Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 21 de janeiro de 2012

Secretaria de agricultura de Juara distribui mudas de bananas para produtores

Secretaria de agricultura de Juara distribui mudas de bananas para produtores
A secretaria municipal de agricultura através da prefeitura de Juara, com recursos do estado está distribuindo no município, 1.400 (um mil e quatrocentas) mudas de bananas.

As mudas já estão disponíveis desde sexta-feira, 20 de janeiro. Os produtores interessados nesse cultivo poderão retirá-las, neste sábado, na sede da secretaria na Associação dos Criadores do Vale do Arinos (ACRIVALE), ou na feira livre no domingo, período da manhã.

Cada produtor poderá retirar 20 (vinte) mudas, sendo 05 (cinco) de cada variedade. Não haverá custo para o produtor.

Esse é um programa do governo de Mato Grosso que, está fazendo essa distribuição nos 141 (cento e quarenta e um) municípios do estado.

Fonte: Acesse Notícias

Cotriguaçu – Polícia Civil e Militar prendem foragido da justiça e duas armas de fogo

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e Policia Militar de Cotriguaçu, resultou na prisão de Adair Muller dos Santos, foragido da justiça de Tangará da Serra.

O suspeito foi reconhecido por um investigador na manhã de quarta, 18, que logo em seguida, foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil para a constatação dos fatos.

Policiais deslocaram-se até a residência de Adair, localizada no distrito de Ouro Verde dos Pioneiros (Agrovila). Após revista na casa, foram localizados duas espingardas de calibre 32 e cinco cartuchos, sendo dois intactos e três deflagrados.

Foi confeccionado um boletim de ocorrência e encaminhado juntamente com o material apreendido à Delegacia Policial Municipal para conhecimento e providências que o caso requer. O suspeito encontra-se detido.

Participaram da ação: Soldado PM Edival e Soldado PM Advíncola.

Fonte: Jornal Semanaol/Comando Regional VIII / Everton Trindade

Acesso entre Nova Bandeirantes e Parque do Juruena já foi liberado

Já foi liberado o trafego na chamada estrada da Procomp que liga a cidade de Nova Bandeirantes aos garimpos Juruena, Novo Astro e Parque Nacional do Juruena. Maquinas do município com ajuda de populares rebocaram os caminhões atolados na estrada liberando o trafego.
Os caminhões estavam atolados a menos de três quilômetros da cidade próximo ao lixão municipal.  A estrada vicinal liga o município ao Parque Nacional do Juruena, isolou por horas mais de 3 mil moradores da área rural e dos garimpos Novo Astro e Juruena.
Os moradores desta região só tem acesso a cidade de Nova bandeirantes, tendo em vista que existem quatro pontos de alagamentos e três pontes danificadas na MT 208 estrada que liga a região ao resto do País. Inúmeros moradores de Nova Bandeirantes estão em Alta Floresta impedidos de retornarem aos seus lares.

Fonte: Luiz Bacanelo de Nova Bandeirantes

Azambuja avalia de perto as demandas esportivas

O  secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antonio Azambuja, esteve nesta semana, no município de Sapezal. O secretário da pasta visitou o gabinete do prefeito de Sapezal, Jean Galli. Durante o encontro, Azambuja ressaltou que dará atenção às solicitações de apoio requeridas, que visa o incremento do esporte local.
A prática esportiva foi defendida pelo secretário, que enfatizou que o incentivo à prática de esportes é uma das prioridades da Secretaria. “A Seel busca promover o estimulo ao esporte em todos os municípios do Estado”, explicou.

O secretário da pasta também esteve nos municípios de Juruena, Castanheira, Cotriguaçu.  Azambuja afirmou que pretende visitar diversos municípios do Estado, com intuito de observar de perto as demandas de cada cidade, dando continuidade ao desenvolvimento esportivo do interior do Estado. “A visita aos municípios possibilita, permite que representantes de localidades mais distantes da capital apresentem suas demandas e propostas, para estarmos vendo a possibilidade de dar celeridade em ações que culmine o crescimento do esporte em todos os municípios do Estado”, destacou Azambuja.

Fonte: Esportes\MT
Assessoria | ADRIANE RANGEL

Cotriguaçu - PM intensifica policiamento bancário

A Polícia Militar de Cotriguaçu tem intensificado o patrulhamento próximo às agências bancárias e caixas eletrônicos. Os PMs realizam patrulhamento preventivo, verificando possíveis alterações nas proximidades.
Este policiamento tem por objetivo principal o desestímulo de infrações à lei, já que muitos elementos mal intencionados circulam próximos a estes locais à procura de uma vítima ou de uma oportunidade de cometerem delitos.
O Comandante da 2ª Cia PM de Cotriguaçu Sargento Carlos José da Silva ressalta a importância de cada cidadão, pois tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Sargento C. José em sua fala destaca algumas dicas de segurança e orienta às pessoas que não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade, não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos, evitar conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco e ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido.
O Comandante agradece aos cidadãos que, seguramente seguirão as orientações, portanto, “convém evitar que seja vitimado por delinquentes”. Finaliza.

Fonte / foto:Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII
Ana Paula Dias de Freitas - SD PM

Confira as dicas do Procon para compra de material escolar


 

Com a proximidade do início das aulas, começa a corrida pelo material escolar e ao comprá-los, o PROCON fornece dicas importantes que podem significar economia.

Nem sempre o material escolar mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados. A publicidade exerce grande influência sobre crianças e adolescentes, motivo pelo qual se orienta os pais não levar os filhos no momento da compra.

Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida, faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos.

A Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON-MT) faz um alerta à obrigatoriedade das escolas em fornecerem a lista de materiais escolares para que os pais dos alunos possam pesquisar preços e escolher o fornecedor de sua preferência.

É proibido a escola indicar marca de produtos e estabelecimentos comerciais para compra do material escolar, devendo ser livre a escolha do consumidor.

A escola não pode constar na sua lista de materiais itens de uso coletivo, como, por exemplo, papel para provas e avisos internos, material para atividades de laboratório, biblioteca e até utensílios de primeiros socorros. A compra desse tipo de material é de responsabilidade única e exclusiva da instituição de ensino, pois o valor desses produtos está incluso na mensalidade cobrada do aluno.

Para economizar, os pais podem, ainda, se juntar com outros pais para conseguir maiores descontos, negociar a troca de livros usados por novos ou ainda restaurar livros já usados, mas que continuam sendo utilizados pela escola.

Confira abaixo a lista de produtos proibidos em listas de materiais escolares:

Papel convite; papel para flip chart; estêncil e similares; copos, talheres e pratos descartáveis; esponja para louça; guardanapos; disquetes e Cd’s; caneta para lousa; fita ou cartucho para impressora; tonner; tinta para mimeógrafo; giz branco ou colorido para quadro negro; fita adesiva; grampeador; medicamentos; plástico para classificador; pasta suspensa; materiais de limpeza em geral; sabonetes e papel higiênico; kit primeiro socorros.

O PROCON Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.
 
Fonte: Dominique Biancardini Assessoria de Imprensa

Cotriguaçu - trilha no dia 12 de fevereiro

Com a temporada das chuvas, as estradas ficam quase intransitáveis, mas isso não e problema ao amante do cross, que fazem a festa na lama, por isso convidamos todos que gostam para participar no dia 12 de fevereiro de uma mega trilha mata adentro, serão percorridos em média 70 Km., onde serão encontrados vários obstáculos com pontes caídas, árvores no meio da estrada, tombos emocionantes irão fazer parte do cardápio dessa emocionante aventura. A trilha pode ser realizada por qualquer pessoa, homens e mulheres, porque a organização faz um trabalho muito bom no decorrer do percurso com várias paradas, assistência técnica, tempo para hidratação, e manutenção das motos, sendo uma trilha a frente vão os batedores, que mantém uma velocidade média para que não tenha acidentes.
O MOTO CLUBE ALTO NÍVEL e sua comissão de responsáveis integrantes que estão organizando esse evento para todas as idades, já deixamos aqui o endereço para os interessados para a sua inscrição e conhecimento do termo de responsabilidade.

CLEZER - AUTOPEÇAS GAÚCHA
JESSE  - VIP CAR
VALDECIR - COBIMOTOS
PICCO - VATICANO DANCETERIA
CLEANDRO - MOTO RAÇA
GIAN - ESCRITÓRIO MODELO
IVAN - GOTARDO PNEUS

Fonte / foto: Picco CotriNotícias

Ex-prefeito é condenado e terá que pagar multa de quase R$ 1 milhão ao município

O ex-prefeito de Água Boa (730 Km a Leste de Cuiabá), Luiz Elias Abdalla (DEM), foi condenado por improbidade administrativa, perdendo seus direitos políticos até 31 de março de 2016 e ainda terá que pagar multa de R$ 970.380,98. Ele também não poderá contratar com o serviço público ou receber incentivos creditícios pelo prazo de três anos.

A multa aplicada ao ex-gestor corresponde ao dobro da remuneração recebida por ele no ano 2000 acrescido de juros de 1% ao ano e correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e deve ser revertida aos cofres públicos do município.

De acordo com o promotor de Justiça que atua em Água Boa, Leandro Volochko, a multa deverá ser revertida aos cofres públicos. “Esperamos que esse dinheiro seja destinado para a melhoria de obras e serviços públicos, beneficiando diretamente a população”, ressaltou. Segundo ele, a sentença já transitou em julgado e portanto não é passível de recurso. Ele ainda garante que o MPE vai requerer o cumprimento da sentença ao juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Água Boa.

“Inconformado com a decisão proferida em primeiro grau, o requerido chegou a interpor recurso de apelação no Tribunal de Justiça, mas a sentença foi reformada apenas no que se refere à redução do tempo para contratação com o serviço público e exclusão dos honorários advocatícios arbitrados”, informou.

Luiz Abdalla foi acionado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por ter aplicado, em sua gestão, menos do que o limite determinado pela Constituição Federal em Educação; gasto com pagamento de professores acima do previsto em lei e atraso no pagamento de salário destes profissionais; aplicação indevida dos recursos do Fundef; contratação de servidores sem a existência do cargo e de outros 87 sem a realização do devido concurso público.

O ex-prefeito ainda responde por gasto pessoal acima do valor estabelecido por lei, anulação de empenhos em desconformidade com a legislação, dívidas de contribuições previdenciárias e abertura de crédito suplementar sem autorização da Câmara Municipal.

O representante do Ministério Público explicou que, para assegurar a efetivação das sanções, será requerido ao Judiciário que oficie o Cartório da 30ª Zona Eleitoral em Água Boa sobre o período de suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito e às procuradorias do referido município, do Estado e da União sobre a proibição de contratação com o Poder Público.

“Também deverão ser encaminhados ofícios à Receita Federal, Estadual e Municipal, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Central e Banco Nacional de Desenvolvimento para que informem sobre eventual repasse de incentivos fiscais ao ex-prefeito”, acrescentou Volochko.

Fonte: 24 Horas News

COTRIGUAÇU TERA PRESENÇA CONFIRMADA NO RODEIO INDORR DE JUÍNA



 
O movimento sertanejo que tomou conta de todo Brasil, não poderia ser diferente  no Município de Cotriguaçu, que com o rodeio de Juína chegando já agita a cidade com um Pit-Stop na avenida para mobilizar os amantes do rodeio para prestigiar a festa. RODEIO INDORR DE DOM BOSCO já e uma festa tradicional no circuito mato-grossense e esse ano a direção do evento não médio esforços e buscou trazer o que a de melhor no Brasil para a festa contratando os locutores Renato Quadreli e Umberto Júnior da PBR Brasil, o comentarista oficial da liga nacional de rodeio Enrique Moraes, peões do todo Brasil e a presença do atual campeão de Barretos Juberto Morales.
Outra atração especial da festa e o mega show do cantor Eduardo Costa que confirmou ao publico que vem com estrutura completa de som e iluminação, em uma entrevista recente a radio arco íris fm o Sr. José Lino “cabeção” um dos organizadores da festa nos relatou que “ o show do Eduardo Costa foi contratado através de uma pesquisa feita ao publico Juinense” na oportunidade convidou o locutor Picco para fazer a locução comercial durante o evento.

Fonte: CotriNotícias

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Oportunidade - Residência construída à 4 anos esta a venda em Cotriguaçu

Uma residência esta a venda no Município de Cotriguaçu, a casa é de alvenaria, contendo:  dois quartos, uma suíte, um banheiro, sala grande, cozinha toda na cerâmica nas paredes, área em L, toda coberta de telha de barro, cerâmica, toda murada, poço semi-artesiano, portão eletrônico, lote grande, pintura interna, (sem pintura externa e sem calçada) duas fossas toda revestida (uma para banheiro e lavanderia e outra para cozinha). A residência está localizada na Rua Ingrid Egert, Bairro Vila Nova, próximo ao Cartório Eleitoral, maiores informações e interessados ligarem no Celular 69 92864495 falar com Silvana.

BANCO DO BRASIL JÁ É REALIDADE EM COTRIGUAÇU


A Superintendência do Banco do Brasil de Cuiabá através do Sr. Marcelo confirma Agencia para o Município de Cotriguaçu, e conforme informou acessoria do gabinete municipal a instalação já esta em andamento com reforma e adequação do prédio, que são exigências da gerencia para a instalação, devido à segurança e o atendimento aos clientes. Na agencia poderão ser feitos pronaf, fco, aberturas de contas, empréstimos dessa forma facilitando a vida da população que hoje em dia precisam se deslocar ate o município visinho Aripuanã causando assim enorme transtorno para quem precisa usar a instituição financeira. A agência do Banco do Brasil de Cotriguaçu terá de imediato um gerente e mais três atendentes onde os usuários terão duvidas e esclarecimentos sobre contas e financiamentos.
O potencial do Município foi muito decisivo para a vinda da instituição, os projetos de incentivo aos produtores de leite, o grande rebanho de gado em crescimento, e o grande território que ainda tem muitas áreas a serem exploradas, fizeram que Cotriguaçu fosse vista como um Município promissor destacou um dos gerentes regional do banco.

Fonte: CotriNoticias

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Decisão do STF em favor de Geller pode tornar inviável o PSD de Riva?

A simples possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) acatar o mandado de segurança com pedido de liminar impetrado pelo Partido Progressista (PP) e pelo suplente de deputado federal Neri Geller, para ter direito à primeira suplência na Câmara, em lugar do deputado Roberto Dorner, que se filiou ao PSD, além de causar espécie, está deixando muitos políticos com um frio na barriga.

E não é para menos. Uma decisão favorável a Geller pode criar um precedente perigoso não só para Dorner, haja vista que a maioria absoluta dos políticos detentores de mandato e os suplentes que assinaram ficha de filiação ao novo partido também podem correr o mesmo risco do suplente Roberto Dorner, isto é, podem perder o direito ao mandato que ocupam ou a condição de suplente.

Essa é, pelo menos, a  interrogação que surge na cabeça dos líderes do PSD, sigla criada por iniciativa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Se se levar em conta apenas os políticos de Mato Grosso, é possível antever que um grande número de líderes detentores de mandato, seja na capital ou no interior, experimentam situação semelhante à de Dorner, ou seja, também mudaram de partido ao assinar ficha de filiação no PSD, aproveitando a "janela".

Quando se faz esta projeção a nível nacional, então, o número de políticos nesta condição e, também em risco, cresce de maneira exponencial.

A hipótese de que o STF acataria o pedido do Partido Progressista, contudo, leva a outra dúvida cruel: onde estariam os assessores jurídicos do Partido Social Democrático, o PSD de Kassab e de Riva, que não atentaram para esse risco?

Igualmente surpresos devem estar os líderes peessedistas com a situação de risco a que expuseram companheiros, cujas decisões de mudar de partido foram tomadas depois de ouvir seus líderes garantirem que ninguém seria ameaçado de perder o mandato ou perderia a condição de suplente.

Enfim, está criado um impasse cuja solução dependerá do tirocínio dos ministros do STF. Podem rejeitar o mandado de segurança do PP, mas agindo assim estarão contrariando jurisprudência firmada em outros precedentes da própria Corte.

Caso o acatem, o problema também não deixa de ser grave, pois podem inviabilizar o novo partido de Riva em Mato Grosso e de dezenas de políticos espalhados por todos os municípios mato- grossenses. E do país inteiro. Resta saber qual será a reação de Kassab e Riva.

Fonte: Da Redação - Luiz Cesar de Moraes

Polícia registra acidente com vítima fatal em Juína - foto


(foto, Valdeir Silva, JNMT)

Leandro dos Santos 33 anos morreu na hora ao colidir na traseira de uma caminhonete de um supermercado que fazia entregas na Avenida Joinville, no Bairro Palmiteira. Ele conduzia uma motocicleta YBR quando aconteceu a colisão. De acordo com uma testemunha a moto estava em alta velocidade.

Segundo informações, coincidentemente o irmão de Leandro passava pelo local e viu o acidente. A motocicleta ficou parcialmente destruída. O velocímetro ficou travado marcando a velocidade de 80 km. Policiais civis e militares estiveram no local para apurar detalhes da ocorrência. 

O acidente chamou a atenção de muitos populares que se aglomeraram nas proximidades. Segundo informações esta não é a primeira vez que acidentes acontecem na avenida, moradores pedem mais atenção e ações práticas das autoridades. 

Fonte: Cleber Batista, JNMT

Apagão deixou parte de Juína sem energia por mais de três horas; Veja porque


Um apagão na noite desta quarta-feira, ocorrido por volta das 22h15, deixou parte do município de Juína sem energia elétrica por mais de 03 horas. O blecaute, que a princípio parecia ser momentâneo, durou mais do que o esperado, deixando a população apreensiva, já que o calor atrapalhou o sono de muita gente.

Muitas pessoas entraram em contato com a Central da Rede Cemat em Cuiabá, via 0800, porém não foram passadas respostas corretas. A reportagem da Rádio Metropolitana FM tentou uma resposta entrando por várias vezes em contato, via telefone, com a Unidade de Serviço da Rede Cemat de Juína, porém sem sucesso.

Na manhã de hoje tentamos novamente e por volta das 07h45 fomos atendidos pelo Gerente Substituto Vagner, já que Aparecido Costa da Silva está de férias.

Vagner explicou a reportagem da Rádio Metropolitana que o problema que culminou com o apagão ocorreu no linhão de energia, localizado próximo ao Posto Paineiras, onde há uma subestação.

Ele não soube explicar o que motivou o apagão, se foram problemas técnicos ou avarias causadas por tempestades, disse apenas que enviou uma equipe rapidamente ao local, distante 98 km de Juína, e a mesma solucionou o problema o mais rápido possível.

Além de Juína, as demais cidades da região também foram afetadas com o blecaute, porém em algumas, como é o caso de Juara, demorou poucos minutos e a energia elétrica foi restabelecida. Não temos informações sobre os demais municípios da região noroeste.

Fonte: Marcelo Guedes/Metropolitana FM   

Iniciativas atraem recursos para o combate ao desmatamento, Cotriguaçu demonstra iniciativas

Consórcio de organizações firma parceria para promover ações de conservação no Pará e em Mato Grosso

por Globo Rural On-line
Ibama/Divulgação
Nos dois estados com os maiores índices de desmatamento ilegal na Amazônia, Pará e Mato Grosso, começam a ganhar força iniciativas para a redução das emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal, aliadas a outras estratégias como o manejo florestal sustentável – sistema conhecido como REDD+.

Um exemplo do espaço que essas iniciativas têm conquistado é o acordo fechado em outubro deste ano, entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) – instituição do governo norte-americano responsável por programas de assistência econômica e humanitária em mais de 100 países – e um consórcio de organizações ambientais liderado pela organização não governamental The Nature Conservancy (TNC).

O consórcio arrecadou um total de US$ 7 milhões para a execução de iniciativas de preparação para o REDD+ nos dois estados, junto a um grupo de instituições, entre elas: a Usaid, o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, Climate Works, World Resources Institute (WRI), Agência Norueguesa para o Desenvolvimento (Norad), Rainforest Foundation Norway (RFN), Natura, Fundação Ford e Cargill, entre outras.
 Atividades financiadas
Os recursos obtidos vão financiar atividades organizadas em torno de quatro áreas temáticas como: treinamento em REDD+ para funcionários públicos e agentes da sociedade civil, como líderes comunitários, representantes de sindicatos rurais e lideranças indígenas; Apoio ao desenvolvimento verde e à formulação de políticas de REDD+ nos níveis estadual e municipal; Criação de incentivos econômicos para as comunidades que participam dos programas de REDD+; Difusão de melhores práticas agrícolas em terras privadas.

Algumas dessas atividades já estão sendo demonstradas em iniciativas piloto de escala municipal, em São Félix do Xingu (PA), Cotriguaçu (MT) e Altamira (PA). Os projetos devem servir não só para estimular o desenvolvimento sustentável nesses locais, mas para criar modelos que possam ser replicados em diversos pontos da Amazônia.

O REDD+ é um mecanismo criado a partir de discussões globais em encontros da ONU, que busca criar um valor econômico para a conservação de florestas. O objetivo é gerar receitas que financiem a transição para uma economia mais sustentável, com oportunidades de geração de renda para a população local e, ao mesmo tempo, de proteção da biodiversidade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Disputa de Geller e Dorner escancara escaramuças entre josé Riva e Henry

A disputa da vaga de primeiro suplente entre Neri Geller (PP-MT) e Roberto Dorner (PSD-MT), que já evoluiu da Câmara dos Deputados para o Supremo Tribunal Federal (STF), revela apenas a ponta do iceberg de uma queda de braço muito mais acirrada entre dois dos principais líderes políticos em Mato Grosso – Pedro Henry (PP) e José Riva (PSD).

Nos bastidores da política de Mato Grosso, é sabido que o deputado federal Pedro Henry, nomeado secretário de Saúde pelo governador Silval Barbosa (PMDB), nunca deglutiu o fato de o deputado Riva ter cooptado a maioria esmagadora das lideranças do PP para o PSD.

E, vale lembrar, Riva também só não levou Geller para o PSD, fato que deixaria Henry completamente só no PP, por uma questão de foro pessoal. Geller só não abandonou o barco progressista porque recebeu apelos de dirigentes nacionais do PP. Pelo menos ele justificou isso nos bastidores de todo processo de criação do PSD.

Ou seja: esta é a oportunidade ideal para Henry dar o troco em Riva.

À primeira vista, pode até parecer justa a tentativa do Partido Progressista (PP) de tentar assegurar a primeira suplência para o candidato mais votado entre os suplentes, Roberto Dorner, mas politicamente uma vitória judicial seria mais do que emblemática para o esquálido PP de Henry.

A despeito da queda de braço entre os dois 'titãs', Dorner teve o cuidado de se filiar ao PSD, que em Mato Grosso é liderado pelo deputado estadual José Riva, só após receber o aval da assessoria jurídica do novo partido de que não correria riscos de perder a primeira suplência com a migração de partido.

Agora parece ter dúvidas, pois eis que de repente surgem notícias de que o segundo suplente, Neri Geller, que se manteve fiel ao PP, reivindica o direito de ocupar a primeira suplência com a alegação da vaga pertencer à coligação e não ao suplente.

A iniciativa do PP tem respaldo legal, como argumenta Geller, ao mencionar entendimentos do STJ (MS 26602, 26303, 26604 e 27938) de que o mandato e os votos dados nas eleições proporcionais pertencem à legenda.

O empresário Roberto Dorner, que já teve oportunidade de assumir um período na Câmara durante licença de Henry, adianta que não irá recorrer de qualquer decisão desfavorável do STF. Dorner não descarta, inclusive, que pode ter havido falha na análise feita pelos advogados do Partido Social Democrático (PSD) em relação à possibilidade de perda de mandato por infidelidade partidária.

A afirmação de Dorner de que não recorrerá da decisão do STJ, transferindo ao partido (PSD) a responsabilidade por tomar providências a respeito, é sintomática. Dá a entender que nem ele acredita mais na chance de manter a posição de primeiro suplente.

Aparentemente a situação parece mesmo ser-lhe adversa, pois admite também a hipótese de falha na análise dos advogados do Partido Social Democrático (PSD) em relação à possibilidade de perda de mandato por infidelidade partidária.

Se a manobra urdida pelo PP for vitoriosa, o deputado federal Pedro Henry sentirá o gosto de uma pequena revanche no enfrentamento que protagoniza com o deputado estadual José Riva. Riva, por sua vez, que cantou vitória nos primeiros embates, terá perdido uma batalha. E o tabuleiro da sucessão estadual terá, mais uma vez, uma configuração diferente.

Da Redação - Luiz Cesar de Moraes/De Brasília - Marcos Coutinho

Tio acusado de abusar de sobrinha de 7 anos é condenado a 12 de prisão




José Custódio Grazzi, 57 anos, acusado de abusar sexualmente de sua sobrinha de 7 anos no dia 28 de junho de 2011, em Juína, noroeste de Mato Grosso, foi condenado a 12 anos de prisão. O crime aconteceu aos fundos de uma serraria no bairro padre Duílio no fim da tarde daquele dia.
A equipe da TV Record gravou em primeira mão a prisão do suspeito ainda no local do crime. José que a principio era suspeito disse com convicção que não havia feito nada com a menina. Os policiais que atenderam a ocorrência e que são habituados com esse tipo de situação ficaram revoltados com os depoimentos das testemunhas e da vitima.
Visivelmente decepcionada a mãe da menina que tinha o agressor com uma pessoa de dentro de sua casa, ficou perplexa com tamanha brutalidade praticada contra sua filha. Devido a este problema a família foi embora de Juína. Sete meses se passaram e José que está preso na cadeia publica de Juína, foi julgado e condenado, nos não tivemos acesso ao processo que corre em segredo de justiça, mais há informações que ele foi condenado a 12 anos de reclusão. Infelizmente uma criança foi vitima deste tipo de crime que se tornou comum hoje em dia no seio familiar, além de ter trazidos feridas que dificilmente cicatrizará, o caso abalou toda família e chocou a pacata cidade de Juína. A lei ordinária federal 12. 015 que entrou em vigor em 2009 trouxeram inúmeras mudanças no código penal no que tange aos crimes contra a liberdade sexual, com isso aumentou ainda mais a pena para este tipo de crime que está previsto no artigo, 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.
Fonte: Juína News

Quase tudo pronto para o 3º Rodeio Indoor de Dom Bosco em Juína

Acontece de 26 a 29 deste mês, na quadra do Colégio São Gonçalo, o 3º Rodeio Indoor de Dom Bosco, evento que vem ganhando destaque no município e que entrou de vez no calendário de eventos.

Os preparativos estão bastante adiantados, conforme revelou a reportagem da Rádio Metropolitana FM, Jhonny Marcioli, popular Boquinha. Ele informa que as arquibancadas estão todas colocadas, assim como a área vip, bretes, currais e arena.

A edição desse ano contará com os locutores Renato Quadreli e Umberto Júnior da PBR Brasil, o comentarista oficial da liga nacional de rodeio Enrique Moraes, peões do todo Brasil e a presença do atual campeão de Barretos Juberto Morales.

A premiação para o primeiro lugar do rodeio é de R$ 12 mil. A sonorização é outra novidade, a equipe Atlant’s vídeo, som e luz, considerada umas das melhores estruturas do país, já foi contratada.

As cartelas já estão sendo vendidas no comércio Juinense ao preço de R$ 40,00. "E assim como no ano passado, usaremos o serviço de cartão magnético, onde para entrar a pessoa não precisa levar a cartela, apenas com o cartão ela passa nas catracas e entra no recinto. A cartela somente no último dia para concorrer aos prêmios", disse.

Comprando a cartela o público terá direito a entrar em todas as noites na festa, assistir as montarias e os shows musicais de Eduardo Costa, que acontece no dia 28 de janeiro, e de Liu e Léu no dia 29.

Além da dupla Juinense Pinho da Viola e Diogo tocando todas as noites. Ainda na programação será realização o festival de músicas sertanejas, com premiação de até R$ 1.500,00.

Fonte: Marcelo Guedes

Equipe do Corpo de Bombeiros confirma concurso e efetivo para Juína

Esteve em Juína na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, composta pelo Coronel Júlio César Rodrigues, Diretor Operacional, e o Tenente Coronel Ruberval Alexandre de Barros, Comandante do Comando Regional de Tangará da Serra.

Eles se reunirem com o Prefeito Altir Peruzzo, Vice Joselina Moraes e Secretário de Planejamento Luis Bráz onde abordaram detalhes da implantação da unidade do Corpo de Bombeiros em nossa cidade.

A visita técnica visou acertar detalhes da implantação e ao mesmo tempo transmitir a notícia de que o Governador Silval Barbosa autorizou a realização de concurso público para o Corpo de Bombeiros e com isso está certa a destinação de 30 homens para a unidade Juinense.

Segundo o Coronel Júlio César Rodrigues, essa notícia é muito importante, pois o mais difícil é conseguir efetivo. "Conseguir construir o prédio e equipamentos é mais fácil que o efetivo. A garantia do governo é mais um passo importante", disse.

O Prefeito Altir Peruzzo classificou a visita da equipe como sendo a mais importante até agora, pois segundo ele, a confirmação de efetivo impulsiona o projeto e praticamente dá como certa a instalação do órgão em nossa cidade.

Outro ponto abordado é a construção do prédio, que deverá ter contrapartida da prefeitura de Juína, tendo em vista que o estado não garante a construção com recursos próprios.

O Secretário de Planejamento, Luis Bráz, salientou que outra necessidade para a implantação da unidade é a construção de uma casa para abrigar o comandante e oficiais. Segundo o Diretor Operacional, fica inviável para o comandante da unidade, bem como para seus oficiais, terem que pagar aluguel na cidade, por isso da necessidade de uma residência fixa.

O Tenente Coronel Ruberval Alexandre de Barros, Comandante do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra, revelou que a extensão geográfica da regional é muito grande, engloba Juína e todos os municípios da região noroeste, e acredita que a implantação da unidade de Juína desafogará Tangará da Serra e facilitará bastante para esses municípios que hoje estão muito distantes da regional.

Fonte: Marcelo Guedes

Dono de camioneta furtada oferece recompensa de R$ 3 mil

O proprietário de uma camioneta furtada no domingo, dia 15, está oferecendo uma recompensa de R$ 3 mil para quem der uma informação que leve a localização do veículo. A camioneta Chevrolet D-20 estava estacionada a 800 metros da Feira Livre dos Produtores Rurais, quando foi levada – segundo populares – por dois rapazes, um moreno e outro mais claro.

“Eu sei que a polícia está tentando encontrar o carro, mas eu quero oferecer a recompensa porque nestes casos é a informação que pode solucionar. Eu quero recuperar minha camioneta e pra quem me ajudar eu ofereço esse dinheiro”, diz o proprietário do veículo, Ivan Eder Nucci, de 38 anos.

A D-20 furtada é vermelha e tem placas JZX 9980, de Sinop-MT.No momento do furto, segundo informaram testemunhas, o veículo saiu em disparada rumo a Avenida Ismael José do Nascimento. No carro estavam os documentos pessoais de Ivan e três folhas de cheque em branco. Quem tiver informações sobre o veículo deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo fone 190.

Fonte: de Tangará da Serra

Geller aciona STF para tirar Dorner da Câmara Federal

O Diretório Nacional do Partido Progressista (PP) e o segundo suplente de deputado federal pelo Estado de Mato Grosso, Neri Geller, impetraram Mandado de Segurança com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de garantir que o parlamentar ocupe vaga iminente na Câmara dos Deputados, alegando que o primeiro suplente Roberto Dorner praticou a “infidelidade partidária” ao trocar o PP pelo PSD. De acordo com a assessoria do STF, a solicitação foi feita nesta terça-feira (17).

Os autores ressaltam a iminência de uma vaga na Câmara dos Deputados, tendo em vista que Pedro Henry, atualmente deputado federal pela Coligação Mato Grosso Progressista, foi nomeado secretário de Estado de Saúde em Mato Grosso. Alegam que o primeiro suplente, Roberto Dorner, mudou de agremiação e, diante desta situação, Neri Geller seria o detentor da vaga.

Filiado ao Partido Progressista (PP), Neri Geller participou das eleições de 2010, pelo Estado de Mato Grosso, com a pretensão de integrar a Câmara dos Deputados. Na disputa ele obteve 45.196 votos, ficando com a segunda suplência para o cargo de deputado federal. Na eleição proporcional para o cargo de deputado federal, a coligação Mato Grosso Progressista elegeu dois candidatos: Pedro Henry, com 81.454 votos, e Eliene Lima, com 66.482 votos. Roberto Dorner, atualmente considerado o primeiro suplente da referida coligação, somou pouco mais de 50 mil votos.

Por essa razão, Neri Geller formulou consulta junto ao presidente da Câmara dos Deputados questionando qual seria a ordem de suplência em caso de nova licença do deputado federal Pedro Henry ou do deputado federal Eliene Lima. Isto é, ele pretendeu saber quem seria convocado como primeiro suplente pelo PP, levando-se em conta que Roberto Dorner não é mais filiado a tal agremiação.

O presidente da Câmara dos Deputados respondeu que não haveria qualquer alteração na lista de suplência, ou seja, conforme os autos, o presidente daquela Casa afirmou que apesar de não ser filiado ao PP, Roberto Dorner será convocado e empossado, em caso de licença dos titulares, como se fosse o primeiro suplente do PP.

No entanto, Geller e o PP atestam que Roberto Dorner, por não ser mais filiado ao PP, não poderia permanecer na condição de suplente da agremiação por força do entendimento do Supremo (MS 26602, 26303, 26604 e 27938) de que o mandato e os votos dados nas eleições proporcionais pertencem à legenda. Também em razão de pacífica jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que não se aplica ao suplente a Resolução 22.610/07, uma vez que suplente não é mandatário. Mencionaram, ainda, como fundamento, o artigo 21, caput, e parágrafo único da Lei 9.096/95 e o artigo 112, inciso I, do Código Eleitoral.

“Da mesma forma, a Carta Constitucional de 1988, a Lei das Eleições e o Código Eleitoral estão fatos de dispositivos que realçam a importância do partido, de modo que deve ser garantido ao PP a assunção da vaga por um suplente filiado a sua legenda partidária, haja vista a desfiliação espontânea do Sr. Roberto Dorner”, afirmam.

“Eis, portanto, o direito líquido e certo do impetrante, Neri Geller, de ser convocado e empossado, em caso de licença, vacância, renúncia, enfim, de todo e qualquer ato que importe no chamamento de suplente da Coligação Mato Grosso Progressista na Câmara dos Deputados”, complementam.

Assim, os autores do mandado de segurança pedem que seja deferido, com referendo do Plenário, o pedido de liminar para determinar ao presidente da Mesa da Câmara dos Deputados que, ocorrendo vacância (temporária ou permanente) de uma das duas vagas obtidas pela Coligação Mato Grosso Progressista na Câmara dos Deputados, relativas ao Estado de Mato Grosso, seja convocado e empossado Neri Geller como primeiro suplente desta coligação. Ao final, solicitam a confirmação da liminar com a concessão definitiva da segurança. 

Da Redação - Alexandre Alves

Aripuanã: Operadora TIM abusa da paciência de usuários



Seguidas interrupções de sinal e outros problemas técnicos  estão deixando a população de Aripuanã irritada e inconformada com operadora TIM. Não bastasse o desconforto e os prejuízos, a falta de informação por parte da empresa deixa todos ainda mais indignados.
O site Top News por diversas vezes tentou contato para dar alguma satisfação à população, mas não obteve êxito. Chamadas não completadas, mensagens atrasadas, cruzamento de linha, são apenas alguns dos muitos problemas enfrentados pelos usuários.
O usuário Marcelo Menezes que chegou recentemente do Paraná diz em tom de desabafo que além de tantos problemas, o preço das tarifas é um absurdo. Já dona Luzia, informa que usa a operadora com freqüência para mandar mensagens e que todas chegam atrasadas, “imaginou uma hora que for emergência como fica a situação?” enfatizou.
Com relação às falhas, tentamos entrar em contato com a central de atendimento TIM através do *144 e do *222, mas todas as nossas chamadas foram derrubadas.

Fonte: Redação: Top News

Secretaria de Turismo organiza Carnaval de Rua 2012 em Aripuanã



A Secretaria Municipal de Turismo continua organizando o Carnaval de Rua de Aripuanã. Os preparativos que começaram no final de 2011, foram reiniciados esta semana, quando a equipe de trabalho voltou das férias.
A primeira atração acontecerá no dia 11 de fevereiro, com o grito de carnaval que será realizado no balneário Oásis. Haverá ainda, a escolha da rainha e do rei momo, que serão eleitos através do voto do público presente no baile.
O Carnaval de Rua 2012 será realizado na travessa São Francisco de Assis entre os dias 18 a 21 de fevereiro e conforme Maria Gorette, Secretária de Turismo, a edição desse ano terá modificações. “Não teremos mais a competição entre os blocos regulamentados e sim os blocos de rua, formados por grupos de amigos com camisetas ou alguma outra identificação... não haverá obrigatoriedade de fantasias, alas ou alegorias, todos poderão se inscrever independente  do número de componentes, o que vai contar mesmo é a animação dos foliões” explicou Gorette.
Os blocos que participarem esse ano, irão concorrer a uma premiação no valor de R$ 2.500,00. Haverá ainda, premiação para o folião mais animado e para o folião com a melhor fantasia.
As inscrições estarão abertas no início de fevereiro e são gratuitas. Os interessados em inscrever seus blocos e a concorrer ao posto de rainha e rei momo do carnaval, deverão procurar a Secretaria de Turismo de Aripuanã.

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates

Polícia Militar de Conselvan apreende drogas e arma de fogo - foto


A Polícia Militar de Conselvan prendeu por volta das 05h da madrugada desta terça-feira (17.01), Antônio Andrade dos Santos suspeito pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Após denúncias de que o suspeito estava trazendo entorpecentes do Estado de Rondônia para Conselvan-MT, a guarnição da PM aguardou a chegada do ônibus e realizando abordagem foi encontrado com o mesmo vários objetos e substâncias análogas.

Ainda na residência do suspeito foi encontrado mais entorpecentes enterrados no quintal e ainda 01 (um) revólver cal. 38 não registrado que estava escondido dentro do fogão.

Os materiais e entorpecentes apreendidos foram:

173,2 gramas de substâncias análogas á maconha;

41,8 gramas de substâncias análogas á ácido bórico;

88,7 gramas de substâncias análogas á pedras de crack;

01 (um) revólver cal. 38;

12 (doze) munições cal. 38 intactas;

01 (uma) centrifuga Muller;

01 (uma) sanduicheira;

01 (um) celular marca sansung.

Vale ressaltar que somente neste ano de 2012 a Policia Militar de Conselvan-MT já realizou 02 apreensões com drogas.

Fonte: Assessoria do CR-8  

1ª dama é trancada em banheiro junto a dono de loja durante assalto

Uma loja de revenda autorizada de celulares foi invadida por bandidos armados, que renderam as vítimas, entre clientes e funcionários, no município de Colíder (656 km de Cuiabá). A primeira dama Rosângela Block Banazeski estava entre as vítimas.

A Polícia Militar (PM) informou ao site Olhar Direto que uma dupla entrou na loja da “Vivo” e anunciou o assalto. As vítimas foram trancadas em um banheiro no interior da loja enquanto o assalto era praticado, na avenida Tancredo Neves.

Vários objetos foram roubados, entre eles cartões de crédito, documentos pessoais, jóias, a bolsa da primeira dama com todos os seus pertences, além de R$ 8.600 de propriedade de Milena Donadio.

Após roubarem os objetos os criminosos fugiram e deixaram as vítimas trancadas, que não demoraram muito para se soltar e acionar a polícia. Até o momento, não há pistas de um possível paradeiro dos ladrões.

Da Redação - Priscilla Vilela

Chuvas alagam ruas de Juína e deixam milhares de pessoas isoladas em mais quatro cidades


Janeiro e Fevereiro são meses de chuva no Brasil, e constantemente acompanhamos notícias de enchentes nos diversos estados brasileiros. Em Juína, muitos juinenses presenciaram o início da chuva que começou a cair em grande quantidade na tarde desta terça-feira, 17, às 17h:45min. A água alagou por completo ruas e avenidas no município.

A chuva cessou duas horas depois. Quem sofre com o excesso de chuva são os moradores que residem em suas residências localizadas nas baixadas do município, estes que têm suas casas invadidas pela água e são obrigados a se retirar sem ter onde morar.

Vale lembrar também que as estradas de chão também sofrem com o excesso de enxurrada provenientes da chuva. As obras inacabadas e mal estruturadas colaboram para o agravo da situação, impossibilitando parcialmente a trafegabilidade de veículos, além de levar insegurança aos que residem nas “margens do rio”. Os bairros com a maior parcela de população carente geralmente são os que mais sofrem com esse tipo de problema. (texto Éverton Trindade)

Outras cidades
As fortes chuvas que caíram na terça feira 17  isolaram as cidades de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e parte dos municípios de Apiacás e Paranaita, cidades localizadas no norte de Mato Grosso. Essas cidades estão  distantes mais de mil quilômetros de Cuiabá. A situação é de caos e medo.

O primeiro ponto de isolamento ocorreu a 135 quilômetros da cidade de Alta Floresta deixando as cidades de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde isoladas. No primeiro ponto de interrupção do trafego, um córrego que corta a estrada de chão chamada de estadual MT 208 encheu deixando a estrada  coberta com mais de um metro de água, como mostra a foto.

O segundo ponto de alagamento da MT 208 também ocorreu no município de Nova Monte Verde. Outro córrego que corta a estrada estadual trasbordou e cobriu a MT 208 com uma lamina de água superior a um metro e meio de altura e mais de 50 metros de largura. O terceiro e quarto ponto de isolamento da MT 208, ocorreram na parte da estrada que corta o município de Nova Bandeirantes. Duas pontes de madeira foram levadas pelas águas, segundo informações de populares por telefone.

Em Nova Bandeirantes, de acordo com relatos de moradores, também via telefone, próximo a cidade, existem inúmeros caminhões atolados em uma estrada vicinal que liga o município ao Parque Nacional do Juruena  isolando mais de 3 mil moradores da área rural e dos garimpos Novo Astro e Juruena.

Moradores da área rural do município de Paranaíta também sofrem com isolamentos. Hoje a tarde em uma estrada vicinal que liga a MT 208, a poucos metros da MT 208 uma ponte estava sendo recuperada com auxilio de uma retro escavadeira PC.

Fonte: JNMT com colaboração

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Situação é precária na MT-208 e sofrimento de usuários está de volta

Os motoristas que viajarem para os municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacas, norte de Mato Grosso vão encontrar situação precária na MT-208. As chuvas não deram uma trégua no Norte do Estado e vários pontos das estradas esta se formando grandes atoleiros e deixando diversos caminhões e carros presos no lamaçal..
A rodovia é o principal meio de escoamento dos produtos da região, bem como, a chegada de produtos industrializados que movimenta a economia de 9 municípios do norte-matogrossense.
O quadro atual não é novo. São décadas de descaso. Os moradores destes municípios sofrem praticamente durante o ano todo com a falta de condições de tráfego adequada da MT-208. No período de chuva, os atoleiros se transformam em obstáculos para quem precisar viajar. Na estiagem, poeira e buracos dificultam o tráfego e prejudicam o escoamento na produção.
O governador Silval Barbosa prometeu ligar todas as cidades de Mato Grosso com asfalto. E a pavimentação da MT-208, que é um dos compromissos do governador com a região, é aguardo com grandes expectativas pelos moradores dos municípios que são ligados por esta rodovia.
Parte da rodovia chegou a ser recapeada, mas pouco mais de quatro meses depois, o trabalho mal feito acabou cedendo.
Em outubro do ano passado, uma carreta Volvo NL 280, que transportava um trator de esteira, caiu no Rio Braço Dois entre os municípios de Nova Guarita e Alta Floresta.  A ponte de madeira não suportou o peso, se partiu ao meio e carreta caiu dentro do rio. A carreta saiu de Apiacás e seguia para Nova Guarita.
 

74% dos deputados estaduais respondem processos na justiça

Dados do portal Transparência Brasil revelam que 17 dos 24 deputados estaduais da Assembléia Legislativa de Mato Grosso respondem processo na justiça, perfazendo um índice de 74%, o maior entre os estados brasileiros. Atrás de Mato Grosso está Rondônia com 58% dos parlamentares citados em ações na justiça e nos tribunais de contas. O menor percentual é do Acre, com apenas 17% dos deputados estaduais alvos de processos.

Conforme o portal, os parlamentares de Mato Grosso respondem judicialmente em casos de improbidade administrativa, peculato, compra de votos, distribuição de combustíveis, desvio de dinheiro da Assembléia Legislativa, envolvimento em irregularidades no Fundo de Assistência Parlamentar, envolvimento com a máfia das ambulâncias, crimes ambientais, irregularidades em convênio na época em que ocupavam outros cargos públicos, além de ações penais.

As ações movidas contra parlamentares – que detêm foro privilegiado conforme a Constituição Federal – tramitam no Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Grande parte das ações foram movidas pelo Ministério Público Estadual.

Confira a lista:

Airton Português (PP/MT)          02 processos
Baiano Filho (PMDB/MT)           04 processos
Emanuel Pinheiro (PR/MT)       07 processos
Ezequiel Fonseca (PP/MT)        03 processos
Guilherme Maluf (PSDB/MT)     02 processos
J. Barreto (PR/MT)                      01 processo
Luciane Bezerra (PSB/MT)        03 processos
Luiz Marinho (PTB/MT)              04 processos
Luizinho Magalhães (PP/MT)   01 processo
Mauro Savi (PR/MT)                   02 processos
Nininho (PR/MT)                        28 processos
Percival Muniz (PPS/MT)           08 processos
Riva (PSD/MT)                              126 processos

Romoaldo Júnior (PMDB/MT)  21 processos
Walter Rabello (PP/MT)            02 processos
Zé Domingos (DEM/MT)           01 processo
Zeca Viana (PDT/MT)               02 processos

Fonte: De Rondonópolis - Débora Siqueira

Prefeito Altir Peruzzo se reúne com corpo de bombeiros em Juína

Dois militares do corpo de bombeiros do Estado de Mato Grosso estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (17.01) com o prefeito municipal de Juína, Altir Peruzzo em seu gabinete, para discutir os últimos ajustes para a instalação de uma unidade do corpo de bombeiros no município.

Conforme declarou o Coronel  Julio Cezar Rodrigues, diretor operacional do corpo de bombeiros de Mato Grosso, a reunião foi muito produtiva porque definiu passos importantes para a implantação da unidade em Juína. Coronel Rodrigues ressaltou que é necessário ter o efetivo pronto para esta unidade que inicialmente começará com 25 homens, sendo mais cinco oficiais que poderá vir de outras cidades.

Com a definição do local onde será construída a sede, a preocupação será com o efetivo que será necessário a realização de um concurso regionalizado, realizado pelo governo do estado.

Outro ponto discutido foi de onde sairá os recursos para construção da sede do comando do corpo de bombeiros no município,  em uma área localizada em frente ao hospital São Lucas, região central.

Coronel Rodrigues adiantou que o estado não tem orçamento para construir a sede em Juína e que é necessário a contra partida do município.
Para o prefeito Altir Peruzzo, a contra partida não será somente da prefeitura municipal e sim de toda sociedade organizada.

- Se esperarmos somente pelo estado, a obra não será feita, ou se esperarmos somente pelo corpo de bombeiros de Mato Grosso a obra também não será feita, e se deixarmos somente para o município, esta obra não será concluída- alertou Peruzzo.

- Queremos esta obra pronta até dezembro de 2013, com todos os homens do corpo de bombeiros aqui na cidade – pontuou Coronel Rodrigues.

Atualmente existem, além de Cuiabá e Várzea Grande 15 unidades do corpo de bombeiros no estado de Mato Grosso.

Fonte: Juína News

Madeira apreendida em MT vira matéria-prima em reforma de hospital

Madeiras apreendidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) em Mato Grosso, antes suscetíveis ao apodrecimento em pátios, têm sido usadas em uma série de obras realizadas em diferentes municípios do estado e até mesmo fora da unidade da federação. Elas foram doadas após serem cumpridos todos os trâmites relacionados à ampla defesa dos autuados e andamento de processos administrativo e criminal. Em valores, os bens superam a cifra dos milhões.
Somente a regional do órgão que fica em Juína, cidade distante 737 km de Cuiabá, encaminhou para a doação um total de 22.386,36 metros cúbicos de madeira em 2011. O material destinou-se principalmente ao atendimento de demandas em instituições das cidades que estão sob jurisdição da regional, além de prefeituras. Em valores, os mais de 20 mil metros cúbicos representaram R$ 9,1 milhões.
Conforme explica Johnny Alex Drehmer, gerente executivo do Ibama em Juína, as doações são referentes a processos iniciados no ano passado ou mesmo em outros anos, mas que em 2011 tiveram desfecho. "A maioria das apreensões ocorre em pátios de madeireiras. Outra parte durante o transporte, além de ocorrer ainda no mato, quando detectamos a extração ilegal. Essas doações foram as administrativas, mas temos também as efetivadas pelas comarcas estaduais, quando o Ministério Público Estadual sugere a doação e o juiz acata e determina", explicou, ao G1.
Ao todo, foram 14.486,38 metros cúbicos de madeiras em toras e 7.899,98 metros cúbicos de madeiras serradas doados em 2011. Na lista das espécies estão, por exemplo, Ipê, Cumaru, Cupiuba, Garrote, Garapeira, Peroba, Cedrinho, Cambará, Cerejeira, Jequitibá, Tauari, Caixeta. Se somadas as doações administrativas de 2011 e as doações judiciais acolhidas nos julgamentos do ano passado, foram mais de 33 mil metros cúbicos de madeira encaminhados para instituições.
Em Juína, a prefeitura da cidade decidiu empregar a madeira recebida para fabricação de móveis para as escolas e também para a reconstrução de pontes. "Ainda temos reserva dessa madeira e a utilizamos de acordo com a necessidade", disse o prefeito Altir Antônio Peruzzo. O gestor estima uma economia na ordem de R$ 1 milhão a partir da doação. "Se fôssemos ter que comprar, gastaríamos isso", acrescentou.
Em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, a Associação dos Idosos também recebeu doações de madeira. De acordo com o presidente da entidade, Nelson Bigaton, o material será revertido na construção de um centro de convivência. A destinação para a localidade ocorreu por meio do Ministério Público.
De acordo com o gerente do Ibama em Juína, as doações ocorrem mediante pedidos e cumprimento de requisitos. "As entidades devem apresentar um plano de uso para receber a madeira. Elas geralmente são usadas para reforma em escolas, estruturas de prefeituras, associações, carteiras escolares, móveis de repartições públicas, além de pontes", frisou Johnny Alex Drehmer.
No Sul

Madeira apreendida na regional de Sinop é utilizada em obra de reforma de hospital gaúcho (Fo Divulgação/Prefeitura)Em São Domingos do Sul, no Rio Grande do Sul, a reforma de um hospital do munícipio ocorre mediante emprego da madeira doada pelo Ibama, da regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá. Foram 103 metros cúbicos encaminhados à cidade gaúcha, representando cerca de R$ 50 mil em valores.
Em entrevista ao G1, o prefeito Edílio Capoani explicou que a Secretaria Estadual de Saúde havia exigido a reforma da unidade e que a madeira doada barateou a obra. “A doação vinda de Mato Grosso barateou a obra em 20%, algo em torno de R$ 150 mil”, contou o gestor. De acordo com o prefeito, o hospital foi construído há mais de 50 anos e será ampliado em 300 metros. Devem permanecer os 25 leitos da unidade. Porém, os leitos serão transformados em apartamentos para atender aos pacientes.
"A doação ajudou muito, com toda a certeza. Até porque sem essa doação a gente ia sofrer um ano a mais para fazer tudo e em abril deste ano a obra já vai estar concluída. Nós teríamos que lutar muito mais para garantir os recursos para a reforma”, salientou o prefeito, ao G1.
Além da prefeitura gaúcha, prefeituras de vários municípios solicitaram doação de madeira junto à gerência de Sinop. Os pedidos vieram das cidades de Marcelândia, Nova Ubiratã, Cláudia, União do Sul, Santa Carmen e Alta Floresta. A prefeitura de Sinop, por exemplo, elaborou projetos pelos quais pleiteia a madeira para obras em escolas, pontos de ônibus e construção de quiosques.
A mesma gerência do Ibama foi responsável ainda pela doação de madeira utilizada na obra da Embrapa em Sinop. "Calculamos que 90% da madeira usada na obra da Embrapa foram encaminhadas pelo Ibama. Foram mais de dois mil metros cúbicos doados", falou Evandro Carlos Selva, do Ibama de Sinop. De acordo com o instituto, para receber os bens apreendidos, órgãos e entidades devem encaminhar ofício ao Ibama.

O trâmite

Duas podem ser as formas de doação de madeira pelo Ibama. Elas dependem da circunstância em que o bem é apreendido. Se for na chamada etapa 'sumária', quando fiscais do órgão identificam que a madeira é clandestina (transporte ilegal, fruto de extração irregular, sem documentação), ela pode ser revertida de imediato.
Mas na chamada doação administrativa faz-se necessário o cumprimento de trâmites. "O Ibama lavra o auto de infração e havendo madeira ilícita, a apreende. A cópia desse procedimento administrativo vai para o MPE apurar se houve cometimento de crime ambiental. Ou seja, começa a correr contra o infrator o processo administrativo (Ibama) e o processo criminal (MPE)", salientou Drehmer.
Com o processo instruído no Ibama, é assegurado ao autuado o direito à ampla defesa e contraditório. Ao ser concluído, o caso entra em pauta para julgamento, quando se determina a aplicação da penalidade de perdimento da madeira. O grupo tem autonomia para verificar se a madeira está em estado para doação e, a partir disso, ela é entregue para as instituições.
2012

Em 2012, em função do ano eleitoral, o Ibama deve ficar impossibilitado de promover doações de madeiras, voltando o procedimento a ser normalizado em 2013.

Leandro J. Nascimento e Iara Vilela
Do G1 MT