Venha investir em Cotriguaçu

domingo, 11 de março de 2012

Elas representam só 9% dos mandatos

As mulheres ainda buscam por espaço principalmente na política, mas, apesar de um cenário dominado por homens, algumas se sobressaem e conquistam importantes cargos, como é o caso de oito prefeitas de Mato Grosso. Após 80 anos da conquista feminina pelo direito ao voto, elas representam apenas 9% dos mandatos de prefeito e vereadores no Estado, sendo oito prefeitas, 17 vice e pouco mais de 150 parlamentares.

Essas mulheres têm inspirado outras, e uma delas é a empresária Lucimara Casagrande Brunetto (PT), esposa do deputado Ademir Brunetto (PT), que irá disputar a prefeitura de Alta Floresta (812 quilômetros de Cuiabá), onde já existe uma mulher no comando, Maria Izaura Dias Alfonso (PDT).

A petista iniciou na política influenciada pelo marido, que disputou a eleição em 2004 para prefeito, inclusive contra a atual prefeita, que hoje é uma aliada de Lucimara. Na época, Brunetto foi derrotado por uma diferença de pouco mais de 600 votos, só que, ainda assim, a esposa pegou gosto e começou a participar das reuniões e, hoje, está na presidência do diretório municipal do PT em Alta Floresta.

Já na disputa eleitoral de 2006, quando o marido pleiteou o cargo de deputado estadual, Lucimara percorreu o Estado ao lado de Brunetto e, após a eleição, assumiu os atendimentos na cidade até para dar satisfação à base eleitoral do esposo.

Agora, Lucimara conta que sente ser o momento de disputar o comando da prefeitura e, com apoio da atual chefe do Executivo, acredita que tem boas chances de vencer. Ela ressalta que Maria Izaura tem aprovação de 80% da população e tem feito um bom trabalho na cidade, por isso a petista acredita na força das mulheres.

Lucimara está numa região onde a classe feminina tem se destacado na política. Tanto, que próximo a Alta Floresta outra mulher comanda a prefeitura de Nova Monte Verde. Beatriz de Fátima Sueck Lemes (PP), que sofreu um atentado durante a eleição de 2008 e não se intimidou, continuou na disputa, venceu, e agora poderá disputar a reeleição.

Para ela, a mulher tem ganhado espaço na política devido à sensibilidade e seriedade nos trabalhos. “Com a mulher existe uma transparência maior, pois tem mais pulso firme. Os recursos estão escassos e precisam ser multiplicados, e acredito que a mulher tem uma sensibilidade maior e mais seriedade na hora da aplicação”, afirmou.

Lucimara já tem trabalhado na elaboração de seu plano de governo e apesar de dar atenção especial às mulheres ela planeja apresentar propostas a todo o eleitorado, ressaltando que “ao atender as crianças e os homens também está beneficiando as mães e esposas, sempre preocupadas com a família”.

Outro município da mesma região que conta com outra mulher no comando é Porto dos Gaúchos. Carmem Lima Duarte é religiosa e chegou a entregar a chave simbólica da cidade para Jesus Cristo, causando polêmica no município entre os vereadores. Colniza também tem uma mulher na prefeitura e, apesar de já ter sido considerado um dos municípios mais violentos do país, com pulso firme, Nelci Capitani (DEM) tem conseguido mudar a realidade de violência.

Fonte: Aline Marques / Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário