Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Caminhão atola no centro da cidade de Cotriguaçu

Fotos: Uilian Teixeira
O município de Cotriguaçu encontra-se hoje em uma triste situação, com a maioria de suas ruas sem condições de tráfego. As fortes chuvas que caíram deixaram várias ruas em péssimas condições de trafegabilidade devido ao grande número de buracos. Na última semana um caminhão ficou atolado em uma via pública em pleno o centro da cidade na junção da Avenida 20 de Dezembro com a Avenida Henrique Xavier Rodovalho.
A Avenida 20 de dezembro se encontra há muitos anos com o asfalto já sem receber uma conservação adequada. Além disso, uma parte de sua extensão falta à ampliação da camada asfáltica que se estende da Prefeitura Municipal até a saída para o município de Colniza.
Nos últimos dias houve mais casos de veículos atolados nas ruas e avenidas, esse é o retrato da atual situação do município de Cotriguaçu.




Clique e assista o vídeo abaixo gravado por um internauta que passava pelo local
Por: André Silveira


Cotriguaçu e Juruena; MPE firma TAC para evitar abusos no carnaval

Para evitar que sejam cometidos abusos durante o carnaval nos municípios de Cotriguaçu e Juruena, o Ministério Público Estadual firmou no dia (16.02) um Termo de Ajustamento de Conduta com representantes de vários segmentos dos dois municípios. A medida visa assegurar o cumprimento das regras previstas no Estatuto da Criança e Adolescente ( ECA), bem como evitar desrespeito ao Código de Transito, principalmente no que se refere a embriaguez ao volante.

De acordo com o promotor de Justiça Rodrigo Ribeiro Domingues, entre as medidas previstas caberá aos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos onde serão realizados os bailes coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Os menores que quiserem acompanhar os foliões dos blocos deverão estar acompanhados pelos pais e responsáveis.

A Polícia Militar se comprometeu a disponibilizar no mínimo cinco policiais para efetuar o patrulhamento ostensivo e resguardar a segurança das pessoas durante a realização do evento. Em Cotriguaçu, deverá estar à disposição um carro do SAMU. Já em Juruena os organizadores deverão manter no local no mínimo uma ambulância e uma enfermeira, além de todos os aparatos para prestar os primeiros socorros destinados às pessoas que ali estiverem.

Os Conselhos Tutelares dos dois municípios deverão manter uma equipe de plantão composta de no mínimo dois Conselheiros em cada circuito de festividades, devendo os governos municipais disponibilizar duas viaturas com motorista que ficarão à disposição do órgão.

Assinaram o TAC Conselhos Tutelares, Prefeituras Municipais, Secretaria Municipal de Educação de Juruena e comércio local.
ELEITORAL : O Ministério Público também firmou um TAC com intuito de coibir a prática de propaganda eleitoral extemporânea no período de carnaval. Informativos, serviços e campanhas, obras, símbolos ou imagens não poderão fazer menção a nenhum candidato.

O descumprimento total ou parcial das obrigações assumidas importará ao responsável aos gestores das duas prefeituras uma multa no valor de R$2 mil por infração.



Jayme, Riva, Galindo e Murilo ficam inelegíveis com a validação da Lei da Ficha Limpa pelo STF, afirma MCCE

O advogado do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) Vilson Neri, afirmou hoje (17) que, a entidade vão realizar um levantamento sobre quais políticos de Mato Grosso serão atingidos com a validação da lei Ficha Limpa. Ele confirmou, no entanto, que o senador Jayme Campos (DEM), o deputado estadual José Riva (PSD), o prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) e o ex-prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), são considerados fichas suja.

Segundo o advogado, o senador Jayme Campos já possui uma decisão colegiada contra si, o que o torna inelegível, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que tem aproximadamente 220 autuações na Justiça Eleitoral.

No caso do prefeito de Cuiabá, o representante do MCCE explica que, Galindo já foi condenado por improbidade administrativa quando ocupava o cargo de presidente da Prudenco, de Presidente Prudente (SP). Já o ex-prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, teve as contas de sua gestão reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).

Quanto à situação do empresário Mauro Mendes (PSB), um dos nomes cotados para disputar as eleições para a prefeitura da capital mato-grossense, Vilson Neri avalia que cabe verificar o processo que o socialista responde por ter as prestações de conta de 2008 reprovadas. "Eu posso afirmar com certeza que o Jayme, o Riva, o Galindo e o Murilo serão enquadrados; os outros casos, como o do Mauro Mendes têm que ser avaliados como está o andamento do processo".

A lei da Ficha Limpa foi validada nessa quinta-feira (16) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e prevê que serão considerados inelegíveis os candidatos que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, em razão da prática de crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; e contra o meio ambiente e a saúde pública.

Serão declarados inelegíveis ainda os candidatos que tenham cometido crimes eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

Da Redação - Julia Munhoz

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

50% da Assembléia Legislativa é Ficha Suja


É lei, foi à luta de todos os Brasileiros que acreditaram que podemos mudar essa estrutura política, o próximo passo é a reforma política eleitoral. O esse congresso faça o seu papel ou o nosso povo fará.
O projeto Ficha Limpa foi uma conquista da sociedade civil com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades.
É vergonhoso para Mato Grosso ter exatos 50% de todo os seus deputados ficha suja. Mais por outro lado várias cidades já saem ganhando com a provação dessa nova lei. Estão fora das eleições de 2012;

Cuiabá: Guilherme Maluf (PSDB). Sérgio Ricardo de Almeida (PR) Francisco Bello Galindo Junior (PTB).

Rondonópolis: Percival Muniz (PPS).

Sorriso: Mauro Savi (PR) - José Domingos Fraga Filho (DEM)

Conheça os Deputados Ficha Suja Conforme Mostra o Portal Transparência Brasil:

Por: Dejair Soares
Fonte: Da Redação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por 7 a 4, STF aprova aplicação da Ficha Limpa nestas eleições

Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de declarar a Lei da Ficha Limpa constitucional e aprovar a aplicação dos principais pontos da lei para as eleições de 2012, o que deve ter impacto direto nas eleições municipais. Com decisão, políticos que tenham sido condenados por colegiados devem ter o registro de candidatura barrados pelos TREs de todo o Brasil.
A votação foi retomada nesta quinta (16). Ela vinha sendo adiada desde novembro do ano passado. O julgamento deverá ser encerrado somente após os votos do presidente do Supremo, Cezar Peluso e dos ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Como os ministros têm autonomia para modificar o seu voto a qualquer momento, o resultado será proclamado somente no final da sessão.
A Lei da Ficha Limpa veta a candidatura de políticos condenados pela Justiça, em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. Sancionada pelo então presidente Lula, os efeitos chegaram a ter vigor no pleito de 2010 mas, após decisão do próprio STF, ficou decidido que teria efeito em 2012. Depois, houveram novos questionamentos na Justiça e, agora, os ministros decidem o futuro da lei. Para o senador Pedro Taques (PDT), a aprovação do projeto livra a política dos vigaristas. "Vai passar o Brasil a limpo”, enfatiza.

Nayara Araújo

Juína-Corpo de Bombeiros já tem terreno para construção da base em Juína


A implementação do corpo de bombeiros já pode ser considerado uma realidade no município de Juína. Toda parte burocrática já foi decidida, segundo o Coronel Alexandre Coronel do corpo de bombeiros, agora só falta a construção do quartel, pois o local já esta definido. “Agora realmente só falta a construção da base, o local onde essa base será construída já foi escolhido, será próximo ao hospital São Lucasl”- conta o coronel.

Ainda segundo o Coronel Alexandre Coronel, a construção da base é de responsabilidade do município, porem os custos operacionais da corporação serão de responsabilidade do governo do estado, “esse gasto operacional, gera um valor anual de um milhão e duzentos a um milhão e meio de reais, esse valor é gasto em manutenção e combustível das viaturas, salário dos soldados entre outros gastos da corporação que sempre estarão em nota, e o município só entra mesmo com o terreno e construção da base”- explica Alexandre Coronel.

Para o prefeito Altir Peruzzo o que falta é as partes cumprirem com aquilo que cabe. “agora já esta tudo definido, ou seja, só falta cada uma das partes cumprirem com aquilo que compete a cada um e agilizar a construção, já tem uma data definida para que a corporação comece a trabalhar que é em dezembro de 2013. Esse tempo é porque será necessário abrir concurso para contratação de 25 novos bombeiros que residem aqui em Juína para prestar esse tipo de serviço pra nossa cidade, e esses novos bombeiros terão de serem treinados e esse treinamento leva um certo tempo.”

O prefeito ainda conta que a implementação do corpo de bombeiro é um anseio antigo da população juínense, e para ele uma unidade do corpo de bombeiros no município para atender também toda a região e o vale do Arinos,  era um desafio para a sua gestão, um desafio que esta sendo vencido. “sem duvida esse sonho se realizar para nós era um desafio, desafio esse que esta sendo vencido graças a Deus”- afirma o Prefeito Altir Peruzzo.

Fonte: TV RECORD/Juína-MT/ Lúguerson Douglas   

PT Mato Grosso define número de candidatos a prefeito em março

O Partido dos Trabalhadores pretende definir, até o próximo mês, em quais municípios mato-grossenses lideranças petistas concorrerão a prefeito, em outubro. O diretório também analisa as cidades onde fará alianças a ser seguida. De acordo com o deputado estadual Ademir Brunetto (PT), são poucos os municípios em que o partido entrará como "protagonista" na eleição.

O foco atual do partido recai sobre a capital mato-grossense e o município de Alta Floresta, base eleitoral do parlamentar petista. Na cidade do Nortão, o PT aposta no nome da esposa do deputado, a empresaria Lucimara Brunetto. De acordo com informações de bastidores, ela é colocada como o nome mais forte do grupo, que comanda o município por oito anos com a prefeita Maria Izaura (PDT).

Já em Cuiabá, o parlamentar adiantou que há duas alternativas para os petistas. A primeira é de lançar nome próprio à prefeitura da capital com o vereador Lúdio Cabral. Ele já se dispôs a pleitear o cargo, mas precisaria de um bom arco de alianças e massificar mais seu nome. Caso contrário, a segunda alternativa, seria uma coligação com o PSB. Neste caso, a possibilidade seria do PT indicar a ex-senadora Serys Slhessarenko como vice do pré-candidato a prefeito de Cuiabá, empresário Mauro Mendes (PSB).

Fonte: Só Notícias/Alex Fama   

Samu-192 recebe em média 23 trotes por dia; maioria de estudantes

O número de trotes para o serviço 192-Samué alarmante e o que é pior: cresce a cada dia. Em Tangará da Serra, no médio Norte de Mato Grosso, somente no ano passado foram 8.463 ligações falsas, contra 6.695 atendimentos. Ou seja: mais de um trote para cada atendimento. Traduzindo: o Samu enfrentou mais os trotes que realizou atendimentos. Foram 23 em média por dia. Já neste ano, somente em janeiro, os números são de 736 trotes e 630 atendimentos.

“O número é alto e muito preocupante, tendo em vista que podemos deixar de realmente atender uma vítima, para atender uma brincadeira”, comentou Cláudia Cunha de Oliveira, ressaltando que a maior parte das ligações partem de orelhões públicos instalados em frente a escolas e em horário de pico - saídas escolares.

“Percebemos que com o início das aulas os trotes infantis são, geralmente, dos orelhões em frente as escolas e a gente vai trabalhar isso, para que os mais velhos, os adolescentes e até mesmo os professores possam trabalhar com as crianças, procurando a diminuição do número de trotes” – explicou.

A ligação ao 192 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone público ou mesmo do celular. Diante dessa facilidade, para melhor atender a quem realmente precisa, muitas pessoas, indiferentes ao serviço, ocupam a linha para passar trotes.

Conforme a coordenação nacional do Samu, os trotes prejudicam os serviços por congestionar as linhas telefônicas e causar saídas indevidas de ambulâncias. Alguns serviços já encaminham à polícia os números de celulares dos autores do trote. O Código Penal Brasileiro, no artigo 266, prevê detenção de um a três anos e multa àquele que perturbar o serviço telefônico.

“As pessoas tem que entender que trote é crime, e que além disso prejudica o trabalho de salvamento de vidas. Enquanto uma criança, adolescente ou até mesmo um adulto está ocupando o telefone com uma brincadeira, tem gente acidentado precisando de atendimento”, disse, ao destacar que essas e outras questões serão repassadas e discutidas com os estudantes durante as palestras nas escolas.

Poucas vezes os serviços emergenciais conseguem identificar os autores de trotes e puni-los. Mas esse tipo de ação não é uma brincadeira e o adulto que passa um trote ao serviço de emergência está sujeito a punições sérias, além do prejuízo às vítimas que demoram a ser atendidas em função do congestionamento indevido das linhas telefônicas.
  
O autor dos trotes, quando identificado, responde por contravenção penal de perturbação da tranquilidade alheia, tendo como vítima o agente atendente, pelo artigo 65 da Lei das Contravenções Penais.

Fonte: Fabíola Tormes de Tangará da Serra   

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Frigorífico Guaporé Carne de Juína é um dos três arrendados ao grupo JBS em Mato Grosso

A empresa JBS acertou o arrendamento das plantas do grupo Guaporé em Colíder, Juína e Confresa, em Mato Grosso, e de São Miguel do Guaporé, em Rondônia, e agora passa a ter 39 frigoríficos no Brasil. A informação é do Valor Econômico. O JBS não comenta a informação.

Segundo a reportagem do Valor, as quatro unidades arrendadas esta semana têm capacidade de abate total de 3.050 cabeças por dia. O JBS é o maior processador de carnes do mundo, com um faturamento global de R$ 60 bilhões.

As três plantas arrendadas em Mato Grosso empregam mais de mil pessoas. Como a empresa não comenta o arrendamento, não há informações se haverá algum corte de funcionários. O JBS tem mais de 45 mil colaboradores em todo o país.

No ano passado, o grupo fez um estratégico remanejamento de abates, desativando plantas no extremo Oeste paulista e levando o gado para abater em frigoríficos do grupo em Mato Grosso do Sul. A empresa prevê elevar em pelo menos 5% a produção no país por meio da utilização mais eficiente da capacidade industrial.

De Sinop - Alexandre Alves

Juína - IBAMA de Juína realiza apreensões de animais vítimas de maus tratos em Juruena

Uma equipe do IBAMA de Juína que atende toda a região noroeste do estado de Mato Grosso se deslocou até a cidade de Juruena para realizar uma operação em um sitio localizado na zona rural daquela cidade.

Segundo Jairo, responsável pela operação, a denuncia partiu de moradores da região que informaram ao órgão sobre o crime, “ano passado em uma operação que estávamos fazendo em Juruena, um senhor se aproximou do nosso grupo e narrou uma situação dando conta de um sitio onde os donos praticavam rinha de galos, e que havia no mesmo lugar vários pássaros nativos, silvestres e outros exóticos vivendo em condições inadequadas.
  
Diante dessas informações fomos até o local e constatamos a veracidade do fato, e no local vimos também outros animais vivendo em situações de baixa higiene, inclusive três cachorros que estavam bem desnutridos”, - explica Jairo fiscal do IBAMA de Juína.


Na primeira vez foi feito todos os procedimentos de praxe, os pássaros foram apreendidos e os donos da propriedade foram apenas orientados do crime que estavam cometendo, e como não havia nada que pudesse comprovar que no local funcionava uma rinha de galo nada pode ser feito a respeito desse assunto.
  
Porém os fiscais retornaram até o sitio recentemente e vira que os donos tornaram a criar animais de forma ilegal e em péssimas condições de habitação e alimentação e que novamente estaria acontecendo rinhas de galo.
“Retornamo-nos até o sitio e dessa vez não houve formas de negar que o lugar funciona uma rinha de galo, pois foi encontrada uma arena que serve para as brigas das aves, também encontramos protetor de bico e de esporas, sem contar com os galos todos com as esporas amputadas, entre os 18 galos um deles que estava bem ferido, provavelmente da ultima briga que aparenta ter acontecido recentemente, e o de novo encontramos mais pássaros fruto de trafico de animais, sem contar os cães que continuam em estado de desnutrição” _ conta o fiscal.

Os animais foram apreendidos e dessa vez foram encontrado no local, 18 galos de briga que por serem animais preparados para brigar tiveram de serem abatidos e doados para entidades, 03 cães que no momento encontra-se no centro de triagem do IBAMA Juína. Também foram encontrados nove canários, que foram enviados a Aripuanã sob custodia de um guardião, 04 curiós que foram devolvidos ao seu habitat natural, e uma das aves estava muito feria e acabou morrendo.

Os donos do sitio responderam pelo artigo 24 do decreto N° 6.514, de 22 de julho de 2008 que prevê multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por individuo de espécie não constante de lista oficiais de risco ou ameaça de extinção. E artigo 29. Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de 500,00 (quinhentos reais) a R$ 3.000.00 (três mil reais) por individuo.

Fonte: TV RECORD/Juína-MT/ Lúguerson Douglas   

PT vai ter de escolher entre apoiar Mendes ou seguir no governo Silval

O secretário de Educação Ságuas Moraes pode cair se PT, sob William Sampaio, fechar aliança com Mauro Mendes para prefeito
O PT, presidido no Estado por William Sampaio, do mesmo grupo de Carlos Abicalil e de Ságuas Moraes, está no barco do governo Silval Barbosa, do PMDB, mas, por conta das eleições municipais, já deu sinais de que pretende procurar outro abrigo. Iniciou, por exemplo, conversações para possível aliança em Cuiabá com o PSB de Mauro Mendes, adversário político de Silval. A cúpula do PMDB interpretou o sinal como traição e vai acionar os principais líderes da legenda petista para dar explicações. A regra é dura. Ou o petismo se firma com o PMDB, repetindo nas maiores prefeituras mato-grossenses a aliança nacional, em torno do governo Dilma Rousseff, ou terá de entregar os cargos na gestão Silval, sendo os principais deles de secretário de Educação, sob Ságuas, e de adjunto de Direitos Humanos, representado pela ex-deputada Vera Araújo, e outros postos na própria Seduc.
Emissários do governador disseram que não vão tolerar o petismo com o discurso evasivo de que o PSB faz parte do arco de aliança nacional e que, partindo desse pressuposto, é possível fechar aliança com Mendes em Cuiabá. O Paiaguás propõe que o PT siga o caminho natural, que é apoiar a pré-candidatura a prefeito de Dorileo Leal, embora alguns militantes petistas resistam ao nome do empresário do ramo de comunicação por causa de brigas do passado.
Até 2007, o PT fazia oposição ao governo estadual, na época sob Blairo Maggi (ex-PPS e hoje PR). Aceitaram, porém, se aliar ao Paiaguás em troca de cargos. A partir daí, tomou gosto pelo poder. Em 2010, o partido apoiou o projeto de reeleição de Silval, dentro de uma composição nacional, que tem Dilma na Presidência e o peemedebista Michel Temer de vice. Agora, o PMDB não aceita o PT ficar no muro ou permanecer na administração estadual e apoiar nomes para prefeitos considerados opositores, como é o caso de Mendes, derrotado nas urnas de 2010 por Silval, reeleito no primeiro turno.
Ságuas comandou a Educação, a maior pasta da estrutura do Estado e com mais de R$ 1 bilhão de orçamento, por quase 3 anos. Saiu do primeiro escalão para ser deputado e, assim que perdeu a cadeira, conseguiu, sob muita articulação junto a Silval, reassumir o posto. Agora, será enquadrado, assim como Abicalil, que perdeu o cargo que ocupava em Brasília no Ministério da Educação. Ademais, o petismo representa mais parceria estratégica para o governo Silval em âmbito nacional porque, no Estado, está sem força política. Saiu minguado das eleições. Só tem um deputado estadual. Dos 11 parlamentares da bancada federal mato-grossense, nenhum é do PT.

Fonte: Romilson Dourado

Deputados da bancada ruralista exigem apoio a setor madeireiro

Em meio às discussões sobre a criação da secretaria-adjunta da Sema, voltada a cuidar especificamente do setor florestal, os deputados Dilmar Dal'Bosco (DEM), Luciane Bezerra (PSB) e Mauro Savi (PR) reclamaram da falta de apoio e das supostas perseguições aos madeireiros. O assunto voltou a ser debatido em sessão plenária da Assembleia na noite desta terça (14).
Dilmar representa a região de Sinop e defendeu a criação da secretaria-adjunta. Ele observou que a falta de incentivo e a demora na liberação de licenças para manejo deixam os preços da madeira do Estado sem competitividade. “A itaúba no Pará custa R$ 340, enquanto em Mato Grosso passa de R$ 600. O ipê no Pará é vendido a R$ 520, em Rondônia a R$ 600, e em MT a R$1,2 mil. Assim o setor vai falir e surgirão muitos desempregados", alertou.
Já Percival Muniz (PPS) demonstrou ter dúvidas quanto à proposta. Ele justificou que pediu vistas ao projeto de lei do Executivo porque quer realizar uma audiência pública para discutir se a criação da secretaria-adjunta de gestão florestal é a alternativa mais acertada para acabar com a burocracia na Sema. A proposta já teve a aprovação da Comissão de Trabalho e Administração Pública, com relatório favorável. "O setor quer uma audiência pública para discutir o assunto, a Federação das Indústrias, a UFMT, que tem trabalhos de pesquisas na área, querem debater melhor o tema. Silval está pensando em criar a secretaria-adjunta com um único cargo. A audiência vai dizer se essa é a melhor solução ou se existe outra melhor", pontuou o socialista.
Da região de Juara e Sorriso, respectivamente, Luciane Bezerra e Savi protestaram contra o que classificam de perseguição ao setor madeireiro. "Menos de 1% dos madeireiros em 3 anos foram pegos com alguma irregularidade nas barreiras. Então é um setor que trabalha correto, mas não é visto como parceiro", ponderou. "O setor ajuda no PIB e na arrecadação do Fethab. Há regiões que são extrativistas e não tem como incorporar a agricultura. Tem que ter respeito à atividade", pontuou.
Savi chegou a criticar as operações da Polícia Militar de combate aos crimes ambientais. "Não deram em nada, pois não tinham veracidade e embasamento legal", afirmou. A última operação desencadeada para reprimir a extração, transporte ou comércio ilegal de produtos da Amazônia foi a Jurupari, em maio de 2010.
    
Atividade
Segundo dados do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de MT (Cipem), a atividade madeireira movimentou R$ 4,9 bilhões entre 2006 e 2009. O setor gera 160 mil empregos diretos e indiretos, num total de 1.643 indústrias de base florestal. Segundo o governo, o setor é responsável por 6% do PIB do Estado.

Fonte: Glaucia Colognesi

Após ouvir barulho estranho em casa, Riva aciona PM mas nada é encontrado




A família do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PSD), levou um susto na madrugada desta terça-feira. Por volta da uma e meia da madrugada, o parlamentar acionou a Polícia Militar para averiguar a possibilidade de bandidos terem invadido a residência dele, no bairro Santa Rosa.
Segundo boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrates, a esposa do deputado, Janete Riva, ouviu barulhos estranho, parecido com vidraças quebradas. Além disso, ela escutou o alarme da casa disparar e disse ter visto um vulto correndo.
A polícia compareeu ao local e fez uma verdadeira "varredura" na casa do presidente da Assembleia. Todavia, nenhuma anormalidade foi detectada no interior da residência.

Fonte: Odocumento

O POLÍTICO E O VIDENTE

 
As eleições 2012, estão se aproximando muito mais rápido do imaginávamos, são momentos de muitas reflexões, porque ao votar de uma forma compromissada, ou pela amizade, pagamento de favores, ou uma perspectiva de vantagens futuras, estaremos povoando a Câmara com vereadores sem compromisso com a nossa Cidade, estaremos talvez elegendo um prefeito para usar a prefeitura como trampolim político para chegar ao Governo do Estado, fora a possibilidade da história se repetir, o eleito sair e colocar em seu lugar um vice, sem ter recebido um único voto e descompromissado de quaisquer projeto com o povo.

Comprometer-se com algo que é infinitamente superior às nossas forças é um aprendizado constante, mas dar um mandato de forma irresponsável é passar por “bobó lelé” inconseqüente. Votar errado é um salto no escuro, porque não sabemos onde vamos chegar, e pior do isso é praticar outro erro mais grave, que é reeleger um incompetente para continuar errando.

Povoando a Câmara de vereadores vaga-lumes, e de um Prefeito que sempre tira férias nos momentos decisivos, é muito complicado, mas ao povo cabe entender que certos sacrifícios e privações são desnecessários para trilhar um caminho errado em busca de sonhos políticos por uma cidade melhor para todos. E como povo, temos que entender que nossos sonhos precisam ter a consciência da mudança, de crença, para que descubramos o que enfim existe dentro de nós mesmos com ser consciente. E, o pior que eles (os incompetentes) são colocados lá por nossa culpa. O importante é saber que depois implantar a consciência política dentro de nós, a realização do sonho é apenas conseqüência.

O segredo não está na melhor escolha, pois nunca saberemos qual será a melhor; o segredo está em sentir e escolher conscientemente tudo que intrinsecamente está relacionado com a verdade do candidato.

Pesquisando o passado desses candidatos, com certeza erraremos menos, e estaremos buscando o melhor, mesmo que independente dos acontecimentos, saberemos sempre dar a volta por cima, por baixo ou quem sabe até de ladinho. Procure não votar em ninguém que está em busca da reeleição, para não fazer desse político, um experiente enganador carreirista.

A consciência é subordinada a vontade e as ações. Temos responsabilidades a cumprir, e quando decidimos por um caminho a percorrer, nele encontraremos muitas dificuldades, porque ao elegermos um péssimo candidato somos cúmplice das suas ações. O importante é não perder o foco, o objetivo, o sonho de eleger o melhor para a nossa cidade.

No século passado, um vereador de nome Aparecido, louco para estar na mídia, não podia ver uma luz, já corria para dar entrevista, dizem que certa vez, abriram uma geladeira e ele já começou a falar, pensando que era a iluminação das câmeras de televisão. Ele não abria mão de aparecer na mídia, o Vereador Aparecido, sempre querendo a Luz e muito Brilho, procurou um vidente da Rua da Mandioca, ali próximo do Baú Sereno, e encontrou o vidente de nome “Nhonhô Preto”, e disse-lhe: estou em busca de sucesso na política. E disse ao vidente:

- eu sinto muito próximo da Luz do sucesso e do Brilho dos famosos, agora eu quero saber qual será o próximo passo, para eu chegar lá?

O vidente “Nhonhô Preto”, pergunta ao Vereador Aparecido:
- de onde vem o seu sustento?

Vem do povo que paga meus salários e dos pendulicários que inventamos para engordar as nossas remunerações, tais como: verba indenizatória; verba de Gabinete, auxílio Transportes, auxílio Moradia, auxílio Ternos; auxílio Gravatas , Emendas Parlamentares e o Diabo a quatro.

- Então se você quer a Luz e o Brilho na vida, o próximo passo é olhar o sol por 3 minutos, disse o vidente da Nhonhô Preto.

O Vereador Aparecido, obedecendo ficou a olhar o sol, e quando acabaram os três minutos, o vidente Nhonhô disse: agora me descreva.

O Vereador Aparecido, disse: não consigo vê-lo, o brilho do sol, ofuscou os meus olhos.

O vidente Nhonhô disse-lhe:
“O homem ganancioso, que busca apenas a luz e o brilho, sem uma profissão definida e sem um trabalho verdadeiro, primeiro deveria buscar o seu sustento através do seu talento e nunca deixar a responsabilidade do seu sustento para os outros, se ele (o salário) não vir de uma profissão, você ficará até o fim de vida em buscar da iluminação divina e o brilho do sucesso, mas só terá os olhos da sua vida, queimados pelo brilho da vaidade e dos remorsos na consciência. Um homem que mantém os olhos fixos no sol termina cego, igual aos que fazem da política uma profissão, esquecendo que ser político é a missão mais nobre que existe”, sentenciou o vidente da Rua da Mandioca”.
Os políticos na sua maioria pensam que são heróis, pensam que são espertos na súcia de enganar e lograr o povo e esquecem que ao desviar recursos públicos estão praticando uma malvadeza coletiva, ela retorna a eles com a mesma intensidade e rapidez.

Como esta cidade resiste a tudo: sobrevive a política de grupos, submete a interesses econômicos localizados, tem sempre os cofres combalidos pelo câncer da corrupção, e diante da incompetência administrativa, resta como enganação maior, passar para o povo que a grande saída é privatizar tudo.

Fica a pergunta: se você é incompetente para administrar porque candidatou?
Autor: Wilson Carlos Fuá

Grupo de inteligência da PM apreende drogas e prende suspeitos de tráfico em Aripuanã

A Agência Regional de Inteligência do Comando Regional 8 da Polícia Militar de Juína, recebeu denúncia anônima que no Distrito de Conselvan-MT, região de Aripuanã,  havia o comércio ilegal de drogas.
Na noite do último domingo (13.02) em diligências no Distrito, foi realizado monitoramento de Adriano Antônio Costa, 27 anos, Alcides Aparecido Souza da Silva, 27 anos e Edimar Souza dos Santos, 28 anos.
Com os suspeitos foram apreendidos R$ 1.067 reais em moeda corrente, uma solução á base de amônia, oito trouxas de entorpecentes, três  aparelhos de celulares e materiais que caracterizam o tráfico de entorpecentes.
Adriano, contou aos policiais que  comprava drogas de um caminhoneiro que tem apelido de chavinho.
Com informações da Soldado PM Ana Maria

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Aumento no numero de vereadores custará meio milhão a população aripuanense



Apesar da população de Aripuanã (MT) ter reduzido de 32% em dez anos, a Câmara de Vereadores do Município entende que deve subir de 9 para 11 o número de vereadores. Isso significa onerar os cofres públicos, engordar a conta dos vereadores em detrimento de outros setores que precisam de investimentos emergenciais para melhorar a qualidade de vida da população, como saúde, educação e infraestrutura.

Situação precária dos moradores da Vila Operaria em sair de sua própria casa.

O aumento do número de Vereadores não é obrigatório e sim uma prerrogativa do Poder Legislativo Municipal, porém dentro dos parâmetros constitucionais. Por estar previsto na Constituição Federal, o aumento das vagas de Vereadores, não é considerado ilegal, porém parece imoral quando estradas sem manutenção deixam o município no isolamento, faltam unidades e profissionais de saúde, além de salas de aula e salários mais dignos ao funcionalismo público.
Se de um lado Aripuanã está legalmente apta a ter mais vereadores na Câmara por possuir atualmente, segundo o IBGE, 18.656 habitantes (a Emenda Constitucional 58/2009 prevê 11 vereadores para municípios que tenham de 15 a 30 mil habitantes), de outro faz-se necessário cortes nos gastos públicos.

PSF Vila Operaria, obra a mais de um ano parada.

Fazendo uma conta básica é possível descobrir que dois vereadores custarão meio milhão de reais em quatro anos no bolso do contribuinte. Salário (R$ 3.715,00) mais verba indenizatória (R$ 1.745,00), vezes dois vereadores, são R$ 10.920,00. Então, em quatro anos serão R$ 524.160,00.

Período chuvoso deixa estradas intrafegáveis e alunos do campo têm transtorno com o percurso. 

FIQUE POR DENTRO
Com meio milhão seria possível, por exemplo, construir e equipar duas unidades do PSF (Programa de Saúde da Família), investir em três aparelhos de ultrasonografia de última geração, pagar o salário de um médico por 38 meses, contratar 50 policiais e 50 professores durante um ano, construir 40 salas de aula equipadas ou 10 postos policiais equipados, e muito mais.
E enquanto os vereadores aprovam o número de cadeiras na Câmara, Aripuanã sofre com a falta de oportunidades no mercado de trabalho, de estradas, postos de saúde, escolas, creches, cursos profissionalizantes e outros serviços e obras fundamentais para o desenvolvimento da cidade e de seu povo.

Fonte: Redação e fotos: Top News

Trilha 2012 foi emocionante, chuva , lama e tombos

Na manha de domingo (12), os participantes da trilha ecológica já se aglomeravam nas primeiras horas do dia em frente à Praça Municipal, entre os participantes se encontravam todas as tribos , alguns amantes do cross, casais, e alguns empresários, todos com o espírito de aventura que motiva esse esporte.
O MOTO CLUBE ALTO NIVEL, e a galera dos 100 LIMITES, foram responsáveis pela organização do evento, que fizeram os ofícios para Prefeitura e Policia Militar, e durante o percurso ofereceram assistência para os participantes alem do almoço e refrigerante. A aventura foi garantida durante os 40 quilômetros de trilha, sendo que em sua maioria  o percurso e dentro a mata virgem, aumentando assim o grau de dificuldades, atoleiros, arvores caídas, rios que transbordam durante as enchentes dessa época foram atrativos perfeitos ,  os participantes alem da aventura de moto puderam se banhar em vários pontos .
Destacamos o trabalho da organização que não permitiu a venda, tão pouco consumo de bebidas alcoólicas para evitar acidentes, e a colaboração de todos durante o evento. Agradecimento especial as pessoas que novamente participaram e acreditaram na força dessa galera jovem que fez mais um evento com grande responsabilidade.

Fonte: Picco, CotriNotícias

Cotriguaçu - Transtornos a moradores de bairro são causados por intensas chuvas e falta de infraestrutura.

Rua localizada no Bairro Planalto I

Para criação, faz-se necessário que constem no projeto de cada bairro, os benefícios de infraestrutura, como asfalto, escola, praça, entre outros. Fator que não aconteceu com os Bairros Planalto I e II em Cotriguaçu.
Devido à falta de infraestrutura nesses bairros, no período da seca o problema é com a intensa poeira. Já na estação das chuvas é o acumulo excessivo das águas que formam enormes poças, deixando as ruas intransitáveis com os moradores ficando praticamente isolados.
Sentindo-se prejudicados em razão dos problemas causados pelas chuvas, que formaram várias poças d’água nas ruas, algumas pessoas daquela localidade entraram em contato com o CotriOnline para relatar os problemas enfrentados diariamente.

Os moradores informaram que devido às poças enormes d’água que se formaram, estão impossibilitadas de sair ou entrar nas residências. Esse problema foi causado devido à falta de drenagem nas ruas, fazendo com que a água fique parada.

Outra preocupação é com relação à saúde, pois com o acumulo de água, pode surgir várias doenças, sendo que, com freqüência é avistado sapos e ratos nas águas paradas no bairro. Em razão disso, algumas pessoas inclusive, foram infectadas com a dengue. Segundo algumas pessoas que residem no bairro, faz-se necessário que o poder público faça algo que possa tentar amenizar nesse momento, mas no período de estiagem, deve ser feito um trabalho para que na época das chuvas, casos como esse não venha a se repetir.

Após ouvir essas reclamações, a reportagem recebeu fotos, confirmando que as reclamações procediam. Em seguida, o CotriOnline tentrou entrar em contato com o secretário de obras em exercício, Roque Luis Fernandes, o “cutia”, para saber as providências que Secretaria de Obras iria tomar referente aos problemas, foram várias ligações e após as chamadas, todas foram direcionadas a caixa de mensagens.
Já na manhã desta terça feira (14) o comerciante Claudio Silveira caiu dentro do rio da entrada da cidade, a vítima conta que após ir à chácara de seu cunhado e retornar a cidade ao passar pela ponte na entrada da cidade acabou vindo a sofrer a queda no qual seu corpo foi parar dentro do rio, pessoas que passavam pelo local presenciaram o fato, por sorte a vítima só sofreu escoriações pelo corpo, a moto não chegou a despencar da ponte. O comerciante conta ainda que o local continha muita lama e o pneu acabou derrapando no pranchado causando assim a queda.

Por: André Silveira

Aneel aceita projeto básico da hidrelétrica Juruena, no MT


A superintendência de gestão e estudos hidro energéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda-feira (13/2) que aceitou o projeto básico da hidrelétrica Juruena entregue por um grupo encabeçado pela Eletrobrás Eletronorte.
A usina, de 46MW, ainda tem como interessados junto a estatal a Maggi Energia, a MCA Energia e Barragem e a Lineares Participações.
Após o aceite, a agência analisa o documento, o que passa também pela obtenção do licenciamento ambiental e ao atendimento de outras condições impostas. Caso aprovado o projeto básico, os interessados podem pedir à Aneel a outorga de autorização para a construção do empreendimento.


Fonte: DIÁRIO NEWS

Investigador da região noroeste morre em grave acidente envolvendo viatura e caminhão


Um policial civil morreu vítima de um grave acidente, por volta das 13h, desse sábado (11), próximo ao município de Pontes e Lacerda (449 km de Cuiabá), segundo informou a Polícia Civil.

Joilson Alves Pinheiro, 28 anos, estava lotado na Delegacia de Rondolândia. Ele seguia no quilômetro 287 da BR 174 em uma caminhonete Ford Ranger, quando colidiu com a lateral de um caminhão.

O policial estava sozinho e morreu no local. No caminhão viajava apenas o condutor André Luiz dos Santos, 38 anos, que não sofreu ferimentos, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PJC, Joilson tomou posse na instituição no ano passado. Ele havia terminado o curso de formação recentemente. As causas do acidente não foram confirmadas pela PRF.

Fonte: Julia Munhoz

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cotriguaçu, prefeitura segue com dividas com o Consórcio Intermunicipal


O CotriOnline apurou junto a assessoria da CIDESAVJ a falta de pagamento por parte da
Prefeitura Municipal de Cotriguaçu junto ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento
Econômico e Social Vale do Juruena. A mesma nos informa que a Prefeitura de
Cotriguaçu e também o seu gestor Damião Carlos de Lima já receberam as notificações
sobre a dívida.

Em entrevista concedia ao CotriOnline na tarde desta segunda feira (13) a secretária
Francisca Bartoldo de Almeida diz que, “a Prefeitura de Cotriguaçu não pagou um centavo
se quer de janeiro a dezembro de 2011, e as dívidas continuam no valor de R$ 28.441,80”
concluiu.

Jornalismo sério que é o CotriOnline desmente boatos que circulam em redes sociais por
parte de aliados ao prefeito de Cotriguaçu de que a dívida já estaria quitada.

Lista de inadimplência dos municípios que integram o consórcio e os valores a serem
pagos por cada município:

Aripuanã: Parcelou a dívida e esta pagando corretamente

Castanheira: Segue com os pagamentos em dia

Colniza: Quitou no mês de dezembro de 2011 valores que ultrapassam 90% da dívida.

Cotriguaçu: R$ 28.441,80

Juruena: R$ 44.115,66

Juína: R$ 90.855,44

Fonte: Assessoria CIDESAVJ e dados publicados no Diario oficial da AMM

Texto: André Silveira

Leia também:

Cotriguaçu - Prefeito é notificado por dívidas com a CIDESAVJ



Estado nomeia mais 433 novos professores da Educação Básica, Cotriguaçu na lista


Mais 433 novos professores de Educação Básica foram nomeados para assumir seus cargos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 10 de fevereiro, que circula nesta segunda-feira (13.06) na internet pelo endereço www.iomat.mt.gov.br.

Conforme a Lei Complementar de nº 50 de 1º de outubro de 1998, em seu artigo 15, o concursado terá 30 dias para tomar posse do cargo. O prazo somente poderá ser prorrogado por mais 30 dias, a requerimento do mesmo, “por motivo de força maior ou caso fortuito”, conforme consta no parágrafo primeiro do mesmo artigo.

Os nomeados devem ficar atentos às documentações e exames necessários e que deverão ser apresentados tanto na Perícia Médica como na Coordenadoria de Provimento da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Para serem atendidos tanto na Perícia Médica quanto na Coordenadoria de Provimento, os nomeados deverão agendar o atendimento. Para a Perícia Médica o agendamento é feito pelo Disque-Servidor (0800-647-3633).

Para agendamento na Coordenadoria de Provimento da SAD, os candidatos deverão entrar em contato com o setor por meio dos telefones (65) 3613-3682 ou 3613-3657.

Ao comparecer na Perícia Médica, o candidato nomeado deverá apresentar os exames médicos solicitados na Instrução Normativa nº 007 de 13 de Julho de 2010. Além dos exames necessários, a instrução normativa também traz a lista de documentos que deverão ser apresentados no momento da posse na Coordenadoria de Provimento.

As nomeações foram para os municípios de Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugre, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colniza, Confresa, Conquista D'Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Gaucha do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itauba, Itiquira, Jaciara, Juara, Juína, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Poxoréo, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santa Carmem, Santa Terezinha, Santo Antonio do Leverger, São Félix do Araguaia, São Jose do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, São Pedro da Cipa, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Várzea Grande, Vera e Vila Rica.

Fonte: Mídia News

Audiência discutirá instalação de Bombeiros em Juína

Definida a área para a construção de um quartel do Corpo de Bombeiros em Juína, o comandante-geral, Alexandre Coronel, volta ao município nesta terça-feira (14.2), para participar de reuniões com o prefeito Altir Peruzzo e empresários a fim de definir os rumos para a implantação da unidade.
 As reuniões que acontecem na terça e quarta-feira, servirão para discutir os meios e a forma de captação de recursos que serão empregados na construção das instalações,  em uma área localizada em frente ao hospital São Lucas, região central.
 “Serão necessários esforços do Governo, Corpo de Bombeiros, município, empresários e sociedade organizada, para a construção da sede”, adianta o coronel Alexandre. Não existe previsão no orçamento do Estado que contemple a implantação em sua totalidade, mas segundo o coronel poderá ser feita uma inclusão de parte dos recursos.
 O prefeito avalia que a necessidade de uma contrapartida da prefeitura deverá envolver toda a sociedade organizada e a população no objetivo final. “A compensação financeira não poderá vir somente da prefeitura municipal, temos que discutir com toda sociedade organizada”, considera Peruzzo.
 Em reuniões anteriores, o comandante-geral explicou ao prefeito que a ativação definitiva da Companhia ficaria condicionada à inclusão de novos bombeiros pelo Governo do Estado. “Com a sinalização positiva do governador, teremos o efetivo de trinta bombeiros para trabalhar no município”, pontua o comandante.
 Para o inicio das obras, será designado um oficial da instituição para permanecer na cidade e acompanhar o andamento da construção do prédio, além de preparar a parte de aquisição de equipamentos. “O oficial ficará a disposição da execução do projeto para que possamos em curto espaço de tempo, inaugurar a obra”, acredita o coronel.
 De acordo com o comandante, as constantes visitas a Juína se deve a visível necessidade dos serviços da instituição na cidade. O Corpo de Bombeiros deverá iniciar um diálogo para uma possível parceria e instalação de unidades em Chapada dos Guimarães (60 quilômetros de Cuiabá) e Alto Araguaia (410 quilômetros de Cuiabá).

Fonte: Fonte: Assessoria/Bombeiros-MT   

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Passageiros passam "noite de terror" e tortura dentro de ônibus sucateado




Mais de 50 pessoas, entre elas crianças, mulheres, doentes e idosos, distribuídas em poltronas desconfortáveis, com muito pouco espaço entre uma e outra, passaram  noite de “verdadeiro terror” e desrespeito humano, dentro do ônibus da empresa Real Norte, que saiu de Juara às 20 horas de sexta-feira, 10, para Sinop, outra cidade da região Norte do Estado. Muitos estavam indo a outra cidade para tratamento de saúde.

Para começar a viagem, logo na saída já se ouvia funcionários da empresa dizendo que era preciso torcer para que o veículo não quebrasse no caminho. E foi exatamente o que aconteceu.

Um percurso de 300 qiolômetros, que não deveria demorar mais do que 5 horas, acabou durando quase o dobro do tempo, devido, as péssimas condições da estrada e do ônibus. Considerado uma “sucata”, o carro oferecido ao transporte de passageiros não tem ar condicionado, nem banheiro a bordo. O tratamento é dos mais pífios possíveis; sequer um copo de água mineral é servido. Na configuração geral, as pessoas passaram sede – entre os quais, crianças e doentes.

Para não fugir a regra, um ônibus habituado a quebrar e largar todos pelo meio do caminho. Segundo passageiros que viajam constantemente na linha, e, ainda por cima, quando chove molha a todos que estão no seu interior.

Logo que saiu do asfalto e entrou na estrada MT 220, no trecho não asfaltado, os passageiros disseram que  deu para perceber o que os esperavam:  sem conforto e suportando o barulho de vidro e carroceria batendo, mais parecendo uma escola de samba ou o Clube dos Horrores.

Não durou muito e o primeiro problema apareceu, uma mangueira de ar se rompeu e o veículo começou ficar sem direção, embreagem e freio, que são todos movidos a ar comprimido, segundo os entendidos.

O motorista precisava parar funcionando o motor em alta rotação para repor o ar perdido e poder continuar por mais alguns quilômetros. O problema foi se agravando e o carro foi ficando cada vez mais indirigível. O experiente condutor foi a salvação dos passageiros, que assumiu o risco de seguir em frente com um carro sem as menores condições, para evitar de parar no meio do nada, sem socorro nenhum.

Para não ficar sem freio e manter a produção de ar comprimido pelos compressores do veículo, o motorista começou usar apenas a terceira marcha, evitando assim as frenagens e uso da embreagem, mantendo a aceleração em alta para ter um pouco de comando sobre o ônibus.

Em seguida o carro ficou completamente sem direção, e, segundo o motorista, só era possível guiar por que a estrada é de chão e bastante esburacadas, o que propiciava o movimento das rodas, que mexiam o volante, e, com muito sacrifício e andando devagar, era possível mantê-lo na estrada.

Como se não bastasse a falta de socorro, pois não há telefone e nem sinal de celular na rodovia, ao chegar em Americana do Norte, o motorista foi até um Telefone Público e tentou ligar a cobrar para a garagem em Sinop pedindo socorro.

Mesmo sabendo que havia dois ônibus da empresa no trajeto, ninguém atendia ao telefone por ser ligação a cobrar e nem retornava para ver o que estava acontecendo. Foi necessário um passageiro ligar a cobrar para seu pai em Juara e pedir para que ligasse em Sinop na garagem, informando que era o motorista que estava ligando e pedir para que retornassem a ligação, pois ele precisava de socorro.

Feito isso, o plantonista atendeu e prometeu mandar um ônibus em condições de trazer os passageiros ate o seu destino final. Mesmo assim, aproveitando a ajuda dos buracos, o motorista continuou por mais 35 km ate chegar ao asfalto, onde teve de parar e esperar pelo socorrista, já que na estrada pavimentada não tendo buracos, a direção não obedecia.

Quase 10 horas depois de sair de Juara, todos conseguiram chegar a Sinop. Porém, muitos perderam conexão para outras cidades ou ficaram sem carona para ir pra casa, por que, quem os esperava desanimou e foi embora, sem contar com outros prejuízos.
 “Essa é a vida de quem mora em Juara, de ônibus ou carro particular, nas condições em que as estradas se encontram é quase impossível transpor esse trajeto ate Sinop, mas, para quem depende de transporte coletivo, onde o desrespeito é ainda maior, acontece o que aconteceu, todos vivendo uma noite de terror e tortura, sem que ninguém, pelo menos peça desculpas” – relatou um passageiros, indignado.

Fonte: Show de Noticias com Redação 24 Horas News

Carnaval em Juina terá duas bandas e dois sons para animar o público

Os preparativos para o maior carnaval da região noroeste estão bem adiantados. No próximo sábado, 18 de fevereiro, começa a grande festa do Rei Momo, com algumas novidades. Uma delas é a contratação de duas bandas que animarão os foliões nas quatro noites de festa.
Segundo o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Marcelo Garcia, As bandas contratadas são América e Sedução, ambos do estado do Paraná e bastante conceituadas, não somente em carnaval, mas em festas normais.
Sábado e domingo a festa será por conta da Banda América e na segunda e terça será a vez da Banda Sedução animar as noites e matinês do evento.
"Esperamos dessa forma dar maior empolgação e animação a toda a população, pois nosso carnaval é o maior de toda a região noroeste, seja nas noites de desfile - sábado e segunda - bem como nos demais dias".
Ele revelou ainda que, além das duas bandas, haverá ainda dois sons, um para o folião se divertir e um outro específico para o desfile, voltado para as arquibancadas.
O carnaval juinense terá ainda barracas de alimentação, banheiros químicos, guarda-capacete e estacionamento.

Fonte: Marcelo Guedes da Metropolitana

TJ acolhe, por unanimidade, ação penal contra Riva, acusado de emitir cheques em nome da AL




O que antes parecia inimaginável está acontecendo. Depois de se arrastar nos escaninhos da Justiça, a primeira ação penal contra os acusados de arrombarem os cofres da Assembléia Legislativa de Mato Grosso foi aberta na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - dez anos depois dos possíveis crimes identificados pelo Ministério Público Estadual durante a Operação Arca de Noé, que desbaratou parte do crime organizado em nosso Estado. Nesta quinta-feira, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso acolheu, por unanimidade, ação penal contra o deputado José Geraldo Riva (PSD) e contra o ex-deputado Humberto Bosaipo, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
A ação penal atinge também diversos assessores da Assembleia Legislativa que atuavam no Legislativo quando Riva e Bosaipo, como deputados, compunham a Mesa Diretora da AL, em 1989, além do bicheiro João Arcanjo Ribeiro e seu ex-gerente, Nilson Teixeira.
Acusação apresentada pelo MP contrao Riva, Bosaipo e outros, pelo crime de formação de quadrilha não foi acolhida pelo Pleno por possível prescrição, já que o último cheque provavelmente foi sacado na boca do caixa em 6 de dezembro de 2002, o que deixaria o crime prescrito. O relator do processo foi o desembargador Luiz Ferreira da Silva, elevado ao Pleno pela cota dos advogados, no quinto constitucional.
Proposta pelo Ministério Público, a Ação Penal nº 20089/2011 se refere a 43 cheques nominais da Assembleia Legislativa emitidos a restaurantes e churrascarias. Durante a Operação Arca de Noé, - deflagrada em dezembro de 2002, pelo então procurador da República José Pedro Taques e por promotores do Ministério Público Estadual para combater o crime organizado em Mato Grosso -, foi constatado que os documentos de identidade dos sócios dessas empresas eram falsos, assim como as empresas não estavam também legalizadas junto à Sefaz. Quer dizer, seriam "empresas fantasmas"
Conforme a denúncia do MPE, 21 desses 43 cheques foram trocadas na boca do caixa e alguns desses sacadores seriam assessores dos parlamentares. Parte desses cheques também teria sido trocada nas factorings do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, como garantia de dívidas de campanha. Arcanjo, atualmente, cumpre pena na prisão federal de segurança máxima, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso.
O processo contra Riva e demais acusados agora seguirá em trâmite normal, com a abertura fase de instrução, em que os acusados, através de seus advogados, terão oportunidade de ampla defesa e do contraditório.
UM LÍDER EM MATO GROSSO - Atualmente, Bosaipo é conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado pelo Superior Tribunal de Justiça, justamente pelo seu possivel envolvimento nesta falcatruas. Geraldo Riva, desde aquele longínquo ano de 1989, segue controlando o poder dentro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, ocupando hoje, o cargo de presidente da Mesa Diretora, reverenciado pelos seus pares, os deputados estaduais mato-grossenses (que evitam falar dos processos a que Riva responde) e também por amplos setores da sociedade mato-grossense, já que pontifica como um dos mais importantes líderes partidários do Estado.
Riva é o presidente do novato PSD, ao lado de figuras eminentes da comunidade mato-grossense como os empresários Rui Prado (Famato) e Paulo Gasparoto ( Decorliz e Camara dos Dirigentes Logistas). Em dezembro de 2011, a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros – Ucamb, que congrega grupos de moradores de 260 bairros cuiabanos, condecorou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, com o 1º Prêmio Excelência Comunitária 2011, "em reconhecimento pelos serviços prestados às comunidades, especialmente, pela luta em favor da redução das desigualdades regionais". Em todas as últimas eleições, Riva vem pontificando como o parlamentar mais votado nas urnas do Estado.

Fonte: TJMT