Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 17 de março de 2012

Caravana da Sustentabilidade enviará relatório de demandas ao governador

"A caravana foi um sucesso, atingimos nosso objetivo e vamos agora levar ao governador as demandas". Foi com essas palavras que o Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), Roberto Rios, finalizou a última reunião da Caravana da Sustentabilidade, em Juína na noite desta sexta-feira, 16 de março.

Foram percorridos mais de mil quilômetros entre as seis cidades visitadas e o que mais chamou a atenção desses corajosos e destemidos integrantes da caravana foi à precariedade das estradas, e o sofrimento que a população da região mais ao extremo do estado enfrenta.

"Essa foi a primeira que realizamos e pretendemos elaborar mais duas durante o ano", revelou Rios. O Presidente ressaltou ainda que as visitas foram tão importantes que contribuíram para aumentar o número de associados do sindicato em pelo menos 10 novas empresas.

"Quero ir mais além e levar o SIMNO ao primeiro lugar no número de associados no estado de Mato Grosso. Atualmente estamos com 140, só perdemos para o Sindusmad de Sinop, mas no ritmo que estamos, conseguiremos superar essa meta até o final da gestão", destacou Rios.

Gerando Bento, Presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (CIPEM), também foi implacável na busca por soluções aos diversos problemas do setor de Base Florestal da região noroeste.

"Elaboraremos um documentário com as demandas da nossa região e cobraremos uma solução junto ao governador, não só isso, mas também aos demais problemas que o setor de Base Florestal vive como a morosidade na liberação de projetos de manejo e licenciamentos ambientais", disse.

Ele foi mais além e conclamou os prefeitos da região a irem com o grupo levar o documentário até a autoridade máxima do estado. "Vamos também entregar um projeto para que desvincule o setor de Base Florestal das demais atribuições da SEMA. Também temos apenas seis meses e não podemos esperar um projeto que demora de seis meses a um ano para ser liberado. O resultado é que o empresário perde a safra quando não tem a previsão de projeto para atender enquanto não sai outro", alertou.

Elias Borges Nogueira, Superintendente de Gestão Florestal da SEMA, acompanhou a caravana a pedido do SIMNO, representando Secretário Vicente Falcão. "Pra mim não é novidade nenhuma o anseio do setor de Base Florestal e está solidificado o anseio quando vem essa solicitação no sentido de que possa recepcionar a atividade de manejo na região com o Cadastro Ambiental Rural (CAR)".

Ele revelou que os estudos técnicos de implantação do CAR estão terminados e agora é esperar a aprovação do Poder Legislativo Estadual. "Acredito que isso não tenha problema e principalmente agente consiga solidificar durante o mês de maio".

Quanto a aprovação dos Planos de Manejo pela SEMA, Nogueira explicou que a instituição vem recebendo apoio do setor produtivo, do CIPEM e dos sindicatos, para atender as demandas com a cessão de equipamentos. "Nós estamos conseguindo dar respostas, não no tempo que o setor demanda, mas é no que nós conseguimos atender".

A Caravana da Sustentabilidade contou também com a participação de parceiros importantes. Além da SEMA, Silvia Regina Fernandes, Superintendente de Desenvolvimento do CIPEM; representantes do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT); Antonielle Pagnussat, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Viviane Lima de Andrade, gerente do Serviço Social da Indústria (SESI) e Valdinei Bento dos Santos, diretor executivo do SIMNO.

As próximas Caravanas da Sustentabilidade estão previstas para ocorrerem nos meses de julho e novembro deste ano, salvo alguma alteração. Quanto ao envio do documentário até o Governador Silval Barbosa, assim que ficar pronto será formada uma comissão para o envio.

Fonte: Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário