Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 7 de janeiro de 2012

Vice-prefeito de Campo Novo dos Parecis renuncia mandato

O vice-prefeito de Campo Novo do Parecis, Teodolino Guedes da Silva (PSDB), renunciou ao mandato. Ele comunicou à câmara que irá se dedicar exclusivamente aos negócios particulares. Teodolino apresentou a renúncia, na quarta-feira (04). Na ocasião, o vice-prefeito antecipou que renunciaria, mas prometeu fazer isso em fevereiro, quando a câmara retomaria as sessões plenárias.

Ele alega que não concorda em receber sem trabalhar. O comunicado foi recebido pelo presidente da casa, Leandro Martins dos Santos (PT). O vice afirma ter se afastado do prefeito Mauro Berft (PMDB) depois de pedir uma licença de saúde em junho de 2011 e romper politicamente com a gestão por discordar de ações do Executivo. Tabelião cartorário, ele vinha recebendo por mês R$ 5,5 mil.

Fonte: Só Notícias/Gazeta Digital

Eleições 2012 já mobiliza Cotriguaçu

Em 2012 é ano de eleições municipais que elegem os prefeitos e vereadores de cada município conforme a Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Em Cotriguaçu há muitas cogitações sobre quem serão os candidatos  a prefeito e a vereadores. Muitos comentários paralelos já apontam apoios dos representantes políticos a nível estadual.  

José Riva  desde que se elegeu para deputado estadual em 1994, na coligação com Dante de Oliveira, com menos de 9.000 votos nunca mais perdeu eleições, mesmo carregando em suas costas mais de 100 processos. Riva já declarou em entrevistas locais que o ex-prefeito Gilberto Siebert deverá ser o possível candidato do grupo. Outro possível aliado de Gilberto deverá ser o atual prefeito Kiko e toda sua cúpula do PR, que conta também com os vereadores Dorival, Neca, o vereador licenciado Cutia e o ex-vereador Cotcharapa.

Alguns representantes políticos no cenário estadual dividem as opiniões do eleitorado Cotriguaçuense que nessas eleições de 2012 prometem esquentar o caneco na campanha política para definir o futuro prefeito do município.
Riva e Gilberto estão filiados ao recém criado PSD, partido novo que promete muito em todo estado de mato grosso.

Enquanto isso, de outro lado a Vereadora Rose (PMDB) que já foi secretária de assistência social e cumpre seu primeiro mandato na câmara municipal, tem apoio declarado de nomes de peso no estado  como o Governador Silval Barbosa, os deputados federais Valtenir Pereira, Carlos Bezerra e dos deputados estaduais Luciane Bezerra e Nilson Santos.

Ainda com chances de lançar candidato está o Partido dos Trabalhadores (PT) que em 2008 lançou candidatura própria, o partido para este pleito busca entre seus filiados um nome para majoritária ou se apoiará algum candidato, várias reuniões vem sendo feita internamente. A sigla conta com um nome forte em seu apoio, o do ex Deputado e agora Secretário Estadual de Educaçao Ságuas Moraes, que teve votação superior a 2 mil votos nas eleições de 2010 no município.

Se de fato a oposição a atual administração se “rachar” a exemplo de 2008, quando os votos da oposição foram maioria, mas infelizmente vieram a se dividir em 2 candidatos, os candidatos do PMDB e PT terão que trabalhar dobrado para que o candidato do atual prefeito não se eleja, caso contrário tudo leva a crer que o futuro prefeito de Cotriguaçu deverá ser Gilberto Siebert, estendendo assim a "dobradinha" Kiko e Gilberto para 16 anos a frente do executivo municipal.

Resta ao eleitor que a memória de cada munícipe seja vigorosa, implacável e virtuosa, trazendo a tona os assuntos de eleições e debates de interesse de cada um. Que todos possam avaliar o que foi feito de concreto, o que foi prometido, o que foi discursado e acima de tudo, o que foi cumprido. Esperar o período eleitoral e analisar a melhor proposta daqueles que querem administrar Cotriguaçu nos próximos 4 anos, e através do processo “democrático” escolher através do voto nossos próximos representantes.

Por: André Silveira c/ informações Cotrinotícias

Corpo de jovem é encontrado em rio de Aripuanã

 

Foi localizado, no fim da tarde desta sexta-feira (06), o corpo do jovem Rodrigo Araujo da Silva (22), que havia desaparecido no Balneário Oásis desde terça-feira, quando tomava banho no rio, acompanhado de dois amigos.
O Corpo de Bombeiros e a equipe Aripuanã Radical estavam encerrando as buscas pelo jovem, devido ao horário e a luz do dia, quando foram comunicados por um amigo da vitima, que algo estava boiando próximo a ponte da usina PCH Faxinal. Eles foram até local e constataram que realmente se tratava de um corpo. O pai do jovem, que também estava no local, identificou o corpo como sendo de seu filho.
Ao concluir as buscas com êxito, o Ten. Evandro deixou um alerta aos banhistas, “é preciso que todos tomem muito cuidado ao frequentar esses locais, devido à cheia e as fortes correntezas, o risco de afogamento torna-se maior, principalmente as crianças e pessoas que ingerir bebidas alcoólicas” frisou o tenente.
Antonio Araujo, afirmou que o corpo de seu filho será translado para Nova Bandeirantes, onde ocorrerá o sepultamento na presença de familiares e amigos.

Fonte e foto: Top News

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reflexão: Político de quatro em quatro anos...

Parceria incentiva produção de castanha-do-Brasil em assentamento modelo no Noroeste de MT


Um termo de cooperação técnica, com objetivo de apoiar a produção e comercialização de produtos florestais não-madeireiros por agricultores do Projeto de Assentamento (PA) Vale do Amanhecer, foi firmado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a indústria de artefatos de madeira Rohden Indústria Lígnea Ltda, Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) e a Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Adejur).
O assentamento localizado no município de Juruena, a 880 quilômetros da capital, na Região Noroeste do Estado, e abriga 177 agricultores, é considerado modelo e está em processo de obtenção de regularização fundiária e ambiental com recuperação das áreas degradadas; aproveitamento da madeira desvitalizada em pastos e roçados e a coleta e processamento da castanha-do-Brasil.
Segundo a analista de Meio Ambiente da Coordenadoria de Ecossistemas da Superintendência de Biodiversidade da Sema, Eulinda de Campos Lopes, “a iniciativa faz parte das políticas de redução do desmatamento e de incentivo à produção sustentável, e estruturação das cadeias dos produtos da sociobiodiversidade, que vem sendo implementada pelo Governo do Estado por meio da Sema”.
Essas ações têm proporcionado reflexos positivos ao cenário atual do extrativismo, considerado como uma atividade prioritária para o desenvolvimento sustentável do estado.
“O reconhecimento da importância de manter e valorizar a floresta enquanto absorvedora de gazes de efeito estufa aliado à crescente conscientização mundial da necessidade de se investir em um modelo de desenvolvimento mais sustentável têm resultado em cada vez mais visibilidade das populações extrativistas, dentro e fora do país”, avaliou Eulinda Lopes.
CASTANHA-DO-BRASIL - O Plano Nacional para Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade (PNSPSB), do Governo Federal, destacou a castanha-do-Brasil como um dos produtos extrativistas prioritários nesse processo.
Para o Governo do Estado, estruturar a cadeia produtiva da castanha-do-Brasil em Mato Grosso é uma questão fundamental porque sua exploração conserva a floresta amazônica, incrementa a renda dos agricultores e comunidades indígenas, além de diversificar o setor produtivo, comentou a analista de Meio Ambiente da Sema.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) referentes ao ano de 2009, o estado é o 5º maior produtor de castanha do país. Entre 2003 e 2008 houve um aumento de 116% da produção total de castanha e um incremento de preço de mais de 200%, ampliando a importância da atividade no cenário econômico estadual.
“Esse crescimento da produção é o resultado da implementação de iniciativas que apóiam a produção comunitária e promovem a abertura de oportunidades de mercado e comercialização, gerando renda para a sociedade local”, destacou Eulinda Lopes.
Uma das ações executadas pela Sema nesse sentido foi o Projeto “Promoção da Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso”. Implantado em 2003 fortaleceu a cadeia dos produtos da sociobiodiversidade, como uma alternativa sustentável ao modelo de desenvolvimento baseado na atividade madeireira e agropecuária que era, até então, adotado no noroeste de Mato Grosso.
Em relação à castanha-do-Brasil a técnica lembra que uma das dificuldades para a estruturação da sua cadeia produtiva em Mato Grosso é justamente o acesso as áreas de castanhais, normalmente localizadas em áreas privadas. “Nesse sentido são muito importantes as parcerias como esta, envolvendo associações, cooperativas, entidades privadas e o poder publico. Dessa forma é possível dar escala a atividade da extração do produto, incrementando o potencial das cadeias produtivas”, destacou.
PARCERIA - Pelo Termo de Cooperação Técnica, cabe à Rohden Indústria Lígnea Ltda, selecionada pela Sema como Unidade Demonstrativa de Manejo Florestal Madeireiro Empresarial, disponibilizar a área de floresta da reserva legal para coleta de castanha-do-Brasil, pelo grupo de agricultores do PA Vale do Amanhecer. Grupos de 15 agricultores farão a coleta.
A empresa foi selecionada em razão da sua atuação positiva no manejo florestal madeireiro empresarial, em 25 mil hectares de floresta. Desde 2002, está certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) o que garante o acesso a um mercado crescente, no Brasil e no exterior, que só aceita produtos florestais certificados.
A Coopavam e a Aderjur são os responsáveis pela seleção dos agricultores que participam da coleta da castanha. A cooperativa adquire a produção coletada na reserva da empresa, de acordo com o valor combinado com os coletores selecionados e fornece as informações sobre os castanhais e a coleta (produção semanal).
A Adejur é também responsável por apoiar o grupo de agricultores selecionados disponibilizando informações técnicas sobre a coleta, beneficiamento e armazenamento das castanhas-do-Brasil.
A Sema é a responsável pela estruturação da cadeia produtiva e articulação entre os parceiros.

Fonte: Da Redação / O Documento

Capivara invade um complexo esportivo e nada em piscina

Da Redação - PV

Uma visitante diferente chamou a atenção de funcionários públicos que realizavam a limpeza nos arredores de um complexo esportivo em Alta Floresta, nesta sexta-feira (06). Uma capivara invadiu o local e entrou na piscina, de 25 metros, onde nadou graciosamente durante algum tempo, aproveitando as águas límpidas do local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o animal da piscina. Os primeiros funcionários que avistaram o animal falaram sobre o fato inusitado, “De longe a gente viu a água tremendo, quando cheguei na beira da piscina, a bicha tava lá no fundo da água; ela nadou pro outro lado e subiu, ai mergulhou de novo, toda tranqüila”, relatou Antonio.

O animal foi apreendido facilmente por Lucas, militar do corpo de bombeiros, que fez questão de contar a experiência. “Veio a viatura de resgate junto com a de incêndio, busca e salvamento para fazer a apreensão.

As informações são do Nativa News

Tiririca é preso em Cotriguaçu


Foto ilustrativa

Rapaz conhecido como “Tiririca” vai cantar a florentina na cadeia de Colniza, se o caso se não fosse trágico seria cômico, se tratando do apelido do acusado de furto em uma chácara no município de Cotriguaçu. A policia Militar vinha recebendo várias denúncias de furtos em fazendas e sítios da região, onde os meliantes sempre se apropriavam das traias de lida de gado, arreios, materiais usados no dia-dia do campo.

No dia 1 de janeiro 2012 a viatura da Polícia Militar se deslocou para atender a uma denúncia de furto na linha cascalheira, chácara santa helena de propriedade do Sr. Deildo Bernardes Silva, onde na sexta feira o meliante Idinei Dos Santos Souza conhecido popularmente como “tiririca” teria furtado arreios da propriedade, chegando à cidade com intuito de vender o material do furto pelo valor de R$ 380,00, constando uma peiteira, um cabresto, e uma cabeçada, foi denunciado no mesmo momento pelos compradores que suspeitaram da venda dos objetos, e mesmo ficando em prejuízo do dinheiro devolveram o material ao dono e fizeram a detenção momentânea do suspeito ate a chegada da guarnição, tiririca foi preso em flagrante  e conduzido junto ao material furtado a delegacia de policia militar de Cotriguaçu, para que seja tomadas as devidas providências que o caso requer.

Participaram da diligencia na guarnição da PM cabo Martins, Soldado F. Silva e soldado Candido.

Fonte: COTRINOTICIAS

Cotriguaçu - Tudo pronto para a grande festa de Reis da Linha Gaúcha

Festa preparada acontecerá neste domingo (08) a tradicional festa de Reis da comunidade da São Luis da Linha Gaúcha. Segundo a presidente da comunidade Sr.ª Márcia Dreher esta tudo pronto para receber aos amigos e toda a população de Cotriguaçu e região para esse grande evento.
Neste ano de 2012 marcará exatos 20 anos da fundação da comunidade e esta será a edição número 18ª da festa de Reis. A comunidade São Luis nasceu da união de algumas famílias ali existentes no ano de 1991 com passagem para 1992 entre evangélicos, católicos e demais religiões, onde devido o isolamento na época enfrentado por esses moradores resolveram se unir em uma só comunidade, as primeiras festas aconteceram entre os mesmos e aos poucos foi se expandindo ao longo do município, se tornando hoje uma das maiores do município.
Há alguns dias organizadores e voluntários vêem ajudando na arrecadação de mantimentos para a realização da grande festa, por eles apadrinhada como festa da partilha. Os “Reis” nestes últimos dias que vem antecedendo a festa fazem o trabalho de saírem de casa em casa sempre nas noites com suas cantorias a fim de animar e também descontrair os moradores, comerciantes e empresários que os recepcionam, os contribuintes por sua vez fazem a doação de alimentos e dinheiros a fim de contribuírem com a realização da festa, vale lembrar que todo alimento arrecadado é servido no dia da festa com um delicioso almoço a toda população presente totalmente de graça, somente o consumo de bebida será cobrado. Além da população cotriguaçuense a organização tem recebido apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, esse é o segundo ano consecutivo que a comunidade recebe o apoio do governo estadual. 
“Quando dizemos que Cotriguaçu é uma cidade maravilhosa não estamos mentindo, estamos nos referindo ao povo que é um povo hospitaleiro e sempre disposto em ajudar” pontuou Wanderson Mello um dos voluntários que ajuda na organização. Ele também conta que foram muitos dias e noites preparando tudo para melhor atender a toda sociedade não só de Cotriguaçu, mas de municípios vizinhos como Juruena, Castanheira entre outros, visto que nessa época do ano muitas pessoas estão visitando o município e seus familiares e aproveitam esse dia tão especial para se fazer presente.
No ano de 2011 a festa contou com a presença dos prefeitos Dega da cidade de Castanheira, Bernardo de Juruena e Kiko gestor de Cotriguaçu, além de vários vereadores, ambos ficaram agradecidos com tamanha organização e receptividade no evento.
A presidente Márcia Deher deseja que no domingo todos compareçam muito felizes em mais uma edição dessa grande festa que já se tornou tradicional no município de Cotriguaçu, sendo sempre realizada no dia 06 de Janeiro ou no primeiro final de semana subsequente.
O evento terá início no domingo pela manhã com a celebração que será realizada na capela da comunidade. Logo após se dará início ao almoço com churrascos e saladas totalmente gratuitos, a organização pretende servir mais de 1.200 kg de churrasco, logo após o almoço terá o matine dançante que se estendera até noite de domingo com a animação dos Maninhos do Forró, e a partir das quatro horas as semifinais e finais da 3ª Copa de Reis.
A comunidade São Luis da Linha Gaúcha convida a todos para que participem a fim de compartilharem com muita harmonia essa data especial.
Premiação da 3ª Copa de Reis
1° lugar – R$ 1.000,00
2° lugar – R$ 500,00
3° lugar – R$ 250,00
4° lugar – R$ 125,00
Horário de ônibus
O transporte de passageiros até a festa iniciará às oito da manhã, sendo que ele chega à festa e já retorna a cidade para continuar o transporte da população e assim por diante.
Por: André Silveira c/ informações Wanderson Mello

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Magistrado e Riva teriam acordo para salvar prefeito; deputado nega

Glaucia Colognesi

José Riva     O advogado Saulo Almeida Alves denunciou o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), por usar de sua influência junto ao Poder Judiciário para ajudar o prefeito de Barra do Bugres Wilson Francelino de Oliveira, conhecido como Wilson da Casa do Pescadô (PSD), a voltar ao cargo depois de afastado por decisão de primeira instância acusado de cometer improbidade administrativa.
     O advogado que tem como cliente o vice-prefeito Laercio Noberto Júnior, o Junior Chaveiro (PMN), também acusou o desembargador Dirceu dos Santos pelo crime de venda de sentença. Dirceu foi o magistrado que concedeu liminar para o prefeito Wilson Pescadô ser reconduzido ao cargo. A denúncia do advogado foi registrada e protocolada na Polícia Federal. Para conferir a íntegra da denúncia a qual o RDNews teve acesso, clique no link no final do texto No documento, ele relata como soube do suposto crime. Ao saber que o prefeito afastado iria recorrer da "cassação" no Tribunal de Justiça, Júnior Chaveiro, que respondia como prefeito, o designou para acompanhar o caso.
     No dia 22 de dezembro, o advogado Saulo então teria ido ao gabinete do desembargador Dirceu, responsável pela ação, em busca de uma audiência com o magistrado. Na sala de espera também aguardavam outros advogados, inclusive o advogado do prefeito que estava afastado, Reinaldo Lourençoni Filho.
     O advogado do prefeito afastado teria saído da sala, quando o deputado Riva entrou no gabinete do magistrado. Cinco minutos depois, Dirceu saiu e perguntou quem era o advogado de Barra do Bugres e Saulo teria respondido que era ele. Acreditando que Saulo seria o advogado do prefeito afastado, Dirceu o levou para uma sala reservada e confessou que o caso era difícil, mas iria deferir o recurso de Wilson Pescadô a pedido da Assembleia Legislativa.
     Quando percebeu o engano, Saulo revelou a Dirceu que não era o advogado do prefeito afastado e sim do que estava em exercício. Saulo teria pedido cautela na decisão e exposto que Wilson Pescadô era acusado de superfaturamento na compra de remédios e que além disso ele responde por outras oito ações civis públicas. Mesmo diante das irregularidades, Dirceu teria insistido que iria cumprir o pedido de Riva.
     Riva nega acusações   
   O parlamentar nega as acusações e diz que são denúncias absurdas e infundadas. "Não uso de tráfico de influência nem para resolver os meus problemas, quanto mais para solucionar os dos outros", alegou.
     Riva também acusa o advogado-denunciante de agir com a intenção de tirar proveito político da situação e avisa que vai processar Saulo por calúnia e difamação. "Você acha que um desembargador se prestaria a uma coisa dessa? Ele toma decisão baseado em documentos", protestou.
-----------------------------------------"Não uso de tráfico de influência nem para
resolver os meus problemas, quanto mais
para solucionar os dos outros"

José Riva

------------------------------------------
     A denúncia de Saulo feita à PF foi encaminhada ao Ministério Público e se encontra nas mãos do promotor Clóvis de Almeida Júnior. Saulo também irá encaminhar cópia para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso. Saulo espera que o promotor haja com seriedade e imparcialidade e encaminhe a denúncia à corregedoria do TJ e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
     Como prova de que houve tráfico de influência e venda de sentença, Saulo diz ter prestado a denúncia na PF 30 minutos antes do desembargador oficializar a decisão favorável a Wilson Pescadô. "Como é que eu teria condições de saber que a decisão do desembargador seria favorável?", pontuou Saulo.
     Ele afirma também ter um outro advogado como testemunha de que Riva esteve no gabinete de Dirceu minutos antes do magistrado avaliar o recurso. "Qual seria o motivo do deputado Riva visitar o desembargador justo no dia dele apreciar um recurso de um prefeito do mesmo partido dele?", observou.
     Riva diz não ter amizade com o desembargador Dirceu dos Santos e tê-lo visitado assim como fez com outros magistrados para tratar de assuntos institucionais da Assembleia. Uma das matérias tratadas entre os dois seria a respeito do escândalo das cartas de crédito e precatórios, onde colega de Riva, o deputado Gilmar Fabris (DEM), é acusado de ser um dos principais beneficiários com o pagamento irregular dos documentos.
--------------------------------------------------------
Clique no link abaixo e confira a íntegra da denúncia

Saúde em luto; médico de Juína sofre infarto e morre na UTI

 
O clínico geral e obstetra Clidionor Oliveira dos Santos faleceu por volta de 1h30min desta quinta-feira (05). Segundo as primeiras informações, ele começou a passar mal em casa, foi levado as pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde era um dos sócios, mas não resistiu ao infarto.

Um dos pioneiros da cidade, Dr. Santos como era conhecido, lutou seus últimos dias para resolver um problema enfrentado pela UTI de Juína que ameaçava fechar as portas. A unidade há três meses não recebe os recursos do estado e sem condições de comprar até mesmo a medicação, o atendimento a novos pacientes havia sido suspenso.

O corpo do médico está sendo velado na Casa da Saudade no Módulo 1 e o sepultamento será na manhã desta sexta-feira (06).

Fonte: Ivan Pereira, JNMT / (foto Valdeir Silva, JNMT)  

Turista de Alta Floresta desaparece nas águas do rio Aripuanã

O Jovem Rodrigo Araujo da Silva, de 22 anos, que reside em Alta Floresta, desapareceu nas águas do Balneário Oásis na tarde de terça-feira (3).  O acidente aconteceu por volta das 14 horas, quando ele nadava com dois amigos, próximo a área restrita da Hidrelétrica Dardanelos.
Segundo Rafael Vieira que estava nadando com Rodrigo, o amigo foi alertado do risco de atravessar o rio, mas mesmo assim entraram na parte mais funda e de correntezas e logo Rodrigo sumiu. “Tentei nadar em direção onde ele estava, mas não consegui encontrá-lo” disse.
A 7ª (CIBM) Companhia Independente de Bombeiros, com sede em Alta Floresta, foi acionada por familiares da vitima. Estão participando das buscas o TEN. BCM Evandro, CB Roberto e SD Rogério, além da equipe de salva-vidas e esportes radicais de Aripuanã, Aventureiros ao Extremo.

De acordo com o Ten. Evandro, foram feitos reconhecimentos de toda a área no período da manhã e agora à tarde uma equipe de mergulhadores irá vasculhar todo esse local. “Esperamos êxito nas operações, mas teremos dificuldade por se tratar de águas bravas, muita correntezas e cachoeiras... esse local não é de nosso inteiro conhecimento, mas estamos fazendo o possível nas buscas” destaca o Tenente.

O Rio Aripuanã é conhecido por suas águas traiçoeiras, com os chamados “rebojos” mudanças bruscas de profundidade.

Fonte:Top News

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Motoristas podem pagar IPVA com 5% de desconto até 10 de janeiro em MT


Entre os dias 11 e 20 de janeiro, desconto no pagamento é menor que 3%.
Após esse período, pagamento pode ser integral ou parcelado.

Trânsito em Cuiabá (Foto: Lenine Martins/Secom-MT)
Motoristas ainda podem quitar o IPVA com 5% de
desconto (Foto: Lenine Martins/Secom-MT)

Os motoristas que possuem veículos com placas de final um podem pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5% até o próximo dia 10 de janeiro. Do dia 11 a 20 de janeiro, o contribuinte poderá efetuar pagamento à vista com desconto menor, de 3%.
Já do período entre 21 e 31 de janeiro, de acordo com o calendário da Secretaria de Fazenda, o contribuinte poderá optar pelo recolhimento integral ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 31 de janeiro. Após essa data, o IPVA deverá ser pago integralmente com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).
O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser obtido no site da instituição. Os pagamentos relativos ao IPVA podem ser realizados em casas lotéricas e agências bancárias.
Confira o calendário de desconto divulgado nesta quarta-feira em MT:
Finais 2 e 3
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.02.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.02.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 29.02.2012
Recolhimento integral com multa - Após 29.02.2012

Finais 4 e 5
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 12.03.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.03.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 30.03.2012
Recolhimento integral com multa - Após 30.03.2012

Finais 6 e 7
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.04.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.04.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 30.04.2012
Recolhimento integral com multa - Após 30.04.2012

Finais 8 e 9
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10.05.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 21.05.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 31.05.2012
Recolhimento integral com multa - Após 31.05.2012

Final 0
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 11.06.2012
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - Até 20.06.2012
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - Até 29.06.2012
Recolhimento integral com multa - Após 29.06.2012


Fonte: Do G1 MT

Campanha “Natal sem Fome” atendeu 240 famílias aripuanenses

Fonte: Redação e foto: Top News/ Edson Prates




Com objetivo de oferecer um natal mais feliz, digno e sem fome às famílias carentes de Aripuanã, as escolas estaduais e municipais promovem tradicionalmente a Campanha “Natal sem Fome”.
Em 2011 foram arrecadadas duzentas e quarenta cestas contendo arroz, feijão, açúcar, óleo, trigo, macarrão entre outros alimentos que com certeza deixaram a mesa das famílias necessitadas mais farta.
A Coordenadora Cida Procópio apontou as escolas que mais se destacaram durante a Campanha do ano passado. “Todas tiveram o máximo de empenho, mas temos que destacar o excelente desempenho das escolas; Jari, Elídio, São Francisco e São Gonçalo” afirmou a professora.
De acordo com a Coordenadora, após levantamento feito pelos alunos, cada escola ficou com uma determinada quantia de cestas, tendo a responsabilidade de entregá-las. “A própria escola entregou a cesta de acordo com levantamento e número de famílias carentes identificadas” concluiu Cida.
Assim, foram atendidas famílias da área urbana e de algumas localidades rurais como; Conselvan e Milagrosa.
Para cumprir esse compromisso, a Campanha contou mais uma vez com o apoio de colaboradores e voluntários que buscaram despertar na população aripuanense o espírito de solidariedade.

Câmera flagra jovem sendo espancado por vários agressores em Juara - assista o vídeo


As câmeras de segurança instaladas no centro da cidade de Juara no Noroeste de Mato Grosso,  ajudou a Polícia Militar identificar e deter seis pessoas acusadas de agressões. A briga generalizada aconteceu na noite de sexta-feira, 30 de dezembro, nas proximidades de uma casa de shows no centro da cidade. E revelou que a violência não tem limites em Mato Grosso.

Assim que o policial plantonista da primeira companhia flagrou as agressões, acionou rapidamente a guarnição de plantão que fazia rondas ostensivas na cidade.  Ao chegar ao local, os policiais foram informados das agressões. Um jovem foi agredido por várias pessoas com chutes na cabeça, socos e capacetadas.

A vítima foi hospitalizada e recebeu alta esta fora de risco.

Com o auxilio das imagens, os policiais conseguiram chegar até os agressores. Jovens e adolescentes foram identificados, detidos e encaminhados para a Polícia Civil do município. Após serem interrogados, os acusados foram liberados pela Polícia.
 
Fonte: Rádio Tucunare

Ibama de Juína doa R$ 9 milhões em materiais apreendidos em 2011


(foto Johnny Alex Drehmer, gerente do Ibama de Juína)

A Gerência Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Juína, realizou, no ano passado, 104 doações administrativas que somadas totalizam 22.386,36 metros cúbicos de madeiras, dois tratores de pneus, um trator de esteiras, 20 motosserras, um barco com motor 30 HP, 3 mil tijolos, 912 lascas de itaúba e um jogo completo de maquinários de uma serraria.

Leandro Nogueira, responsável pela Comissão de Doação, esclarece que "todos os 11 municípios inseridos na circunscrição da Gerência (cujas extensões territoriais somadas têm 153.461 quilômetros quadrados) possuem suas prefeituras devidamente cadastras perante o Ibama e aptas para recebimento de materiais apreendidos". As principais entidades beneficiadas com doações foram as prefeituras de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juína, Juruena e Porto dos Gaúchos, Dnit, Funai e IFMT Campus de Juína.

Nogueira destaca ainda que "se somados os valores praticados em mercado na região para os 14.486,38 metros cúbicos de madeiras em toras (R$ 250 por metro) e 7.899,98 metros cúbicos de madeiras serradas (R$ 700 por metro) doados em 2011, atingimos o montante de R$ 9.151.581,00".

O gerente executivo, Johnny Alex Drehmer, expõe também outros números alcançados em 2011 pela unidade, "foram 275 autos de infrações lavrados que somados atingem o valor de R$ 44.807.549,06". Já em relação a julgamentos em primeira instância, "foram 506 autos de infrações julgados, cujos valores somados chegam a R$ 96.189.491,20".

Drehmer enfatiza "que esses números alcançados se devem ao esforço e empenho de todos os servidores da unidade, incluindo os servidores do Escritório Regional de Aripuanã" - "que ao analisarmos os resultados, vemos que a quantidade de autos de infrações julgados em primeira instância supera muito a quantidade de autos de infrações lavrados, demonstrando uma tendência de efetiva cobrança dos débitos e de celeridade na tramitação processual".
Fonte: Assessoria

Morador de Aripuanã pede ajuda ao filho para retirar peixe de 26 quilos

 




Os pescadores são famosos por contar histórias extraordinárias sobre seus feitos nas pescarias. Este último final de semana o que de início parecia mentira se mostrou a mais pura verdade. Os pescadores Raimundo (79) anos e seu filho Edmundo Cabral (31), conseguiram um grande feito, capturar um peixe de nada mais nada menos que 26 quilos.
De acordo com Sr. Raimundo, é um dos maiores Tambaqui já capturada em sua propriedade e demorou em torno de 10 a 15 minutos para conseguir tirar o peixe da água. “Fui surpreendido ao pegar esse peixe, foi preciso ajuda do meu filho para puxar o bicho, esse é o maior que já peguei em minha vida, deu um trabalho danado, rindo da situação”,
“Meu cunhado Edson (Eto Veronese) já tinha pegado um de 19 quilos uns meses antes, mas como ele não tirou foto, se tornou mais uma História de pescador” enfatizou Edmundo. 
Edmundo lembrou que é sempre bom carregar uma máquina fotográfica ou trazer o peixe para casa, se não vira apenas história de pescador. "Não acreditava que havia peixes desse tamanho aqui na represa do meu pai, agora é só fazer um tempero agradável e convidar os amigos para degustar com bom arroz branco” finalizou.

Fonte: Redação e foto: Top News

Em vigor lei que obriga registro de pesquisas eleitorais

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Reprodução/IlustraçãoEm vigor lei que obriga registro de pesquisas eleitorais
Com o objetivo de dar publicidade às informações prestadas e permitir a ação fiscalizadora das agremiações político-partidárias, dos candidatos e do Ministério Público Eleitoral, todas as pesquisas de opinião relativas às eleições municipais, destinadas à publicação, devem ser registradas na Justiça Eleitoral, com antecedência mínima de cinco dias da divulgação de cada resultado. A determinação está expressa em resolução do Tribunal Superior Eleitoral de nº 23.364/2011 e passou a vigorar segunda-feira (1).

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a resolução também determina que as entidades e empresas que realizarem pesquisa de opinião para conhecimento público devem registrá-la na Zona Eleitoral à qual compete fazer o registro dos candidatos. Na hipótese da pesquisa abranger mais de uma cidade, os registros devem ser individualizados por município. Neste caso, cada pesquisa vai receber um número de protocolo.

A novidade este ano é que o registro das pesquisas eleitorais será realizado apenas pela internet. É obrigatória a utilização do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) que será, em breve, disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br). O sistema permite acesso ao manual com todas as explicações sobre o funcionamento da ferramenta.

As entidades e empresas devem informar quem contratou a pesquisa, o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, a metodologia empregada, período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, área física de realização do trabalho, margem de erro, dentre outros dados.

Desta forma, esclarece a resolução do TSE, os juízes eleitorais não praticarão qualquer ato decisório em relação às pesquisas de opinião pública inerentes às eleições de 2012, salvo nas hipóteses em que houver impugnação por parte do Ministério Público Eleitoral, partidos, coligações ou candidatos.

Atenção - Prefeitura de Juína - MT abre processo seletivo


A Prefeitura de Juína, Estado de Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo de provas e títulos para o preenchimento de vagas e constituição de cadastro de reserva. Estão sendo oferecidas 47 vagas para o cargo professor de nível médio e superior (20 e 30h), sendo as contratações por tempo determinado e os salários de até R$ 1.509,22. Lembrando que 5% das vagas oferecidas estão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições na SMEC, com endereço na Avenida Hitler Sansão, n° 240, Centro no Município de Juína-MT, no período de 04 a 13 de janeiro de 2012, das 07:00 as 13:00 h.

O certame consistirá na aplicação de Prova Objetiva e Prova de títulos.

A prova objetiva será realizada no dia 22 de janeiro de 2012. O local e o horário da realização da Prova Objetiva será informado através do site da Prefeitura (www.prefeituradejuina.com.br),além de ficarem expostos em outros locais públicos.

A divulgação do gabarito da prova objetiva se dará, ao que o cronograma indica, no dia 23 de janeiro de 2012, às 12h00minh.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogável por mais 01 ano por ato do Chefe do Poder Executivo.

Fonte: Concursos Brasil

Policia Militar de Aripuanã recupera carreta roubada na BR 163

Na manhã desta quarta-feira (03), por volta das 10 horas, a Polícia Militar de Aripuanã recebeu um telefonema anônimo via 190 de que uma carreta estava abandonada em um barracão no setor industrial, próximo ao Parque São Domingos.
No local a guarnição composta pelo Sargento Hélio e o Soldado M. Santos, encontraram uma Scania 113, de cor branca, ano 1993/93, placa HUJ-4497, Bin Trem placas JZP 1875 e JZP 1885. Feito a vistoria da placa e do chassi, pode constatar que não se tratava da mesma, encontrava se com as placas adulteradas.
Por apresentar problemas mecânico e com um pneu furado ficará no local sob a guarda da PM, até que sejam sanados esses problemas e estiver em condições de rodar para ser encaminhado a Policia Judiciária Civil, para que essa tome as demais providencias que requerem o caso.
A carreta que transportava um trator New Holland 7630, traçado, azul, foi furtada em novembro passado, próximo a Santa Helena, pertence a Mario Iglikoski, morador de Nova Mutum. O trator que também é de propriedade de Mario, ainda não foi encontrado. 

O assalto aconteceu na BR-163 sentido a cidade de Nova Mutum norte de Mato- Grosso, quando o motorista foi surpreendido por 3 indivíduos e conduzido a um local distante da rodovia e liberado horas mais tarde. Sem nenhum ferimento, o motorista conseguiu pedir ajuda a um morador num depósito de areia.
 
A polícia continua as investigações no intuito de identificar e prender os autores do furto, mas sem êxito até o momento.
Mais informações em instantes.


Fonte: Top News

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Política transparente já!

Estamos diante de um ano eleitoral, e, como cidadã, tenho o dever de ajudar a conscientizar a sociedade acerca das palavras inovação e transparência. Muitos devem estar dizendo nesse momento que fiz esse artigo com intenção de votos ou coisa assim, porém, fiquem tranqüilos, pois, não serei candidata a nenhum cargo eletivo.
Além de questões pessoais, mudanças de planos fazem parte da vida de todo ser humano, e, assim sendo, entendo que ainda não é o meu momento, pois para encarar uma campanha política, além do objetivo maior que é o bem comum, é preciso ter ao seu lado um grupo que te apóie, incentive e te deixe seguro da caminhada.
Enfim, aqui estou na luta para que a democracia seja feita. Não basta apenas ir às urnas votar por votar. É necessário fazer isso consciente, e, mais que isso, é preciso participar da administração pública, pois, trata-se de um direito do povo. É fundamental cobrar, arregaçar as mangas e ir à luta. É chegada a hora de mudar o rumo da nossa política, e essa iniciativa deve partir do povo que tem poderes maiores, pois nossos representantes são escolhidos pelo povo.
A tecnologia avança significativamente. Trata-se de uma ferramenta unânime capaz de desmascarar quando é preciso e também elogiar quando necessário. Para tanto, adotar uma política transparente deveria partir dos nossos legisladores, haja vista que a prestação de contas é um direito do povo.
Prestar contas é um dever do político previsto no art. 70 da Constituição Federal e não uma opção. Sob este prisma preservam-se os princípios da legalidade, da moralidade administrativa, do interesse público, da publicidade e da motivação dos atos.
Estamos acostumados a ver inúmeros festivais de corrupção, o que deixa a sociedade cada vez mais descrente de nossos governantes. Entretanto, transparência é a única forma de mudar muitos conceitos. Portanto, analise as propostas antes de exercer sua cidadania e deposite seu voto de confiança a quem realmente merecer.
FERNANDA CASO é estudante de Jornalismo e Direito em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).

Fonte: Mídia News

Rodeio Indoor de Juína terá shows de Eduardo Costa, Liu e Léo e outras atrações


A festa que está na sua 3ª Edição é realizada por pais e ex-alunos do Colégio Dom Bosco de Juína. Cada ano, o evento ganha dimensão e popularidade, sendo considerada uma das maiores festas da região. Em 2012 a comissão organizadora não se intimidou em contratar atrações para agradar todos os públicos durante quatro noites (26 a 29 de janeiro). No dia 25 será realizada às 10h30min na Catedral Sagrado Coração de Jesus, a Missa de abertura da Festa.

Entre as atrações, estão os shows nacionais de Eduardo Costa, dia 28 e de Liu e Léu no dia 29. Além da dupla juinene Pinho da Viola e Diogo tocando todas as noites.

Para engrandecer ainda mais o evento, locutores renomados como Renato Quadreli e Umberto Júnior da PBR Brasil, o comentarista oficial da liga nacional de rodeio Enrique Moraes, peões do todo Brasil e a presença do atual campeão de Barretos Juberto Morales. A premiação para o primeiro lugar do rodeio é de R$ 12 mil. A sonorização é outra novidade, a equipe Atlant’s vídeo, som e luz, considerada umas das melhores estruturas do país, já foi contratada.

Segundo José Lino, um dos organizadores, as cartelas começaram a ser vendidas nesta semana. “A cartela custa R$ 40,00 e dá direito a entrada todas as noites na festa para assistir toda a programação” – destacou ao JNMT.

Ainda na programação será realização o festival de músicas sertanejas, com premiação de até R$ 1.500,00. “As inscrições serão feitas mais próximo do evento e todos podem participar” – lembrou Vicente Lulu, outro organizador.

Para fechar, os participantes vão concorrer ao grandioso bingo com excelente premiação;
1º prêmio - R$ 5 mil
2º prêmio - R$ 3 mil
3º Prêmio - Uma TV 42”

Adquira sua cartela e participe do 3º Rodeio Indoor de Dom Bosco. O JNMT vai acompanhar de perto tudo que acontecerá dentro, e fora da arena.
Fonte: Ivan Pereira, JNMT

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Contran altera prazo do uso das placas refletivas em todo Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o prazo de vigência do uso das placas refletivas no país. De acordo com a Deliberação encaminhada pelo Contran, o novo prazo passa a vigorar a partir do dia 1º de abril de 2012. Com isso, os carros novos adquiridos no primeiro trimestre deste ano ainda podem ser emplacados com as placas antigas.
A Resolução do Contran 372 previa que todos os carros novos comprados a partir do dia 1º de janeiro de 2012 deveriam ser emplacados com as placas refletivas. Segundo o diretor de Veículos do Detran-MT, Carlos Miranda, o uso da nova placa é para elevar a segurança no trânsito, tornar os veículos mais visíveis em casos de neblina ou chuva, além da condução noturna.

De acordo com Miranda, os veículos que tiverem a documentação transferida para outro município ou Estado também terão que fazer o emplacamento de acordo com as novas regras. "O Detran vai exigir que seja placa refletiva", afirmou.

O diretor de Veículos alerta ainda que a placa com película refletiva aumenta a segurança no trânsito e melhora a visibilidade ao condutor ou motociclista, principalmente a noite e nas rodovias. "Oferece maior segurança para todos os usuários das vias. O próprio pedestre terá uma melhor visão do veículo à noite", destacou.

Segundo Carlos Miranda, por conta da película, o tempo de durabilidade das letras e números também é maior. "Também ajuda na questão da fiscalização, já que facilita a identificação do número e letra do veículo", finalizou.

Fonte: Redação 24 Horas News

Prefeitura de Castanheira torna nula prova de concurso público e retifica nova data


A Prefeitura de Castanheira (779 Km a Noroeste de Cuiabá) tornou nulo as provas do concurso público aplicadas e não aplicadas no dia 18 de dezembro, que estava suspenso temporariamente. No decreto publicado no site oficial, hoje, o prefeito José Antunes de França, retificou a nova data para dia 29, em locais e horários a serem confirmados.

O concurso havia sido suspenso por problemas no sistema de "baixa", no pagamento da taxa de inscrição dos candidatos, de acordo com a controladoria interna. Alguns que fizeram pagamento acabaram tendo inscrições indeferidas devido a falha, já que não houve registro. A prefeitura passou então a receber os comprovantes de quitação para regularizar os casos, porém, nem todos conseguiram resolver o problema. Alguns fizeram as provas, outros não. Mais de 600 se inscreveram.

São oferecidas 114 vagas para preencher cargos em aberto e cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 545 a R$ 7,5 mil (para médico).

Os locais das provas ainda devem ser divulgados, bem como a nova data para o resultado final.

Fonte: Só Notícias

Mato Grosso descobre o Mapa da Mina em 2011



O setor de mineração tem vários motivos para comemorar o sucesso em 2011. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, além do lançamento de dois projetos, também foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que tem como objetivo regularizar a atividade de exploração de minérios garimpáveis em assentamentos rurais.
O Governo do Estado, por meio da Sicme, lançou em outubro os Projetos NW/NE, mapeamento geológico das Folhas do Rio Guariba, Rio Aripuanã, Porto dos Gaúchos, Comandante Fontoura e São José do Xingu e do Fosfato de Mato Grosso, Áreas Araras, Serra do Caeté e Planalto da Serra. Estes estudos foram realizados entre 2003 e 2011. “Esse levantamento é tão importante quanto as estradas, hospitais e a educação”, explica o presidente da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais/Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto. Para a CPRM Mato Grosso já teve um desenvolvimento imenso no período da pesquisa e vai viver, segundo as projeções, uma virada no setor mineral.
Os dados atualizados e precisos das informações são apontados também pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Mato Grosso, Jocy Gonçalo de Miranda como fundamentais para atrair investimentos. “As empresas requerem áreas para pesquisas. Elas têm três anos para realizar o trabalho e depois precisam viabilizar a exploração. Como é com o ferro em Juína e o Manganês, em Juara, que dependem de hidrovia e ferrovia para o transporte”.
PROJETO FOSFATO EM ANDAMENTO
Em termos de Brasil, Mato Grosso está dando o primeiro passo, começando nos prospectos de fosfato. Com relação aos teores de Fosfato encontrados na Serra do Caeté estão entre 9% e 10% de foaforo (P2O5). A Bemisa – Brasil Exploração Mineral S.A (GME4) responsável pela sondagem da área - já realizou 37 furos, totalizando 2 mil metros de perfuração.
As amostras servirão para estudos sobre a caracterização tecnológica e nível de concentração de fosfato. “O minério encontrado está em torno de 3,5% de P2O5 e precisa estar concentrado em torno de 30%, que é o utilizado em indústrias de fertilizantes. As amostras do minério de fosfato estão na Universidade de Ouro Preto, onde estão sendo feitos os testes tecnológicos e o resultado deve sair no final de novembro”, disse Washington Rydz Rebouças Santana, diretor de exploração da Bemisa.
Dos 11 requerimentos, a empresa tem 4 Alvarás (de áreas) para pesquisa, os demais estão em análise no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
ASSINATURA DO TAC BENEFICIA GARIMPEIROS
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em setembro, tem o objetivo de regularizar a atividade de exploração de minérios garimpáveis em assentamentos rurais do Estado. Com o TAC assinado, 262 áreas de garimpo estão sendo legalizadas no Estado, sendo 62 em Peixoto de Azevedo e 200 em várias outras regiões de Mato Grosso.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, em 2011 também foi assinado um Termo de Cooperação do Governo do Estado, no valor de R$ 100 mil para desenvolver tecnologia e capacitação técnica para exploração de minérios. "As atividades já estão sendo realizadas em Peixoto de Azevedo. Também serão liberados recursos para a recuperação de áreas degradadas, no valor de R$ 500 mil para Peixoto e R$ 250 mil para Nova Bandeirantes".

Fonte: ODocumento

Pai mata o filho de um ano com 13 golpes de canivete em de Campo Novo do Parecis

A Polícia Civil autuou em flagrante Rosenildo Prado, 29, por assassinato e resistência à prisão, após matar o filho Tiago da Silva Prado, de um ano e dois meses, com 13 golpes de canivete.
O crime ocorreu na noite de domingo (01-01), na cidade de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá).
Ele mantinha reféns os dois filhos – um de 10 anos e o bebê -, após tentar matar a mãe da criança, que conseguiu escapar e chamar a Polícia Militar.
De acordo com a Polícia, Rosenildo estava extremamente alterado e aparentava estar sob efeito de bebida alcoólica.
Após a chegada dos policiais, o acusado liberou o filho mais velho e exigia a presença da mulher para entregar o bebê.
Após muita negociação, os policiais permitiram que a mãe das crianças fosse conversar com o pai. Ela se aproximou da porta da casa, tentou conversar com o marido, mas, em seguida saiu, em desespero. Ela gritava: “A criança já era”.
Conforme um dos policiais, o local estava muito escuro e chovia bastante, sendo preciso ligar os faróis de uma viatura para iluminar a área.
O policial civil que participou das negociações informou que, com a saída da mãe, ele e um policial militar se posicionaram na porta, que tinha um buraco de 50 centímetros, para negociar com Rosenildo.
Pela abertura da porta contataram que o bebe já estava em óbito. A criança era segura pelo calcanhar e foi jogada pelo buraco na área.
O policial acrescentou ainda que, antes de ser preso, Rosenildo pedia para ser morto. “Disse que não iria atirar e pedimos para ele se entregar”, explicou.
Ao se entregar, Rosenildo estava desarmado. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil e autuado em flagrante.
Para a delegada Cinthia Gomes da Rocha Culpido, ele alegou não se lembrar do que ocorreu.

Fonte: Mídia News

Agente penitenciário se apresenta a polícia após cometer homicídio em Juína


O agente penitenciário Vanderlei Coelho, se apresentou por volta de 16 horas desta segunda-feira no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) com seus advogados. A polícia já havia pedido a prisão preventiva dele, porém, antes mesmo a decisão judicial ser divulgada ele preferiu se entregar.

Ele chegou com pés descalços, abalado e em prantos. Neste momento ele está sendo ouvido pelo delegado Valter Cardoso. Segundo a polícia, Vanderlei assassinou de forma violenta a jovem Regina Viana com pelo menos três tiros, um deles, no ouvido na tarde deste domingo, primeiro dia do ano.

Segundo o delegado, se condenado, Vanderlei pode pegar de 12 a 30 anos de prisão. Quanto à arma, o delegado afirmou que o inquérito policial vai apurar se ele tinha ou não porte de arma e qual a procedência da mesma.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT

Réveillon em Juína teve música, Sorteio e queima de fogos.



Virada de ano - Juína 2011/2012.

Nem a chuva que caiu na tarde do dia 31 de dezembro de 2011 atrapalhou a festa de réveillon no centro de Evento, em Juína. Cerca de 20 mil pessoas curtiram os shows, o Sorteio de Prêmios do Natal Premiado 2011 e a queima de fogos.

No ano em que o município trabalhou muito a questão da acessibilidade, a não violência contra as mulheres, entre outros as mensagens de paz e de conscientização eram anunciadas durante a queima de fogos, que durante 10 minutos encantou a multidão. O virou uma grande tela para desenhos, espirais e chuva prateada.

No Palco, as autoridades se emocionaram com o espetáculo pirotécnico e com a presença maciça da população, que já é considerado o maior réveillon do interior do estado.

O público começou a chegar cedo e, por volta da 22h00 o Centro de Evento já estava completamente tomado pelo público que acompanhou a apresentação da banda juinense Os Bacanas, em seguida, animado pelo DJ Alan, o sorteio da Promoção Natal Premiado 2011 que terminou por volta das 23h30 na seqüência o jovem juinense Claudivan Alves levantou a massa com a apresentação de seu CD que acabou de gravar.

Em seguida veio a contagem regressiva e a queima de fogos. “Já vimos o réveillon em outras cidades e principalmente pela televisão, mas o calor humano que esta massa transmite não tem comparação destacou o secretário Marcelo”.

Um dos maiores destaques da noite foi à locução do evento que ficou a cargo do nosso amigo João Paulo Morini levando muitos as lagrimas com as palavras de esperança e otimismo para o próximo ano enquanto os fogos iluminavam o ceu juinense. Depois da virada, a dupla Juceli e Junior assumiu o palco e o bailão entrou madrugada adentro.

Dizem que Deus é Brasileiro e São Pedro com certeza é juinense, pois contribuiu de maneira especial para o sucesso do evento trazendo aquela chuva gostosa no final da tarde e deixando o céu limpo até a queima de fogos só depois quando o povo já estava suado veio àquela chuvinha pra refrescar o calor.

Vale lembrar que no site WWW.prefeituradejuina.com.br tem uma enquete em andamento com a seguinte pergunta “PARA VOCÊ JUÍNA É?” -UM BOM LUGAR PRA VIVER?; - UM ÓTIMO LUGAR PRA VIVER?; -UM RUIM LUGAR PRA VIVER? OU - UM PÉSSIMO LUGAR PRA VIVER? E o resultado parcial aponta que 66,7% consideram Ótimo e 24,2% bom, ou seja, mais de 90% gostam de Juína.

Fonte: Mário P. Alvim - Assessoria de Imprensa Prefeitura



.

Em Juína mulher é morta com tiro à queima roupa disparado por agente prisional



(foto - vítima)
Regina Viana, 31 anos, foi morta na porta de uma residência que realizava uma confraternização na rua Lauro Mougenot Módulo 5 em Juína na tarde deste domingo, primeiro dia do ano.

Segundo o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar, testemunhas disseram que ouviram os disparos, porém imaginaram se tratar de “bombinhas”. Regina levou ao menos, segundo a PM, três tiros, sendo um deles no braço e outro na cabeça a queima roupa, disparados pelo agente penitenciário Vanderlei Coelho, 26 anos.

Em seguida, após cometer o crime, Coelho ligou para o Copom e contou detalhes do crime. A policial que o atendeu, tentou convencê-lo a se entregar. Ele disse então que se entregará somente após o flagrante, acompanhado do seu advogado.

De acordo com o boletim, o crime pode ter sido motivado por ciúmes, já que a vítima teria ido a casa onde o agente estava com uma mulher e começou a agredi-lo. Foi quando ele saiu atrás da vítima, efetuou um disparo atingindo o braço. Na tentativa de escapar, ela correu para a residência onde havia a confraternização, mas caiu antes de entrar na casa, foi quando levou outro tiro próximo ao ouvido.

A vítima era funcionária dos Correios.

Fonte: Ivan Pereira, JNMT