uma das cidades onde a disputa política é mais intensa no Estado. “Não somos vítimas e nem coitadinhos. Temos a força. Vamos valorizar o voto e votar em políticos sérios e comprometidos com a causa pública” – propagou o magistrado.

Segundo o juiz, existem, pelo menos, 20 itens que podem enquadrar o político na lei Ficha Limpa, ou suja. “Essa é uma lei que veio de baixo para cima numa mobilização social de combate a corrupção nas eleições” sintetizou afirmando que “ela não resolve todos os problemas, mas contribui de forma significante para corrigir falhas e impedir que políticos ou pessoas mal intencionadas permaneçam ou ingressem na vida pública”.

Políticos que cometeram crimes contra administração pública; tiveram contas rejeitadas pelos tribunais ou praticaram ações que caracterizam improbidade administrativa estão inseridos na Lei da Ficha Limpa e, automaticamente, inelegíveis.

Além de discutir a lei, o juiz lançou um livro sobre Direito Eleitoral, em Cáceres. Pela segunda vez, no município, Marlon Reis, teve agenda lotada na cidade. Das 7h às 8h ele participou do programa Canal Aberto da Rádio Club FM; às 8h15 participou do programa Alto Astral da Rádio Difusora. Das 8h30 às 14h45 participou de encontros com acadêmicos e docentes da Unemat; estudante do CEAF, Colégio Adventista, CEOM, Demétrio Costa Pereira e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

Marlon Reis e o juiz de Cáceres, Geraldo Fidelis, se  reuniram com representantes da Loja Maçônica União e Força e rotaryanos do Distrito 4.440 e também proferiu a palestra “Ficha Limpa – Novo Direito Eleitoral”.

De acordo com o juiz local, Geraldo Fidélis, o momento tem como proposta, oportunizar políticos, professores, alunos e a comunidade em geral, conhecimento e discussões sobre preceitos da que dá um novo direcionamento ao processo eleitoral.

O evento contou com apoio do Campus da Unemat em Cáceres, Departamento de Direito, lojas maçônicas, clubes de serviços, sindicatos, faculdades, Jornal Expressão, e demais organismos da sociedade civil organizada.

Fonte: 24 Horas News   

Prefeito de MT agride repórter da rede Record em público; vídeo

O prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino de Oliveira (PSD),  está sendo acusado de agredir em público a repórter da TV Record local, Elissa Neves . Durante o encerramento dos Jogos Estudantis Municipais, ele  se recusou a conceder uma entrevista à jornalista para falar sobre o evento. Diante da insistência de Elissa, Francelino a pegou com duas mãos pelo pescoço e, em tom ameaçador, disse que só falaria com o “microfone desligado”.  A cena foi registrada pelo cinegrafista da emissora.

A repórter ainda avisou o prefeito de que se considerava agredida  e, posteriormente, segundo testemunhas,  não conteve as lagrimas. Ela  foi imediatamente levada  a Delegacia Municipal de Barra do Bugres para confeccionar o Boletim de Ocorrência da agressão.  Ao ser alertado, o prefeito apenas sorriu, segundo as imagens, com o áudio original, colocados na rede social YouTube.

Francelino Pereira deverá se manifestar ainda nesta sexta-feira sobre o episódio.

No final do ano passado, o prefeito de Barra foi afastado do cargo por decisão da Justiça e teve seus bens bloqueados. Ele é acusado pelo Ministério Público de  improbidade administrativa. Investigações detectaram  desvios de recursos na área da saúde, destinado a aquisição de medicamentos para serem entregues gratuitamente a famílias de baixa renda, teriam somado R$ 176 mil.


Fonte: 24 Horas News   

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma faz 32 alterações e veta 12 itens do texto

A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidente. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.

"Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, 5 correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo", resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.

Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.

Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.

O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das 2 casas – Senado e Câmara – em votação secreta.

Fonte: Agência Brasil   

Pedro Taques denuncia fome, miséria e abandono dos índios cintas-largas

O senador Pedro Taques (PDT-MT) manifestou nesta quarta-feira (23.05) sua preocupação com o povo indígena cinta-larga, que há dez anos tem sido vítima da exploração ilegal de diamantes em seu território. Segundo o senador, dos dois mil índios cintas-largas que habitam quatro reservas em Rondônia e Mato Grosso, a maioria está mergulhada na miséria.

"Os índios estão passando fome, não têm saúde ou educação de qualidade. Suas moradias, quando existentes, são as mais precárias possíveis. Faltam estradas. Falta tudo. Deve ser um dos raros casos em todo o mundo em que uma riqueza serve apenas para trazer pobreza e sofrimento”, afirmou.

Segundo Pedro Taques, o conflito entre índios e invasores tem feito dezenas de vítimas: no confronto mais divulgado, em abril de 2004, morreram 29 pessoas. Para ele, essa é apenas a face mais visível da tragédia do povo que também sofrem com a desintegração da etnia e dos costumes, com a influência do álcool e com a crescente interferência do "apego aos bens materiais, próprio da sociedade consumista”.

Durante o discurso, o senador pediu mais atuação do Ministério da Justiça pelos cintas-largas, argumentando que o Governo Federal "não pode fazer olhos desarmados para esse genocídio”. Segundo ele, os índios estão exauridos das "vãs promessas jamais cumpridas”. "Estão reféns do descaso governamental e do crime organizado, que tenta, a todo custo, ocupar o vazio espaço deixado pelo Estado brasileiro”, completou.

O senador Pedro Taques narrou que, "por conta da desastrosa política adotada, que tangencia a prática de improbidade administrativa”, o Ministério Público Federal em Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades na ex-diretoria da Funai. Por fim, pediu empenho do Governo para manter o garimpo de diamantes fechado, ao menos até que a mineração em terra indígena seja adequadamente regulamentada.

Fonte: 24 Horas News

Começa hoje a 8º festa do laço no Rancho três irmãos em Juína



A 8º festa do laço realizada pelo Rancho Três irmãos, terá início nesta sexta-feira (25.05) com a prova de laço. A festa acontece até o próximo domingo dia 27.

Os três dias haverá provas de laço em dupla, laço armadão quinteto e laço armadão individual, com premiações em dinheiro. A organização preparou também a prova de 3 tambores e tambor amazonas, os locutores contratados para laço em dupla será Rony Fernandes e para o laço armadão – individual, Maurício Quadros.

No sábado haverá a escolha da Rainha do Laço com as participações de 14 meninas. Em seguida grande baile com DJ’s.

Domingo, continuação das provas de laço e almoço para os presentes. No total o Rancho três irmão fará uma premiação de R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais) em dinheiro e motocicletas.

Mais informações ligue (66) 9911 80 95 ou acesse www.ranchotresirmaos.com.br

Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Valtenir e Luciane anunciam investimentos em habitação para municípios de MT

O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso (PSB-MT), deputado federal Valtenir Pereira, em parceria com a deputada estadual Luciane Bezerra, anunciaram que durante o mandato de ambos a prioridade para os municípios da região Oeste do estado é o atendimento com projetos voltados à habitação. “Vamos buscar investimentos para a área social e principalmente de infraestrutura, com a construção de casas populares. Esse é o compromisso do PSB de Mato Grosso por meio desses dois mandatos”, afirmou o deputado.

Durante as visitas realizadas ao interior do Estado, a deputada Luciane Bezerra disse ter observado a carência de casas populares nesses municípios. “Em muitos casos, as pessoas estão morando de favor, em casas improvisadas ou precárias, e precisam de uma moradia. Em nossos mandatos, nós do PSB, estabelecemos como prioridade a busca de recursos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nos municípios mais carentes do Estado”, disse a deputada reforçando o compromisso dos parlamentares.

No mês de abril, por exemplo, foram atendidas com essa política social, as cidades de Araputanga com 140 unidades habitacionais, Jauru com 40 casas populares e Lambari D’Oeste também com 40.

Segundo a assessoria do deputado Valtenir, para os próximos meses já existem projetos e recursos públicos programados em habitação para os municípios de Mirassol D´Oeste destinados à construção de 160 casas e ainda uma emenda parlamentar de R$ 400 mil para realização de pavimentação asfáltica e a liberação de recursos para a construção de 110 casas populares em São José dos Quatro Marcos.
  
Veja abaixo os municípios contemplados e descrição de investimento em habitação:

ARAPUTANGA:
100 casas populares Programa Programa de Subsídio Habitacional (PSH)
40 casas populares Programa MCMV II (contempladas em 17/4/2012)

JAURU:
40 casas populares Programa MCMV II (contemplada em 17/4/2012)

LAMBARI D’OESTE:
40 casas populares Programa MCMV II (contempladas em 17/4/2012)

MIRASSOL DO OESTE:
110 casas populares Programa PSH
50 casas populares Pulverizadas MCVM II (contemplada em 17/4/2012)
Emenda de R$ 400 mil pavimentação asfáltica

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS:
70 Casas Populares Programa PSH
40 casas populares Pulverizadas Programa MCMV II (contemplada em 17/4/2012)
 
Fonte: Assessoria

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Avião que pousaria em Cuiabá com empresários faz pouso forçado

Um avião particular de pequeno porte fez um pouso de emergência na manhã desta quarta-feira (23) no Aeroporto Municipal de Toledo, no oeste do Paraná, pouco mais de uma hora depois de decolar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, às 7h40 uma ligação avisou de um problema com a aeronave e o pouso foi às 8h10. A decolagem tinha sido às 7h, do mesmo aeroporto.

Cinco pessoas ocupavam o avião, entre elas o empresário Levino Sperafico, e nenhuma delas ficou ferida. Eles seguiam para Cuiabá, mas o destino final era o Pantanal, onde Sferafico, dono do avião, e três amigos iriam pescar.

Segundo informações do piloto, Tiago Santin, o trem de pouso dianteiro do bimotor falhou após a decolagem e foi preciso gastar um pouco do combustível do tanque, sobrevoando a cidade, e forçar o pouso. Assim, o pouso ocorreu somente com os dois trens de pouso traseiros. Viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias foram deslocadas para o aeroporto para atender a ocorrência.

Um avião de táxi aéreo chegou a decolar para auxiliar o bimotor ainda no ar, a resolver o problema. A pista foi coberta com uma camada de espuma para evitar incêndio no momento do pouso.

Sperafico comentou que a aeronave está com a manutenção em dia e tem cerca de 3.500 horas de voo. Ele comprou o avião, já usado, há cinco anos.

No fim desta manhã, o empresário e os amigos continuavam no aeroporto e aguardavam para embarcar em um outro avião e seguir viagem.

Fonte: G 1 Paraná com RPC

terça-feira, 22 de maio de 2012

ARTIGO: E o livre direito ao voto?


Somos mais de 130 milhões de eleitores. Hoje, ao contrário de 1988, quando da promulgação da Constituição  Federal, temos vasto acesso às informações, de modo que em um click podemos ter um completo levantamento da vida pregressa de nossos futuros eleitos. Não obstante, a Lei Complementar 135/2010, deu clara demonstração de que, enquanto eleitores, ainda não alcançamos a qualidade desejada pelo sistema, de molde que, segundo o Supremo Tribunal Federal – que confirmou a constitucionalidade da norma – necessitamos ser tutelados, cuidados, como a mãe ao filho, ou seja, como não sabemos escolher nossos candidatos, o Estado se encarrega de subtrair da disputa aqueles que não mereçam ser alçados aos postos políticos almejados.

Falo da chamada Lei da ficha limpa, aliás, ela própria, que antes era chamada de “Lei do ficha suja”, agora ganha um nome mais doce, meigo até, embora esconda em seu bojo flagrantes absurdos, pois para além do que noticia a imprensa, trás várias outras hipóteses de inelegibilidade, dentre elas, as decorrentes de:

(i) condenações judiciais; (ii) rejeição de contas relativas ao exercício de cargo ou função pública; (iii) perda de cargo (eletivo ou de provimento efetivo), incluindo-se as aposentadorias compulsórias de magistrados e membros do Ministério Público; (iv) renúncia a cargo público eletivo diante da iminência da instauração de processo capaz de ocasionar a perda do cargo; e (v) exclusão do exercício de profissão regulamentada, por decisão do órgão profissional respectivo, por violação de dever ético-profissional.

Participei ativamente do III Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, realizado entre os dias 17 e 19 de maio próximo passado e tive a honra de ver eminentes juristas, do quilate dos ex Ministros do Tribunal Superior Eleitoral, Sepulveda Pertence, Fernando Neves e Torquato Jardim, lançarem sérias e contundentes críticas à nova norma, a demonstrar que o Supremo deverá em breve enfrentar novamente a questão.

Não se pode negar a relevância da matéria, já que a lei foi referendada pelo congresso, depois de iniciativa popular com mais de 1.5 milhão de assinaturas, lideradas por mais de 60 instituições, entre elas a OAB e CNBB.

Todavia, há que se dizer que não cabe ao Supremo Tribunal Federal atender à vontade popular e aos anseios do povo, compete-lhe, de acordo com nosso regime jurídico, interpretar a Constituição Federal e, data máxima vênia, andou mal a Corte Suprema, pois a Lei Complementar 135/2010 é de flagrante inconstitucionalidade, posto que fere o princípio Constitucional da presunção de inocência.

Como dito por sua Excelência, o Ministro Gilmar Mendes, “É completamente equivocado utilizar as expressões ‘vontade do povo’ e ‘opinião pública’ para se relativizar o princípio da presunção de inocência no âmbito do sistema de inelegibilidades do direito eleitoral”. Não se pode proceder a uma tal relativização levando em conta uma suposta maioria popular momentânea que prega a moralização da política à custa de um princípio tão caro a toda a humanidade, que é o da presunção da não culpabilidade.

Em verdade, o que se observa é que a eleição de 2012 será seriamente comprometida, posto que totalmente judicializada, de tal forma que os debates de idéias ficarão em segundo plano, cedendo espaço para as lides forenses.

Portanto, valendo-me da metáfora futebolística, estaremos dentro de um jogo, em que a figura do Juiz ganhará maior relevância do que os jogadores, o que demonstra que algo não vai bem, levando-nos a pensar até mesmo o verdadeiro sentido da expressão “vontade popular”.

Por: Nilson Jacob Ferreira  advogado eleitoral em Sorriso/MT

Avenidas de Juruena receberão iluminação de super postes


Começou chegar ao município de Juruena às cargas de super postes de concreto e material elétricos, isso é uma aquisição da Administração Municipal.
 

Segundo o Prefeito Bernardinho Crozetta, a aquisição de  140 unidades de  super postes bem como  uma gama de materiais elétricos para implantação da iluminação nas avenidas: Alvorada, Tancredo Neves e Independente . Também receberão as iluminação desses super postes  as Avenidas 04 de Julho e Orlando Jose da Silva,  essas duas com caráter de complementação.
 

O prefeito também lembrou que outras obras já iniciarão no município nos próximos dias como a  obra de pavimentação asfálticas e drenagem  pluviais no bairro Bela Vista. A obra é feita com recursos próprios e execução direta da Prefeitura Municipal de Juruena. A pavimentação terá aproximadamente  3 mil metros  de asfalto com   meio fio e sarjeta.
 

“Outra obra de grande importância para o Município de Juruena  é a do Bairro Bela Vista que  irá receber a construção de uma quadra coberta anexo a Escola Municipal “Guilherme Antônio C. Crozetta,obra essa que será executada com recursos próprio  de cunho  direto da  administração municipal, tendo um  prazo para conclusão de 90 dias”.Finalizou o prefeito Crozetta.
 
Fonte: DN Notícias

PM de Juína divulga artigo sobre abordagem em resposta a matéria divulgada em jornal


*Resposta ao artigo veiculado jornal semanaol


Foto: PM/Força Tática em treinamento

Meu interesse aqui é esclarecer algumas dúvidas com relação á abordagem policial realizada pelo agente de segurança pública, seja em nossa região ou em qualquer lugar do nosso extenso Estado.

Por diversas vezes, sou indagado sobre a postura de um policial militar em uma abordagem, alguns chegam até a insinuar um possível "abuso de autoridade" por parte do agente.

Mas, o que configuraria um abuso de autoridade?

A lei Nº 4.898 de 09 de Dezembro de 1965 em seus artigos III e IV nos dá a resposta, porém, devido a minha escassez de tempo e para que meu conteúdo não venha ficar muito extenso usarei apenas dois parágrafos para conhecimento do leitor. Contudo, isso em nada impede que você vá diretamente à fonte e leia a referida lei na íntegra leia aqui, dessa forma chegaremos mais rápido ao ponto “X” da questão.

Art.IV: Ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; (Grifos meus).

Submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei; (Grifos meus).

Em uma definição mais didática: Abuso de autoridade 1- Consiste na prática por órgão público, no exercício de suas atribuições, de atos que vão além dos limites destas, prejudicando a outrem. Três são os pressupostos para a existência de abuso de autoridade: a) que o ato praticado seja ilícito; b) que seja praticado por funcionário público no exercício de suas funções; c) que não tenha motivo que o legitime. (Fonte: saberjuridico.com.br)

Muito bem, com esse princípio esclarecido poderei agora externar o meu descontentamento ao ler um artigo leia aqui postado em um veículo de comunicação (site) o qual trazia como título: Em Mato Grosso "até" Oficial Não Sabe Fazer Abordagem, Imaginem Então os Policiais Sem "Graduação”.

Classificaria esse título como no mínimo tendencioso ou até mesmo discriminatório, pois, com essa frase o autor estaria insinuando que os policiais abaixo do posto de 2° Tenente não saberiam realizar uma abordagem, indo além ao denegrir a classe de soldado com as palavras "imaginem então os policiais sem graduação".

Conheço centenas de policiais militares que apesar de não possuírem "estrelas" nos ombros, desempenham suas funções tão bem quanto os oficiais da PM e acredito que uma classe inteira, seja ela de oficias ou praças, não pode ser denegrida por uma ação isolada que autor intitula como "ilegal".

Outro ponto que me chamou atenção foi a indignação do autor do texto a uma abordagem que o mesmo passou enquanto trafegava em uma motocicleta pelas avenidas de Juína.

Segundo o jornalista, a abordagem policial foi um excesso de poder e força por ele estar trafegando em uma via pública “apenas” com uma passageira sem portar o capacete.

Apenas? É um tanto ridículo que na real conjuntura que vivemos um cidadão classifique o fato de transitar em uma avenida sem o uso de capacete, um ato corriqueiro ou sem maiores complicações.

CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

I - sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;

Além de ser um ato irresponsável, a ausência do capacete como equipamento de segurança aumenta em mais de 70% o risco de mortes em um acidente automobilístico, sem esquecer que o seu uso é obrigatório.

Mas, as discrepâncias não pararam por aí, querendo possivelmente mostrar o seu rico conhecimento jurídico, o autor recorreu a vários comentaristas e a leis que o mesmo interpretou ao seu bel prazer.

Parafrasearei um trecho do seu artigo:

"Aliás, para coibir estes tipos de procedimentos no Brasil, o uso de armas por policiais sofreu restrições com a edição da portaria 4.226 leia aqui que foi publicada na segunda-feira (03/01/2011) no Diário Oficial da União que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais."

"O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas." (Grifos meus)

Li por diversas vezes a portaria, e não encontrei o tal artigo que proíbe os policiais de apontarem a arma durante uma abordagem.

O que temos ali é o artigo VII que nos diz o seguinte:

VII. O ato de apontar arma de fogo contra pessoas durante os procedimentos de abordagem não deverá ser uma prática rotineira e indiscriminada.(Grifos meus)

Sim caro leitor, o texto em nenhum momento proíbe o movimento de se apontar uma arma de fogo na abordagem policial, contudo, ressalva que esse ato deve ser feito com cuidado e dentro dos princípios da necessidade, legalidade, conveniência entre outros.

Lendo o artigo, percebo que o autor não se preocupou em passar aos seus leitores uma visão geral da situação, como informações sobre o horário que aconteceu o fato, o local onde ocorreu a abordagem ou se possivelmente a guarnição estaria á procura de algum suspeito, porém, conteve-se somente nos detalhes que lhe convieram.

Muito bem, descreverei toda a situação que impulsionou a abordagem policial, deixando tudo ás claras, para que o leitor de forma imparcial possa tirar suas próprias conclusões.

Era madrugada de sexta-feira, por volta das 2h30m, esse cidadão pilotava sua motocicleta em uma avenida que dá acesso ao bairro São José Operário, levando em sua garupa uma jovem sem capacete.

É apropriado mencionar que apesar de existir muitas pessoas de bem (e em nenhum momento quero eu denegrir os moradores e o bairro), a localidade apresenta um alto indício de pontos de “tráfico de drogas”, sem contar que ali possui várias residências abandonadas que acabam sendo usadas como esconderijos para motocicletas e outros produtos furtados.

Esses dados são essenciais para que o policial decida se realizará uma abordagem com arma em punho ou não. É oportuno ainda esclarecer que o policial militar não possui o atributo da onisciência, dessa forma, o ato de empunhar arma de fogo em uma abordagem até a identificação do individuo é um ato legítimo e de segurança para o policial e sua guarnição.

Acredito que, uma leitura mais cuidadosa e uma interpretação coerente seria um bom remédio para que "bolas foras" não se repitam e o nobre jornalista não caia em descrédito.

Talvez não seja do conhecimento do autor, que a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso possui um Procedimento Operacional Padrão em suas ações conhecido como POP.

Esse procedimento é embasado tanto nas leis brasileiras quanto no entendimento internacional sobre as ações de policias.

No módulo II, processo 206 e procedimento 206.1, temos os procedimentos adotados em uma abordagem á uma motocicleta suspeita.

2. A guarnição dará ordem de parada, através dos dispositivos sonoros e luminosos de alerta (sirene e farol alto), repetindo quantas vezes forem necessárias para a parada do veiculo;

3. A viatura é parada a distância de 5 (cinco) metros, tendo a motocicleta alinhada ao centro da viatura;

4. As armas devem estar empunhadas na posição sul;

Creio que a abordagem feita pelos militares tenha maior semelhança com os pontos acima descritos do que com a figura ilustrativa usada no texto pelo escritor.

Assim, encerro minhas considerações com a certeza de ter esclarecido ao amigo internauta o motivo de tal postura adotada pelas policias e espero que o caro comunicador tenha mais cuidado em suas palavras, pois, quando escrevemos sobre aquilo que não temos conhecimento o erro sempre será inevitável.

Fonte: Assessoria do CR-VIII   

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Procuradoria Eleitoral de MT absolve vereador de Juína por compra de votos

 
A decisão sobre o caso do vereador Zulmar Curzel (Carequinha-PTB), que havia sido condenado pela justiça eleitoral de Juína, teve um novo capítulo no dia 08 de maio de 2012. 

A procuradora Regional Eleitoral Ana Paula Fonseca de Góes Araújo, determinou em sua ação. “Na fase judicial, somado à ilicitude das provas coligadas na ação penal, inviável imputar-lhe qualquer ato criminoso”.

A notícia foi dada ao vereador, através do seu advogado José Antônio Pilegi Rodrigues. Na tarde desta segunda-feira, Pilegi contou ao JNMT, que mesmo assim, o vereador corre risco de ser condenado pelo justiça eleitoral do estado, porém, a decisão da procuradoria, reforça a absolvição do parlamentar.

“A manifestação do Ministério Público, ela serve sempre de fundamentação ao juiz, especialmente em grau de recurso no sentido dele rever a decisão que foi proferida pelo juiz eleitoral local. Então nos temos a certeza que a justiça da forma imparcial que tem se posicionado a nível de estado, reverá a sentença relatada pelo juiz daqui” – destacou.

Conforme o JNMT já informou, Carequinha havia sido condenado pelo crime eleitoral de "compra de votos", ocorrido durante do pleito eleitoral de 2008. O parlamentar foi condenado a uma pena de um ano e dez meses de reclusão, a qual foi substituída pela prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo mensal a uma entidade filantrópica pelo mesmo período.

Na época, a promotora de Justiça Fabíola Fuzinatto Valandro havia informado que o vereador poderia ficar inelegível por até 8 anos em virtude da Lei da Ficha Limpa, caso não conseguisse reverter a decisão.

Na decisão, o juiz também tinha determinado que, após esgotar todas as instâncias recursais, seja informada à Câmara Municipal de Juína que declarasse a perda do mandato do vereador Zulmar Curzel.

Procurado pelo JNMT, Carequinha preferiu não gravar entrevista, mas disse em off que está muito feliz com a notícia.

Fonte: JNMT

PSD encerra os Encontros Regionais em Juruena


A cidade de Juruena recebeu no domingo (20), o último Encontro Regional do Partido Social Democrático (PSD), que aconteceu no Juruena Piscina Clube.

 Entre as autoridades presentes, além do presidente do Diretório Regional do partido, vice-governador Chico Daltro, secretário e presidente da AL, deputado Jose Geraldo Riva, deputado federal Eliene de Lima, deputado estadual Airton Português, suplente de deputado estadual, Pedro Satélite, vereador e presidente do Diretório Municipal Darci Viera Lopes, prefeitos da região noroeste, Beto Torremocha  de Aripuanã, Dega de Castanheira, Damião Carlos de Lima(Kiko) de Cotriguaçu, Nelci Capitani de Colniza, ex- prefeito de Juina Hilton Campos, vereadores e secretários municipais. Também fizeram presentes os pré-candidatos a prefeitos  Gilberto Siebert (PSD) da cidade de Cotriguaçu  e  Helvio de Lima(PR) e Cecílio(PMDB) ambos  da cidade de Juruena.

O evento foi aberto pelo presidente do Diretório Regional, vice-governador Chico Daltro, que destacou a importância do encontro que vem aconteceu no estado, nisso há um crescente fortalecimento do  partido tendo em vista a preparação para pleito eleitoral desse ano.
O consultor jurídico do partido, Hélio Ramos, proferiu a palestra passando todas  as orientações para os pré-candidatos a vereador e prefeito visando à eleição, abordando ainda também os assuntos relacionados quanto ao registro de candidaturas, convenção, prazo para documentação e propaganda extemporânea.

Vereador e presidente do Diretório Municipal de Juruena Darci Viera Lopes, fez a sua avaliação do encontro que foi positiva e também  enfatizou  sobre  as conversações em relação as coligações visando o pleito eleitoral,  onde enfatizou  ainda que o partido está em fase     de ouvidor  das  propostas apresentada pelo os pré-candidatos do município. 

Nilson Cesar/DN Notícias

Juara - Alcir Paulino vira a bola da vez


Luciane Bezerra, mulher do ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra, admite sem cerimônia alguma que não engoliu a derrota do marido por diferença de apenas 12 votos, em 2008, para Alcir Paulino (PSD), do grupo de José Riva. 


A deputada diz que Oscar vai retornar ao Executivo por aclamação dos eleitores. Na sede por vingança, ela também avisa que torce muito para que o candidato da oposição seja o próprio Alcir. Esta seria uma forma de desbancar o desafeto nas urnas e comparar as gestões de Oscar e Paulino. 


O PSB costura aliança com PPS, PT, PTB, PV, PTdoB e PMDB, de Vilson Ribeiro, vice na chapa de Oscar no último pleito e cotado para concorrer novamente ao cargo, caso consiga atrair os peemedebistas para o grupo.

Fonte: RD News

Polícia Civil de Aripuanã prende professor por crime de estupro de vulnerável

A Polícia Judiciária Civil prendeu na manhã de hoje o professor Técnico em informática e cinegrafista da TV Cidade, filiada da TV Record de Aripuanã, Márcio Palharini, pelo crime de estupro de vulnerável.


Segundo informações concedidas pelo delegado de polícia João Romano da Silva Junior as investigações começaram há mais de uma semana, e segundo consta, o professor Márcio vinha aliciando sua aluna menor de treze anos de idade, desde o ano passado, até que no dia 05/05/12, segundo a vítima, ele acabou abusando sexualmente dela.


Conforme disse o delegado a estranha proximidade entre o professor e a aluna já era de conhecimento do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Conselho Tutelar, e a adolescente já vinha sendo acompanhada por assistente social e  psicóloga do CREAS, inclusive o Márcio já havia sido advertido para se afastar da adolescente, mas isso não aconteceu.


João Romano aproveitou para esclarecer que de acordo com recente mudança no Código Penal qualquer ato sexual com pessoas menores de quatorze anos configura o crime de estupro de vulnerável (“pessoas em condição de fragilidade”), mesmo que haja o consentimento da vítima ou que a família não queira processar o criminoso.


A prisão coincide com a campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes iniciada ontem dia 18/05/12, e de acordo com o delegado, a Polícia Civil de Aripuanã desenvolve uma ação específica para esse tipo de crime desde o final de 2007, e que teve como resultado dezenas de pessoas presas, mais de quinze só entre os anos de 2010/11.


João Romano finalizou afirmando que esse trabalho de investigação e pedidos de prisões ao Poder Judiciário só é possível graças à comunhão de esforços entre Polícia Civil, Conselho Tutelar, Psicólogas e Assistentes Sociais do CREAS e Ministério Público, e que toda a sociedade pode e deve contribuir por meio de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Fonte: Top News

domingo, 20 de maio de 2012

Silval deve subir no palanque do PMDB e eu do PSD, afirma Daltro

O presidente regional do PSD e vice-governador de Mato Grosso, Chico Daltro, defendeu, neste sábado (19) durante o encontro do partido em Rondonópolis, que não haja impedimentos por parte dos partidos da base aliada para que o governador Silval Barbosa (PMDB) participe ativamente das eleições municipais, que serão realizadas em outubro. “O governador Silval Barbosa tem esse direito democrático de pedir votos para os candidatos e não podemos ser contra isso”, disse Daltro.

O vice-governador reconheceu, no entanto, que em muitas cidades o PMDB será adversário de partidos que estão compondo com o Governo, inclusive o PSD. “Mesmo assim, acho que o governador não deve ser neutro nas disputas envolvendo o partido dele”, afirmou. Daltro explicou que, assim como entende que o governador deve participar das eleições, ele também vai pedir votos para candidatos do PSD.

Chico Daltro adiantou que o PSD tem candidatos definidos em 53 cidades. Por outro lado, ele explicou que esse levantamento leva em consideração os encontros regionais onde foram ouvidos dirigentes de 84 municípios. “É bom deixar claro que são 141 municípios e o número vai ser bem maior”.

A estratégia do PSD é ampliar o número de prefeitos, vice e vereadores para que, 2014, consigam aumentar a representatividade na Assembleia, na Câmara Federal, e ainda lançar candidato ao Senado e Governo. Daltro defende a candidatura do presidente da Assembleia José Riva ao Palácio Paiaguás. Hoje a legenda está à frente de 49 prefeituras.

Fonte: Lucas Perrone, de Rondonópolis

Mais de 1500 pessoas serão atendidas com cursos do Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o sindicato rurais e/ou prefeituras de 65 municípios, realiza na semana de 21 a 27 de maio, 101 treinamentos, ao todo foram abertas 1593 vagas, uma média de 15 alunos para cada curso, mas com exceções, a exemplo do treinamento "Segurança no Trabalho - NR 31.8 - Capacitação para trabalhador com Agrotóxico", que permite 20 alunos por curso.

O público-alvo são produtores, trabalhadores rurais e seus familiares e a mobilização das turmas está sob a responsabilidade do sindicato rural ou da prefeitura onde não existe sindicato.

Além do NR31.8, cursos como "Rédeas de Equinos", "Manutenção de tratores Agrícolas" e "Confinamento e semiconfinamento de bovinos" estão na programação. A maioria dos treinamentos tem início da segunda-feira (21 de maio) e se encerra na sexta-feira (27), por ter carga horária de 40 horas. Porém, há treinamentos mais curtos, como a "Cavalgada Rural", de oito horas e outros mais longos, a exemplo do "Corte e Costura", que prevê 80 horas de treinamento.

Os municípios contemplados com cursos são: Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Arenapolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinapolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jauru, Juara, Juina, Juruena, Lucas do Rio Verde, Luciara, Matupá, Mirassol do Este, Nortelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranaíta, Paranatinga, Planalto da Serra, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Porto Estrela, Poxoreo, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santa Carmem, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antonio de Leverger, São Felix Do Araguaia, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Sapezal, Tabaporã, Tangará da Serra, Torixoreu, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Para saber quais cursos serão realizados em cada município acesse o menu "Cursos Programados" no site http://www.sistemafamato.org.br. Lá também é possível encontrar os telefones dos Sindicatos Rurais, que formam as turmas para as aulas. Basta selecionar o menu "Sindicatos Rurais".

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso - entidade e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).

Fonte: ASCOM Senar-MT




Municipios da região são contemplados com retroescavadeiras



O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fez a entrega de dez  máquinas retroescavadeira para os municípios da região noroeste.

Esta  medida integra as ações da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar.

Em Juína as máquinas foram recebidas pelo secretário municipal de agricultura, Vicente Lulu e secretario de infra estrutura, Rogério Veronese.

Ambos os secretários reforçaram que a retroescavadeira será utilizada nas estradas vicinais do municipio.

Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína