Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 5 de maio de 2012

Empresas de MT avaliam perfil de candidatos nas redes para contratar


Se você está desempregado e busca por uma oportunidade de emprego, cuidado com as redes sociais. Tudo o que for publicado no seu perfil pode e será usado em seu favor ou não. Os sites de relacionamento estão sendo, cada vez mais, utilizados no país como parte do processo seletivo, inclusive em Mato Grosso.

Currículo, entrevista, processo seletivo individual ou em grupo não são mais os únicos métodos utilizados pelas empresas na hora de contratar funcionários. Sua conta no Facebook e Twitter, por exemplo, estão na mesa do mercado de trabalho.

Segundo a assessoria de imprensa da TOTVS, em Cuiabá empresa de software realiza diversos processos seletivos e pesquisa nas redes sociais para saber qual a postura de cada candidato.

O monitoramento do conteúdo compartilhado nas redes sociais deve ser constante, já que um bom perfil pode garantir a contratação. Jonkel garante que a TOTVS já contratou vários profissionais devido à boa imagem passada em suas redes sociais e dá algumas dicas para quem está pleiteando uma oportunidade profissional.

De acordo com o CEO Jonkel Magalhães, alguns postulantes já foram rejeitados devido ao comportamento contestável, que não condiz com a filosofia da empresa. Ainda conforme a assessoria, Magalhães revela que entre os critérios de avaliação são analisados desde a criatividade, boa comunicação, boa escrita, referências e prêmios recebidos, além das qualificações profissionais do currículo.

“Mentir sobre as qualificações é uma das principais razões pela qual os recrutadores rejeitam o candidato, seguida de postagem de fotos e comentários inapropriados, como frases negativas a respeito do antigo chefe, do trabalho, envolvimento em brigas e preconceito”, destaca Jonkel Magalhães.

O que é postado no perfil da rede social certamente não será comentado pelo candidato, o que não impede da empresa ir além do que foi conversado na sala de seleção. Por isso, pondere as postagens. Vale o bom senso de não compartilhar fotos intimas ou fazer comentários maldosos, por exemplo.

Confira algumas dicas:
1 – Conteúdo – Não minta cursos, qualificações e prêmios;

2-Modere nos vídeos e fotos - evitar fotos cercadas de bebidas alcoólicas, trajes de banho, etc;

3- Língua portuguesa – evite gírias e palavras erradas;

4 -Não se exponha com exagero – não seja preconceituoso nem haja com discriminação;

5-Pondere suas opiniões - O mercado valoriza o bom senso.

Fonte: Da Redação - Victor Cabral

Jovem é conduzido pela PM de Castanheira por mandado de prisão em aberto

Na tarde de quinta-feira 03.05, a Polícia Militar do município de Castanheira obteve êxito em prender Luiz Correia da Silva 28 anos que possuía um mandado de prisão em aberto.

Foi por volta das 14h, quando a Guarnição PM realizava policiamento ostensivo na avenida dos trabalhadores bairro Santa Rita e ao avistarem alguns indivíduos em atitude suspeita realizaram a devida abordagem onde encontraram com Luiz Correia da Silva em posse de um canivete o mesmo não portava nenhum documento de identificação.

Em checagem via sistema Infoseg constataram que o suspeito responde por um inquérito policial no município de Aripuanã. Indagado a respeito da natureza do inquérito Luiz informou que foi um roubo Art. 157 do código penal.

Os policiais em contato com a comarca da cidade de Aripuanã obtiveram a informação que o suspeito tinha um mandado de prisão em seu desfavor.

O suspeito foi encaminhado até o Centro de Triagem PM onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência e em seguida encaminhado à autoridade Policial Judiciária Civil para conhecimento, medidas e providências que o caso requer.

Participaram da ação: Soldados - Santana, Flademir e Jarbas.

Fonte: Assessoria do CR-VIII   

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Silval carrega desgaste por explosão de "bombas" criadas na gestão Blairo Maggi


Esquemas do maquinário, das cartas de crédito e da conta única surgiram no governo Blairo Maggi e explodiram na gestão Silval


O governador Silval Barbosa tem sido "bombardeado" de críticas por preferir carregar sobre os ombros bombas de efeito retardado, que foram criadas na gestão do aliado Blairo Maggi e que só vieram a explodir depois que o peemedebista assumiu o comando do Estado. Sem alarde, Silval, que era vice, se tornou titular a partir de abril de 2010 e depois conquistou a reeleição no primeiro turno, tem sido firme na tomada de providências, por mais que a oposição o classifique de "político light" e que demora para agir. Foi assim com os escândalos do maquinário, com as cartas de crédito, com o rombo na conta única e em relação aos contratos com a empreiteira Delta.

Assim que Silval tomou posse como governador, já se deparou com a descoberta de superfaturamento em mais de R$ 40 milhões na compra de 705 máquinas pesadas que foram distribuídas aos municípios dentro do programa "MT 100% Equipado". O esquema se deu no governo Maggi. Silval pediu que o caso fosse apurado. O escândalo derrubou os secretários Vilceu Marchetti (Infraestrutura) e Geraldo de Vitto (Agricultura).

Depois veio o rombo das cartas de créditos, com prejuízos de mais de R$ 250 milhões, num esquema que envolveu servidores estaduais, advogados e agentes políticos. Esse valor foi emitido a mais, através de fraudes, que consistia em acordos extrajudiciais. As irregularidades foram praticadas em 2008, quando Maggi estava no sexto ano do mandato. Silval, por sua vez, determinou a suspensão das cartas de créditos emitidas pelo Estado, pelo TCE e pelo Ministério Público. Mandou que fosse feita revisão e, enquanto isso, suspendeu emissão compensatória e pagamento de todas esses créditos pendentes de quitação junto aos servidores do Estado.

Surgiram ainda, a partir do governo Maggi, rombo na Conta Única do Estado e que resultou em várias prisões. Silval tem "segurado" os pepinos de administrações anteriores, num esforço e demonstração de companheirismo e fidelidade para não se indispor com o hoje senador. A cada confusão, o governador aciona o MP e a polícia e setores da administração, como as Procuradoria e Auditoria Geral, para investigar denúncias. No caso da Delta, que virou escândalo nacional por causa da relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira, o governo mato-grossense mandou fazer auditoria em todos os contratos.

Fonte: Romilson Dourado, RD News

HOMEM DE 44 ANOS DE IDADE É AUTUADO EM FLAGRANTE POR CONDUZIR VEÍCULO SOB EFEITO DE ÁLCOOL

Na tarde de terça-feira, 01 de maio, um homem de 44 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Juara, após conduzir uma motocicleta Broz, vermelha, placa KAI 6358, em visível estado de embriaguez.
De acordo com o capitão Félix, comandante da 1ª Companha de Polícia Militar, o indiciado trafegava na Rodovia do Vale e vinha do Balneário Luiz Riva.
Após abordagem, os policiais fizeram o teste do bafômetro e constataram uma quantidade não permitida de álcool em seu organismo. Na sequência foi confeccionado o boletim de ocorrência e encaminhado juntamente com o indiciado para a delegacia de polícia judiciária civil do município.
Como o crime é afiançável, após o pagamento de um salário mínimo, o acusado foi liberado para responder o crime em liberdade.
Fonte: Acesse Notícias

Juína – Festa no Centro de Eventos em comemoração aos 30 anos começa amanhã



O centro de eventos de Juína está sendo adaptado para receber milhares de pessoas a partir deste sábado, dia 5 de maio, para as festividades em comemoração ao 30º aniversário de Juína.

Este ano a organização promete ser uma das maiores festas do município, o amplo espaço do centro de eventos propiciará momentos de diversão com a família. Praça da alimentação, parque de diversão e diversas atrações nas noites de festas.

No sábado terá inicio ao 21º Fescaju, (Festival da canção de Juína), apresentações culturais e show com a banda APK.

Mas para começar com pé direito, hoje é a estreia da seleção Juinense de futsal na Copa Centro América, lembrando que Juína é Bi campeã na competição.

Confira aqui a programação da festa a partir de hoje sexta-feira

04/05 – Sexta Feira

10h:00 Início do Curso sobre Homeopatia Orgânica para Agricultores e

Pecuaristas. - Paróquia Sagrado Coração de Jesus

16h:00 Lançamento das obras de Construção de 525 Casas Populares - Programa

Minha Casa Minha Vida - Bairro Pe. Duílio acesso a Comunidade São Justino

18h:00 Inauguração da Rede de Superpostes da Av. dos Jambos - Próximo a

Câmara Municipal

19h:30 Abertura da Copa Centro América de Futsal - Ginásio Municipal Egnaldo

Mendonça

23h:00 Baile das Mães - CTG Ponto de Cultura “Relembrando os Pagos”

05/05 – Sábado

10h:00 Inauguração da Ampliação e Reforma da Escola Álvares de Azevedo -

Distrito de Terra Roxa

14h:00 Entrega de Títulos de Regularização Fundiária dos Bairros Pe. Duílio e

Teto Verde – Escola 21 de Abril

19h:30 Apresentações Culturais - Escolas e Centros de Educação Infantil

21h:30 Abertura do 21º Festival da Canção de Juína - FESCAJU Categorias

Amador: Infantil e Gospel

23h:30 Lançamento do CD de Claudivan Alves e Show Baile com a Banda APK

Local: Centro de Eventos

06/05 – Domingo

08h:00 Largada da Corrida de Rua em Comemoração ao Aniversario de Juína -

Praça da Bíblia

10h:00 Inauguração da Rede Distribuição de Água - Distrito de Fontanillas

19h:30 Apresentações Culturais das Escolas e Centros de Educação Infantil

21h:30 21º FESCAJU Categoria Amador Adulto

23h:30 Show Baile com a Banda APK

Local: Centro de Eventos

07/05 – Segunda Feira

Lançamento das Obras de Reforma das Unidades de Saúde da Família - USFs

08h:00 Bairro Pe. Duílio;

08h:45 Bairro Palmiteira;

09h:30 Bairro São José Operário

10h:00 Lançamento das Obras de Construção da USF do Módulo 5 – Equipe 3

16h:00 Inauguração ampliação e reforma do Centro de Educação Infantil Criança

Feliz - Módulo 5

19h:30 Apresentações Culturais das Escolas e Centros de Educação Infantil

21h:30 Final 21º FESCAJU - Festival da Canção de Juína

23h:30 Show Baile com a Banda APK

Local: Centro de Eventos

08/05 – Terça Feira

10h:00 Inauguração da Ampliação da Escola Municipal Osvaldo cruz - Distrito
de Filadélfia.

16h:00 Inauguração da Nova Sede do Departamento de Água e Esgoto Sanitário

- DAES

18h:00 Inauguração da Ampliação e Reforma do Centro de Educação Infantil

São Cristovão – Setor Industrial

19h:00 Apresentações de Bandas Locais

20h:00 Final do 7º Campeonato Oficial de Futsal – Ginásio de Esportes

21h:30 Premiação do 21º FESCAJU

23h:30 Show com a Dupla CONRADO e ALEKSANDRO

Local: Centro de Eventos

09/05 – Quarta feira / 30º Aniversário de Juína

Inaugurações com a presença do Sr. Governador Silval Barbosa

-Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h

-Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – CEFAPRO

-Casas Populares

-Escola do Bairro Cidade Alta – Módulo 6

-Assinaturas de Convênios

(Horário a confirmar pelo cerimonial do Governo do Estado)

Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   

Culto Evangélico é realizado par abençoar e celebrar os 30 anos de Juína

Ainda cumprindo o calendário de atividades alusivas as comemorações do 30º (trigésimo) aniversário da cidade de Juína. Na noite de ontem um culto Evangélico foi organizado, e realizado na Casa da Cultura Juinense, pela OMEJ (Ordem dos Ministros Evangélicos de Juína).

 
Participaram do culto representante de diversas denominações evangélicas, autoridades políticas e eclesiásticas de nossa cidade. O pastor presidente OMEJ, Anderson Vilella, explica que uma nação para crescer com grandiosidade tem que ter Jesus como seu maior governador, “Uma nação, uma cidade, que tem Jesus como cabeça, como Senhor, é uma cidade que prospera e é reconhecida pelas demais. Assim é Juína, essa cidade é do Senhor Jesus e por isso Juína está entre uma das melhores cidades de Mato Grosso para se viver”. – ressalta o pastor.

O prefeito municipal Altir Peruzzo, revelou seu lado cristão, e disse que todos têm que ter um pouco de Deus no coração. “É muito importante que o ser humano tenha Deus no coração, e por conta disso nós incluímos no calendário de comemorações dos trinta anos de Juína, a Romaria, para os católicos e simpatizantes, e esse culto Evangélico que acontece hoje. Sem duvida nenhuma o sucesso de Juína vem lá do céu, vem de Deus, sem Ele nada poderíamos fazer”. – enfatizou Altir Peruzzo.

No culto, vários fiéis participaram e puderam ouvir louvores e sermões ministrados pelo pastor Anderson Vilella e outros pastores de várias denominações evangélicas, com o principal intuito de abençoar o município e seus governantes.

Fonte: Marcos Di Peres/ TV Record de Juína   

Vacinação contra a gripe começa amanhã em todo o país

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país abrem amanhã (5) para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. A dose aplicada vai proteger também contra a influenza A(H1N1) – gripe suína.

Devem procurar os locais de vacinação idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Fonte: Paula Laboissière Repórter da Agência Brasil

Eleitores têm até quarta-feira para regularizar o título

Os cidadãos que irão às urnas em outubro deste ano têm até a próxima quarta-feira para regularizar a situação do título de eleitor nos cartórios eleitorais espalhados pelo Brasil. O prazo é determinado pela Lei nº 9.504/1997, que prevê o fechamento do cadastro com 150 dias de antecedência da eleição.

Na próxima quarta se encerra também o limite para a solicitação do documento para aqueles que votarão pela primeira vez e para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que precisam pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.

Ao todo, eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 7 de outubro deste ano.

Eleitores jovens
Até os 18 anos, o voto é facultativo, e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição, também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez.

Seções especiais
O eleitor com necessidades especiais que não está inscrito em uma seção especial deve solicitar transferência para uma delas, até 9 de maio, a fim de evitar aborrecimentos no dia da votação. Essas seções não possuem escadas, facilitando o acesso dessas pessoas às urnas. Todas as zonas eleitorais possuem seções especiais. Idosos com dificuldade de locomoção também podem transferir seu título para uma seção especial, pois ela não é exclusiva de eleitores com deficiência.

Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte azul não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente.

No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, o documento de identificação e comprovante de residência recente. É necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou transferência anterior e residência mínima de três meses no novo endereço.

Segunda via do título
O eleitor que teve seu título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. A segunda via somente é emitida nos casos em que não há qualquer alteração de dados e/ou endereço.

Fonte: Mídia News

SIMNO visita empresas de Cotriguaçu e região e discute problemas ambientais e tributários

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO) realiza de 02 a 04 de maio, visitas aos empresários do setor de Base Florestal nos municípios de Juruena, Cotriguaçu e Colniza. Neste último, foi realizada nesta quinta-feira (03) uma reunião para informar aos empresários, as atividades de classificação de madeira dentro dos padrões legais. A classificação feita pelo INDEA teve início recentemente no município, resultado de cobranças do sindicato.

Os associados receberam treinamento para a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTE). A capacitação foi realizada por uma equipe da SEFAZ/MT. Mesmo ausente do município, a prefeita Nelci Capitani, adiantou por telefone, que nos próximos dias apresentará propostas financeiras que favorecerão aos industriais na legalização de documentos de terrenos.

A reunião contou também com informações da advogada trabalhista Viviane Gasparelo, que ofereceu serviços tanto em defesa, quanto em consultoria. A advogada oferecerá ainda desconto especial para empresas que são sindicalizadas.

Em Cotriguaçu, o encontro debateu os problemas que atingem o setor, como por exemplo, a falta de internet e telefone fixo em boa parte da cidade, desde o final de abril. O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) já formalizou esta cobrança à operadora telefônica.

Atualmente, três empresas estão sendo prejudicadas, pois ficam impedidas de emitir Notas Fiscais e Guias Florestais. O número de empresas que estão associando ao sindicato também cresceu com filiação de duas novas empresas. Hoje o SIMNO conta com mais de 160 empresas filiadas, sendo o segundo maior sindicato do estado.

No município de Juruena, os empresários reclamaram dos problemas com a SEFAZ e solicitaram a negociação da cláusula econômica (CCT). Eles sugerem que o aumento não seja superiora a 6,5% devido a grande carga tributária.

Para o presidente do SIMNO Roberto Rios, as reuniões são importantes para integrar o setor em busca de soluções contínuas. “O sindicato é o porta voz dos empresários, quanto mais unido à gente for, teremos mais força. Nós recebemos as demandas de cada município e cobramos das autoridades competentes” – destacou.

Fonte: Assessoria do SIMNO   



Sitiante “amarra” cobra sucuri de cinco metros e chama bombeiros




Foto: Corpo de Bombeiros - Soldados capturaram o réptil e levaram para o Teles Pires
Um sitiante da região do Rio Preto, que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Sinop, encontrou uma cobra sucuri de aproximadamente cinco metros aos fundos de seu sítio, ontem à tarde, e não teve dúvidas: pegou uma corda e amarrou o pescoço do bicho.

Quando os bombeiros chegaram ao local, se depararam com o homem segurando a ponta da corda para a sucuri não fugir. O sitiante reclamou que há dias a cobra está comendo as galinhas de seu sítio.

Os bombeiros capturaram a cobra e a levaram para o rio Teles Pires. Segundo os soldados, o réptil pesava cerca de 70 quilos.

A sucuri não é uma cobra venenosa, mas ataca presas pequenas somente para se alimentar. Ela se enrola na presa, a mata por asfixia e depois a engole. Há algumas décadas, quando da colonização de Mato Grosso, registrou-se o ataque de sucuris a humanos.

De Sinop - Alexandre Alves

Nova regra para poupança e juros é jogada ensaiada com bancos, diz Leitão

Deputado federal, Nilson Leitão (PSDB-MT) não acredita que a presidente Dilma Roussef (PT) tenha, de fato, declarado guerra ao sistema financeiro ao anunciar a redução da taxa de juros nos bancos públicos para derrubar os lucros dos bancos privados. De acordo com o parlamentar, a movimentação da equipe econômica é uma espécie de jogada ensaiada com os bancos para forçar a redução de juros e provocar crescimento econômico.

"Nâo acredito que ela tenha dado pancada em bancos. É tudo combinado com os bancos. É uma coisa muito óbvia para qualquer brasileiro", afirmou, ao salientar que nenhum banco vai perder dinheiro com as novas medidas.

Apesar de ser vice-líder da minoria na Câmara e um dos deputados de oposição mais críticos da atual legislatura, Leitão vê com naturalidade a medida do governo.

"Não pode um país ter as maiores taxas de juros e um crescimento pífio.. Era o caminho natural ter que enfrentar o sistema financeiro e reduzir as altas taxas de juros", frisou.

Nilson Leitão afirma, entretanto, que a grande reforma que o governo deveria fazer é para reduzir o gasto público.

"A única coisa que precisa equilibrar é reduzir o custo da máquina pública. Este é o que provoca um grande caos neste país", disparou.
De Brasília - Vinícius Tavares


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cachoeira recorreu a Maggi para evitar que Pagot revelasse esquema fraudulentos da Delta



O bicheiro Carlinhos Cachoeira manobrou nos bastidores, em Brasília, para evitar que o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, revelasse esquema da construtora Delta na artarquia do Ministério dos Transportes.

A informação é do blog do jornalista Josias de Souza, no site uol, com base na divulgação de um áudio de grampo feito pela Polícia Federal, na tv globo, na noite de quarta-feira (2).

De acordo com a PF, Pagot participara de um jantar com Cachoeira, Demóstenes e Fernando Cavendish.

As escutas indicam que o bicheiro recorreu ao padrinho político de Pagot, o senador Blairo Maggi (PR), para conter os arroubos do “afilhado”, cuja queda fora atribuída a irregularidades no DNIT.

Confira a integra da reportagem do UOL:

Cachoeira agiu para evitar que Pagot revelasse esquema da Delta no DNIT

Ignorados no plano de trabalho da CPI do Cachoeira, Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, e Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do DNIT, são personagens centrais de diálogos telefônicos captados pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo, deflagrada em fevereiro.

As conversas revelam indícios da existência de um esquema para favorecer a Delta no Dnit, órgão do Ministério dos Transportes que cuida da construção e manutenção de estradas e toca obras do PAC. O áudio foi veiculado pelo ‘Jornal da Globo’ horas depois da aprovação do plano de ação do deputado Odair Cunha (PT-MG), o relator da CPI.

Soam nos grampos as vozes do contraventor Carlinhos Cachoeira, do senador Demóstenes Torres e de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta na região Centro-Oeste. A tróica receava que Pagot revelasse os segredos da empreiteira e da quadrilha depois de ter sido demitido do Dnit por Dilma Rousseff, em julho do ano passado.

De acordo com a Polícia Federal, Pagot participara de um jantar com Cachoeira, Demóstenes e Fernando Cavendish. As escutas indicam que o bicheiro recorreu ao padrinho político de Pagot, o senador Blairo Maggi (PR-MT), para conter os arroubos do “afilhado”, cuja queda fora atribuída a irregularidades no Dnit.

Ouvido, Blairo Maggi nega que tenha sido procurado. O nome dele é mencionado numa primeira conversa de Demóstenes com Cachoeira. O senador soou preocupado. Parecia temer que Pagot levasse os lábios ao trombone:

Demóstenes: Você teve notícia?

Cachoeira: Não, Blairo mandou falar que não tem nada não. Blairo que manda nele, uai.

Demóstenes: Mas o Blairo falou que tá tudo ok?

Cachoeira: Falou… Mandou falar.

Demóstenes: Ah, então tá bom. Então beleza. Então falou. Até mais.

Noutro grampo, Cachoeira conversa com Cláudio Abreu, na época o mandachuva da Delta no Centro-Oeste. Fica subentendido no diálogo que, se recorresse ao trombone, Pagot teria o que soprar:

Cachoeira: Ele não vai falar nada não. Senão o cara fala que jantou lá, tal, com…Com Fernando [Cavendish], com ele. Não vai falar isso não, porque tá dando tiro no pé também, né?

Cláudio: É, positivo. Tem nada a ver.

Um dia depois, Cachoeira e Demóstenes como que celebram o silêncio de Pagot:

Cachoeira: Doutor, deu certo aí?

Demóstenes: Uai! Deu. O homem não me falou nada não. Tudo tranquilo.

No seu plano de trabalho, o relator petista Odair Cunha incluiu no rol de personagens a serem inquiridos pela CPI o contraventor Cachoeira, o senador Demóstenes e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu. Porém, excluiu da lista Fernando Cavendish e Luiz Pagot.

A exclusão esconde a intenção não declarada de tentar afastar a CPI da administração federal e do PAC, o programa de obras que Dilma coordenava desde a gestão Lula, supostamente com rigores de “mãe”.

Há 13 dias, numa entrevista ao repórter Murilo Ramos, Pagot associara seu afastamento do Dnit à ação da quadrilha de Cachoeira e do comando da Delta: “Fui surpreendido por ter sido afastado através de uma negociata de uma empreiteira com um contraventor. Isso serviu para que fosse ditado meu afastamento. É um verdadeiro descalabro”, dissera.

Pagot quebrou o silêncio depois que veio à luz um grampo captado pela PF em 10 de maio de 2011, dois meses antes de sua queda. Contém um diálogo de Cachoeira com Cláudio Abreu. O então diretor da Delta informa ao pós-bicheiro que plantara informações contra Pagot na imprensa: “Enfiei tudo no rabo do Pagot”, diz ele a certa altura.

Na versão de Pagot, a plantação de notícias deveu-se a “dissabores” que ele diz ter causado à Delta, cujos contratos com o Dnit “passaram a ter problemas” entre 2009 e 2010. Localizou os “problemas” no Ceará, no Mato Grosso, em Goiás, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O ex-diretor do Dnit contou também que parlamentares fizeram lobby em favor da Delta. Mencionou dois deputados federais: o réu mensaleiro Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Wellington Fagundes (PR-MT). Pagot só não havia informado que participara do jantar com Cachoeira, Demóstenes e Cavendish.

A CPI poderia desvendar os mistérios. Porém, tomado pelo plano de trabalho que apresentou, o relator Odair Cunha não parece interessado nesse pedaço das investigações da Polícia Federal que aproxima a quadrilha de Cachoeira da Esplanada dos Ministérios e das obras do PAC.

Pelo cronograma do relator, a CPI se dedicaria a desvendar a ação da “organização criminosa” comandada por Cachoeira e suas relações com o Legislativo, membros do Judiciário e do Ministério Público, com policiais federais e estaduais, com “servidores e agentes públicos de governos estaduais” e “com setores empresariais e agentes de mercado, inclusive com a diretoria da Delta na região Centro-Oeste.”

Pressionado por parlamentares da oposição, Odair Cunha fez uma concessão. Substituiu a expressão “servidores e agentes públicos de governos estaduais” por “servidores e agentes públicos integrantes de governos federal, estaduais e municipais.” Absteve-se porém de incluir o ex-agente público federal Pagot no rol de depoentes.

De resto, não abriu mão de manter no texto a referência ao “Centro-Oeste”. Alegou que, ao utilizar o vocábulo “inclusive”, deixou em aberto a possibilidade de a investigação ser levada a outros pedaços do mapa brasileiro. Havendo disposição genuína, a entrevista de Pagot indica a necessidade de incluir na geografia do escândalo pelo menos mais duas regiões: o Nordeste (Ceará) e o Sudeste (Rio e São Paulo). Mas, por ora, consta da lista de depoentes da CPI apenas Cláudio Abreu, o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste. Nada de Cavendish.

Fonte: Mídia News

Acrimat em Ação chega a Cotriguaçu na próxima quinta-feira


A equipe multidisciplinar do projeto da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, denominado Acrimat em Ação, vai dar inicio amanhã, dia 03 de maio, a sua terceira rota. Serão 8 municípios visitados, Tangará da Serra, Brasnorte, Juara,  Juína, Castanheira,  Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã.  Essas cidades possuem 3,5 milhões de cabeças de gado e estão nas regiões Centro Sul, Noroeste e Arinos, que compõem um rebanho de 8,3 milhões de cabeças e mais de 14 mil propriedades rurais.  “A caminhada será de cerca de 6 mil quilômetros e vamos encontrar situação diversas, como problemas com pastagem, estradas e falta de frigoríficos para abater o gado”, analisou o superintendente da Acrimat , Luciano Vacari, que coordena o projeto.

Os municípios visitados estão em regiões que possuem 5 plantas frigorificas com capacidade de abate diário de 3.445 mil cabeças por dia, sendo uma do Marfrig, com capacidade de abate de 1.800, cabeças em Tangará da Serra, o JBS tem uma unidade em Juara para abater até diariamente até  825 cabeças e outra em Juruena para 900 animais, o frigorifico Guaporé  em Juína para 500 animais e a planta da indústria Pantanal em Juara , que esta fechada e compromete o abate de 420 cab/dia.

A 3a rota do Acrimat em Ação vai realizar o projeto em municípios com os maiores rebanhos individuais de Mato Grosso, como Juara que é o primeiro do ranking com 926.735 mil cabeças e Juína com 603.775 cabeças.

O Projeto Acrimat em Ação
Associação dos Criadores de Mato Grosso - ACRIMAT, realiza no período de 8 de março a 29 de maio, a segunda edição do projeto Acrimat em Ação. Ao todo serão 30 cidades que irão receber a programação do Acrimat em Ação e foram selecionadas por serem os municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças.

Os temas das palestras são de assuntos vividos pelo homem do campo no dia a dia da fazenda: Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono; Manejo Sanitário; Sucessão Familiar; Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso e Reforma de Pastagem. “O objetivo do Acrimat em Ação é pulverizar informações e nivelar o conhecimento dos produtores que detém o maior rebanho do Brasil, com ferramentas estratégicas para tomada de decisões e gestão da atividade, gerando melhores resultados nas ações planejadas”, disse o presidente da Acrimat, José João Bernardes.

A expectativa é de que mais de 3 mil produtores participem do projeto que vai envolver uma equipe multidisciplinar com 16 pessoas da Acrimat e de parceiros, como a Ong do setor produtivo Ação Verde, o Banco do Brasil, Biogénisis  Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro e Dow AgroSciences.

Ação de Sustentabilidade
O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com cinco carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO².  Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ação Verde irão plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:
ROTA 03
03/05 – Quinta-feira -Tangará da Serra
04/05 – Sexta-feira - Brasnorte
05/05 – Sábado - Juara
07/05 – Segunda-feira - Juína (As palestras serão realizadas no auditório da Ascom)
08/05 – Terça-feira – Castanheira
09/05 – Quarta-feira - Juruena
10/05 – Quinta-feira - Cotriguaçu
11/05 – Sexta-feira – Aripuanã

ROTA 04
21/05 – Segunda-feira –Rondonópolis
22/05 – Terça-feira - Guiratinga
23/05 – Quarta-feira - Barra do Garças
24/05 – Quinta-feira - Canarana
25/05 – Sexta-feira -Água Boa
26/05 – Sábado – Vila Rica
28/05 – Segunda-feira - Confresa
29/05 – Terça-feira - Querência

Fonte: JNMT c/ Assessoria

Ibama apreende 540 toneladas arroz em MT plantada em área ilegal

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 540 toneladas de arroz, em Feliz Natal, região Norte de Mato Grosso. De acordo com a assessoria do Ibama de Sinop, a apreensão ocorreu devido o plantio ter ocorrido em uma área de 351,82 hectares cuja floresta foi derrubada. A multa aplicada chegou a quantia de R$ 1,7 milhão e faz parte da operação Verdes Veredas.

Em 2010, atendendo a um indicativo de desmatamento, através do sistema de detecção em Tempo Real (Deter), emitido por satélite, equipes do Ibama foram ao local conferir as informações e constataram um desmatamento ilegal de 351,82 hectares dentro da Floresta Amazônica. A área foi embargada. Em 2011, vistoria constatou o descumprimento do embargo, o que gerou nova multa.

Este ano, dentro da operação Verdes Veredas, vistoria constatou novo descumprimento de embargo com plantação de arroz. A infração gerou multa e apreensão de todo o cereal. O autuado ficará como fiel depositário, responsabilizando-se pelo acondicionamento do produto até que o processo administrativo seja concluído.

Segundo o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Sinop, Werikson Trigueiro, o Ibama dará prioridade no andamento do processo, pois trata-se de apreensão de produtos perecíveis. "A estimativa é de concluirmos o processo de perdimento em, no máximo, um ano".

Fonte: 24 Horas News e Só Noticias   

Ministério suspende repasses da saúde para 7 cidades de Mato Grosso

O Ministério da Saúde suspendeu os recursos do Programa Saúde da Família (PSF) relativos aos incentivos da Estratégia Saúde da Família (ESF) de 307 municípios brasileiros. Em Mato Grosso, as cidades afetadas com esta medida foram Barra do Garças, Jangada, Nova Ubiratã, Colniza, Comodoro, Poconé e Santo Antônio do Leverger.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a medida punitiva aos 307 municípios acarreta um prejuízo de quase R$ 5 milhões a cada mês. Isso irá onerar as finanças municipais, uma vez que estes terão que manter as equipes com recursos próprios até que as irregularidades sejam sanadas.

De acordo com a portaria ministerial 806, de abril deste ano, a medida detectou irregularidades em quatro Equipes de Saúde da Família (Barra do Garças, Colniza, Jangada e Poconé); em quatro Equipes de Saúde Bucal (Barra do Garças, Nova Ubiratã, Poconé e Santo Antônio do Leverger), além de 35 Agentes Comunitários de Saúde (sendo 6 em Barra do Garças, 9 em Colniza, 4 em Comodoro, 7 em Jangada, e 9 em Poconé). Em todo o país, foram 272 Equipes de Saúde da Família, 270 Equipes de Saúde Bucal e 1.882 Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Saúde da Família.

A decisão foi tomada a partir de irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Segundo o Ministério da Saúde, a fiscalização visa à transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. Ainda segundo o ministério, a suspensão não é definitiva. Os recursos voltam a ser repassados tão logo os Municípios resolvam os problemas apontados. A correção das irregularidades deve ser realizada no SCNES.

Fonte: Alex Fama

Investigação do MPE: com voo pago para Juína daria para ir à Tanzânia

Foto: Os promotores Clóvis, Mauro, Célio e Roberto

Na ação civil por ato de improbidade administrativa que propôs contra o defensor público-geral André Prieto, o Ministério Público Estadual afirma que ficou “apurado e demonstrado” a prática de fraude pelo pagamento de horas de fretamento aéreo que não foram executadas em voos operados para a Defensoria Pública.

Segundo o MPE, as provas contra Prieto, Emanuel Rosa do Nascimento (seu chefe de gabinete), e Luciomar Araújo Bastos (representante da Mundial Viagens) são “robustas” e demonstram a “conduta ímproba” dos acusados ao “atestarem o recebimento de faturas forjadas com o objetivo de superfaturar horas de voo e, até mesmo faturas que não corresponderam a nenhum voo, fato que somente se justifica em face do auferimento de vantagem indevida em razão do cargo que ocupam”.

Para ilustrar a fraude, o Ministério Público deu um exemplo: as horas de voo pagas por Prieto, para viagem a Juína e adjacências, daria para ir a Zanzibar, na Tanzânia; Meca, na Arábia Saudita ou Istanbul, na Turquia (leia abaixo).

Os promotores de Justiça Célio Fúrio, Roberto Turin, Mauro Zaque e Clóvis de Almeida Júnior, que assinam a ação, afirma que André Prieto apresentou seis faturas de pagamentos de voos, que totalizam R$ 285.190,00.

“É importante salientar que todas as autorizações de pagamentos de tais fretamentos superfaturados (aumento de número de horas voadas) foram assinadas pela pessoa do demandado André Prieto, evidenciando que fora este quem autorizou, pessoalmente, todos os pagamentos”.

Diante das horas de voo apresentadas por Prieto, e os valores dos pagamentos, o MPE solicitou dois orçamentos com outras empresas do setor de fretamento de aeronaves: a Abelha Taxi Aéreo e a WDA Táxi Aéreo.

A Defensoria Pública pagou, por exemplo, pelo trecho entre Cuiabá / Vila Rica / Confresa / Porto Alegre do Norte / São Félix do Araguaia / Cuiabá, 23 horas de voo. A Abelha, em seu orçamento, afirmou que o mesmo trecho pode ser feito em 06h45 – e a WDA em 07 horas.

Por outro trecho, a Defensoria pagou 36 horas de voo (Cuiabá / Juína / Colniza / Apiacás / Nova Monte Verde / Juruena / Juara / Cuiabá). A Abelha Táxi Aéreo estimou o trecho em 07h05; a WDA em 07 horas.

“Mesmo em se considerando, exatamente, os mesmos destinos, o mesmo percurso apresentado nas faturas emitidas pela demandada Mundial Viagens, o número de horas é muitíssimo superior aos orçamentos apresentados por empresas sérias do ramo de táxi aéreo, isto considerando o mesmo padrão de aeronave”, diz o MPE.

Tanzânia, Meca, Istambul...

“Não há, pois, como se justificar que para se voar, exatamente o mesmo percurso, a empresa tenha faturado a maior em até oito vezes o número de horas necessário20 para se percorrer tais destinos. Descortina-se, pois, a fraude em seu viés mais evidente, ao invés de se superfaturar o valor das horas de voo, os requeridos inflacionaram a quantidade das horas voadas objetivando se apropriar da diferença paga a maior”, afirmam os promotores.

Segundo a ação proposta, a fraude está clara. “Uma aeronave bimotor, tal qual a utilizada para voar tais percursos, modelo E55, Baron, possui motorização potente de 600 cavalos e, de forma alguma, gastaria 36 horas para percorrer um trecho como Cuiabá / Juína / Colniza / Apiacás / Nova Monte Verde / Juruena / Juara / Cuiabá”, diz o MPE.

“Ainda, para efeito de melhor visualização de tamanho despautério, se considerarmos que uma aeronave equipada com 600 cavalos de potência (tal qual aquela utilizada em tais voos), voa a uma velocidade média de cruzeiro na ordem de 350 Quilômetros por hora, para se fazer um voo de 36 (trinta e seis horas), ou melhor, vamos descontar o tempo de decolagem e pouso nos percursos, vamos tirar seis horas daquele percurso passando a calcular a distância para trinta horas de voo, seria suficiente para essa aeronave percorrer a distância de 10.500 Quilômetros”, sustentam os promotores.

Segundo o MPE, com um voo de 10.500 quilômetros seria suficiente para, ao invés de voar para Juína e adjacências, atingir as cidades de Meca, na Arábia Saudita (10.590 Km); Istanbul, na Turquia (10.574 Km); Atenas, na Grécia (10.017 Km) e Zanzibar, na Tanzânia (9.318 Km).

Fonte: Midia News

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Câmara aprova criminalização da exigência de cheque caução em hospital

Condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia, como o cheque caução, está mais perto de se tornar crime.

A Câmara aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que estabelece detenção de três meses a um ano, além de multa, para o estabelecimento médico-hospitalar que exigir cheque caução, nota promissória ou qualquer outra garantia para realizar o atendimento de emergência.

Também fica proibido determinar preenchimento de formulários administrativos antes do socorro. As medidas valem para hospitais públicos e privados. A proposta, que muda o Código Penal, segue para análise do Senado.

Pela proposta, a pena será aumentada até o dobro se a recusa ao atendimento resultar lesão corporal de natureza grave, e até o triplo, se provocar a morte. Os hospitais também terão que exibir cartazes informando que é crime exigir garantias para prestar serviços de emergência.

Atualmente, a cobrança do cheque caução já pode ser questionada com base no crime de omissão de socorro, mas a nova redação dará mais segurança aos pacientes, além de prever punições mais duras aos hospitais que insistirem na cobrança de garantias.

O projeto foi encaminhado ao Congresso pelo Executivo após a morte de Duvanier Ferreira, secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, que sofreu um infarto. Ele procurou dois hospitais particulares de Brasília, mas não portava talão de cheque nem a carteira do plano de saúde e, diz a família, teve atendimento negado.

Diante do falecimento do assessor, a presidente Dilma Rousseff determinou que o governo tratasse de evitar novas vítimas por omissão. Se for aprovado, o projeto deve ser chamado de "Lei Duvanier".

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO/ MÁRCIO FALCÃO DE BRASÍLIA    

Judoca de Juína se destaca em campeonato em Brasília



A judoca Juinense Daiane Cristina Silva Ribeiro, participou do campeonato brasileiro de Judô, realizado nos dias 21 e 22 de abril, em Brasília, Distrito Federal.

Daiane que esteve com os setenta e oito judocas de Mato Grosso ficou em 3º lugar na competição, superando os mais de 500 atletas de seis estados que estiveram no campeonato brasileiro F. Regional – região IV.

O sensei Edson Rocha emitiu uma nota enfatizando a participação da atleta Juinense no campeonato e a classificou como “A nossa fera do Judô ”.

Fonte e foto: Marcos Di Perez / TV Record de Juína   

MPE propõe pena a 17 pais que deixam filhos ingerirem bebida alcoólica


A  2ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Barra do Garças  propôs ‘Medida de Advertência’ contra 17 pais de crianças e adolescentes que estão ingerindo bebida alcoólica nos municípios de General Carneiro e Ribeirãozinho. A iniciativa foi tomada com base em relatórios elaborados pelos conselhos tutelares que demonstram que os pais dos referidos adolescentes já foram advertidos sobre a irregularidade, mas não adotaram nenhuma providência.

De acordo com o promotor de Justiça que atua na Defesa da Infância e Juventude em Barra do Garças, Mauro Poderoso de Souza, em General Carneiro, vários adolescentes têm se reunido em festas para se embebedarem, e só retornam para casa de madrugada. Em Ribeirãozinho, a situação também é semelhante. “Foi constatado que os adolescentes bebem tanto que chegam a passar mal. Antes de procurar a ajuda do Ministério Público, os conselheiros tutelares realizaram palestras e reuniões, mas a situação permanece insustentável”, afirmou.

No pedido apresentado pelo MPE ao Judiciário foi requerida a designação de audiência para ouvir os pais dos adolescentes, que deverão ser advertidos dos deveres inerentes ao poder familiar. Também foi solicitada a realização de estudo psicossocial com os genitores e seus filhos. “Se necessário haverá acompanhamento temporário por parte da equipe multidisciplinar do Juízo da Infância e dependendo do resultado do relatório eventuais medidas protetivas poderão ser adotadas”, explicou.

A criação, educação e a guarda dos filhos configuram dever inerente ao poder familiar. O promotor de Justiça informa que o descumprimento desses deveres poderá submeter o pai ou a mãe negligente ao pagamento de multa de até 20 salários mínimos. “Também são medidas aplicáveis aos pais ou responsável a advertência, perda da guarda, destituição da tutela e a suspensão ou destituição do poder familiar”, acrescentou.

Fonte: 24 Horas News  

Motorista sem CNH bate no muro da Prefeitura e pai intimida reporter

Um motorista sem Carteira de Habilitação acabou perdendo o controle do carro que dirigia na cidade de Juara, Noroeste de Mato Grosso,  e foi bater no muro da Prefeitura. O  acidente envolveu um Fiat/Uno de cor branca, placas, NPJ 6428, conduzido por Allan Figueiredo, 18 anos,  e outro Fiat/Uno, placas MWK 1818, vermelho, conduzido por Vanderley Nunes de Barros, 39 anos.

De acordo com a Polícia, o motorista do veículo branco trafegava pela Avenida Mato Grosso, quando se deparou com o outro veículo que fazia a rotatória nas proximidades da Prefeitura. Ele disse que freou o carro, mas mesmo assim colidiu na traseira do Uno vermelho e, em seguida perdeu o controle e bateu contra o muro da prefeitura.

Com o impacto, o veículo e o muro ficaram bastante danificados. Ninguém ficou ferido. Allan Figueiredo não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O carro é de propriedade de Suleide Pereira de Figueiredo.

Após a confecção do boletim de acidente, os envolvidos no acidente e os veículos foram conduzidos para a polícia judiciária civil de Juara.

O suposto padrasto de Allan Figueiredo, compareceu ao local do acidente, intimidou com ameaças o repórter Adair Zarochinski, da Rádio Tucunaré, caso a matéria fosse publicada com as fotos do veículo.  Considerando que o mesmo pudesse estar exaltado, optou por aguardar e não representar contra ele, porém caso as ameaças procederem, as medidas legais serão tomadas.

De acordo com a Lei de Trânsito Brasileiro, o proprietário do veiculo ou o responsável pela condução, poderá responder criminalmente por ter permitido que uma pessoa sem habilitação conduzisse o carro.

Fonte: 24 Horas News e Rádio Tucunaré   

Mais de 03 mil pessoas participaram da festa do Dia do Trabalhador em Juína


 
Mais de 03 mil pessoas participaram nesta terça-feira, 01 de maio, da grande festa do Dia do Trabalhador preparada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Madeira de Juína e Região (STIMAJUR).

Além de um grande almoço, a festa contou ainda com música ao vivo, torneio de futebol, danças, pula-pula para as crianças e muito mais. Essa foi a 5ª festa promovida pelo sindicato e uma das maiores já realizadas.

Na avaliação do Presidente do STIMAJUR, João Alves da Luz, o público compareceu em massa, pode se divertir e comemorar essa data tão importante para todos nós. "Eu fico feliz de ver tanta gente aqui presente. Investimos na ampliação da nossa estrutura para que pudéssemos proporcionar mais conforto aos trabalhadores", disse.

Nesse ano, diferente dos outros, a festa contou com a presença dos empregados do comércio, que juntamente com os trabalhadores das indústrias madeireiras fizeram uma grande festa. Para o Presidente do SECOMJUR, José Aparecido, a parceria foi muito importante.

"Nunca tivemos uma festa dos empregados do comércio no dia do trabalhador e hoje, graças a parceria, estamos tendo essa oportunidade. Isso é muito importante e só temos a agradecer", frisou.

A festa contou ainda com a presença do Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Madeireiras de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima. Ele veio de Cuiabá especialmente para o evento.

Em entrevista, Ronei parabenizou os sindicatos pela união na realização da festa. "É um prazer enorme a federação estar hoje aqui prestigiando, estivemos na festa de Cuiabá na segunda-feira, saímos ainda na madrugada para que pudéssemos estar aqui hoje presente", disse.

O Presidente salienta que o grande número de pessoas participante demonstra a liderança dos presidentes João e José. "Hoje é uma data importante, mas também o momento de refletir quanto as condições de trabalho, os salários e a saúde do trabalhador", frisou.

Representado o Centro das Indústrias Exportadores de Madeira de Mato Grosso (CIPEM), o Presidente Geraldo Bento prestigiou o evento e ressaltou a importância dos trabalhadores para que as indústrias funcionem.

"Juína está de parabéns por uma mega festa dessa aqui para o trabalhador preparada pelo João. Nós dependemos exclusivamente dos trabalhadores para nossas indústrias funcionarem, se não tivesse trabalhador não existiria indústria, um depende do outro e o sucesso depende dessas pessoas", colocou.

Diversas autoridades marcaram presença na festa do Dia do Trabalhador em Juína. O Prefeito Altir Peruzzo, que mora bem próximo a sede social do STIMAJUR, se fez presente e frisou a importância de lembrarmos nesse dia as conquistas e lutas que os trabalhadores vem tendo em busca de melhorias condições.

Cláudio José Albino é um dos trabalhadores que participou do festa. Ele trabalha na Madefaca e falou da importância dos trabalhadores estarem filiados ao STIMAJUR. "Agradeço o sindicato pela grande festa e acho que os trabalhadores deviam participar mais das ações que o STIMAJUR desenvolve", disse.

Outro trabalhador que prestigiou o evento foi José Mendes. Ele disse a assessoria de imprensa que levou a família, gostou da festa e também do torneio, onde participou na equipe da Cotrisserra.

O Sr Antonio Giachine foi uma das pessoas responsáveis por preparar o churrasco. Segundo seus cálculos, foram abatidas duas vacas para o evento, algo em torno de 250 kg de carne, o suficiente para atender a todos os presentes. "A conta é 1.000 pessoas a cada 100 kg de carne, acredito que irá atender a demanda".

O saldo da festa do dia do trabalhador é mais do que positivo, mostrou a união dos sindicatos e todos ficaram satisfeitos com a estrutura preparada especialmente para esses associados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do STIMAJUR   

Secretário de Educação de Mato Grosso visita escolas de Aripuanã



Conhecer de perto a realidade e as experiências desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual de ensino. É o que está fazendo o secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes Sousa, desde que retornou à pasta.

No ultimo domingo, as escolas estaduais São Francisco de Assis e Elídio Murcelli Filho foram contempladas com a visita do secretário, que ouviu várias reivindicações e prometeu solucionar os problemas, principalmente relacionados à estrutura física da escola Elídio.

“Na escola São Francisco foi colocado um posto de transformação e o diretor reivindica a instalação de ar condicionado nas salas de aula. A escola Elídio tem um problema na estrutura que está comprometida, mas já solicitamos o reforço estrutural e a alteração da cobertura da escola, que deve ser feito nos próximos meses” explica.

Ao ser questionado sobre os investimentos para o setor da educação, o secretário reconhece que o momento não é dos melhores, mas que apesar das dificuldades, a educação de Mato Grosso tem obtido até aqui um bom resultado.


“O Estado passa por um aperto financeiro e não é só Mato Grosso, são todos os Estados brasileiros, nós temos uma crise mundial que ainda não afetou nosso país, porém é uma crise que tem reflexos indiretos em cada localidade” observa Ságuas.

Depois de quase dois anos afastado, o secretário retornou à pasta no lugar de Rosa Neide, que segundo ele deu continuidade em seu trabalho, inclusive mantendo a mesma equipe.

“Não tive nenhuma dificuldade neste retorno à Secretaria, até já estou ambientado porque estive por lá num período de três anos. Assumi novamente em novembro do ano passado e já são quase seis meses, então relativamente está tudo tranqüilo, estamos dando continuidade na gestão que iniciamos em 2007” finaliza. 

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates