Venha investir em Cotriguaçu

sábado, 26 de novembro de 2011

Governador Silval Barbosa visita Castanheira e fala com JNMT sobre saúde e Centro de Detenção Provisória

Fonte: Ivan Pereira, JNMT   


(foto – Valdeir Silva, JNMT)

O governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) esteve neste sábado (26) em Castanheira, a 45 quilômetros de Juína, para fazer a entrega de pelo menos 420 títulos definitivos. Acompanhando o chefe de estado, estavam secretários, deputados estaduais e federais e o presidente do Intermat Alfonso Adalberto. O evento reuniu cerca de 100 famílias e os documentos foram entregues a elas, pelas autoridades. “Estamos fazendo a regularização em vários municípios de Mato Grosso na área urbana e também rural para regularizar a vida jurídica das pessoas” - destacou Silval.

Saúde e Segurança
O JNMT questionou ao governador sobre o atraso no repasse da saúde do estado para os municípios. “Nós tivemos sim um problema na secretaria, já vem a algum tempo ajustando as finanças da secretaria de saúde, abrimos mais um hospital de referência em Cuiabá e estamos agora colocando em ordem os pagamentos. Tem aqui duzentos e poucos mil reais que o prefeito de Castanheira ‘Dega’ me coloca e eu vou chegar em Cuiabá e ver com o secretário pra ver uma forma de regularizar esta situação e assim, algumas outras pendencias também na área da saúde em outros municípios me reclamava também o prefeito de Juína Altir que tem ainda algumas parcelas pra ser sanada e também estarei vendo a possibilidade de esta liberando isso aí” – lembrou.

O Centro de Detenção provisória (CDP) é uma obra importante para a região, agora além de atrasada, a construção está novamente paralisada. Segundo o governador a culpa é da empresa. “Infelizmente foi a construtora, pegou a obra, paralisou, demorou para concluir, assim tem mais outros dois no estado que agora nos normalizamos a atividade da construção e eu tenho certeza que dentro de poucos dias nos vamos inaugurar o CDP de Juína” – garantiu.

Acidente com 5 veículos causa incêndio e deixa 2 feridos

Da Redação - Alline Marques



Imagem ilustrativa

Um acidente envolvendo cinco veículos provocou um incêndio e deixou duas pessoas feridas. A batida ocorreu na BR-364, na Serra de São Vicente, e deixou a rodovia interditada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e orienta os motoristas a buscarem saídas alternativas.

O Corpo de Bombeiros também seguiu para o local para atender a ocorrência. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), uma vítima ficara presa nas ferragens, mas acabou sendo retirada por terceiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também se deslocou para o local para atender as vítimas. Outra pessoa também ficou ferida, mas teve apenas lesões leves. As vítimas foram encaminhadas para o pronto-socorro de Cuiabá.

Segundo informações da PRF, o acidente teve início com o engavetamento de duas carretas, uma carregada de cerveja e outra com madeira e grãos.

Mais informações em instantes.

Prefeito terá que demitir sua irmã e a filha de um vereador

Da Redação - AM

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou ao prefeito municipal de Canarana, Walter Lopes de Faria, que exonere, em um prazo de 10 dias, sua irmã, Creuza Lopes Faria, e a filha do presidente da Câmara de Vereadores, Reine Naiara Mendes Gonçalves.

De acordo com a decisão, todos os funcionários, servidores e empregados de cargos em comissão que sejam cônjuges, companheiros ou parentes, consanguíneos ou por afinidade (em linha reta ou colateral, até o terceiro grau) do prefeito, vice-prefeita, secretários do Poder Executivo, vereadores e ocupantes de cargos de direção, chefia e assessoramento também deverão ser exonerados.

Na decisão, o juiz de Direito Wladys Roberto do Amaral, destacou que o município não comprovou a existência de circunstância excepcional a ponto de justificar a prática de nepotismo e a realização de contratação sem a realização de processo seletivo simplificado.

“Não é crível que não exista no município de Canarana, cuja população ultrapassa 18 mil habitantes, pessoas competentes e capazes para desempenhar tais misteres, além do círculo familiar e íntimo de seu prefeito e demais agentes políticos”, consta em um dos trechos da decisão, que foi proferida na quinta-feira (24).

Segundo o autor da ação, promotor de Justiça Jorge Paulo Damante Pereira, a irmã do prefeito é contratada temporariamente, por meio de contrato de trabalho por tempo determinado, desde outubro de 2006 e exerce a função de bióloga no Distrito Sanitário Especial Indígena Xingu (DSEI-Xingu). A contratação se deu em razão de convênio, firmado em 2005, entre o município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“É inadmissível que o prefeito burle a regra que proíbe o nepotismo na administração pública, que utilize-se do convênio para, por via oblíqua, fraudar a proibição da contratação de parentes no serviço público”.

O promotor explicou que, além da irmã do prefeito e da filha do presidente da Câmara Municipal, também foram citados na ação o irmão e a sobrinha do parlamentar, porém, os dois foram exonerados antes da decisão judicial. “O referido vereador é da base política de sustentação do governo municipal e um dos maiores apoiadores da administração do atual prefeito. O vereador contou, inclusive, com o apoio público, amplo e irrestrito do prefeito por ocasião de sua candidatura e vitória para exercer a Presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2011/2012”.

Com a decisão, o município também deve se abster de contratar, nomear ou designar funcionários e servidores que se enquadrem nas condições de nepotismo. Caso não cumpra as determinações, tanto o município quanto o prefeito da cidade terão que arcar com multa diária de R$ 5 mil.

As informações são da assessoria do MPE.

Colniza inaugura obras e faz festa no aniversário

Fonte: Da Assessoria/ Elvio Lopes



A população de Colniza poderá acompanhar uma intensa atividade neste final de semana, em que o município comemora seu 13º aniversário de emancipação político-administrativa, colm entrega de obras, iluminação dos enfeites natalinos e show popular na avenida Mato Grosso.
Com atividades realizadas nas últimas semanas, as festividades de aniversário já contaram com a apresentação gospel do Quarteto Advir, no Ginásio Municipal Ayrton Senna e da Noite Cultural na Escola Municipal Bom Jesus, na quinta-feira.
Neste sábado, 26 de novembro, feriado municipal pela criação do Município, estão previstas mais duas festividades, a primeira, a partir das 10h da manhã, com a inauguração da Unidade Básica de Saúde do distrito do Guariba e a segunda, às 22h, com o show popular de aniversário, com a dupla Christian e Cristiano e ainda a iluminação dos enfeites natalinos.
GUARIBAA prefeita Nelci Capitani se dirige logo pela manhã ao distrito do Guariba, para a inauguração, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Gesse James Lins Adams, da Unidade Básica de Saúde, construída com recursos do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado e contrapartida significativa de recursos do Município.
Segundo a diretora de Atenção Básica em Saúde, Elisabeta Lengert, a Irmã Bete,  nova unidade de Saúde construída no distrito do Guariba vai contar com consultório médico, consultório para enfermagem e sala de vacina; sala de procedimentos, sala de observação e sala de triagem; farmácia, cozinha e lavanderia.
O distrito já conta com o trabalho permanente de uma profissional médica; uma enfermeira, um técnico de enfermagem; dois auxiliares de enfermagem, recepcionista e zeladora, para atender a população que procurarem aquela unidade de Saúde.

Parte dos equipamentos novos já está instalada na nova unidade, complementado pelos equipamentos procedentes do Postinho, que vinha funcionando no distrito. “Falta a instalação de alguns novos equipamentos, que estão sendo adquiridos pela administração municipal e que sem dúvida vão transformar a unidade em uma das mais avançadas do Município”, afirmou Irmã Bete.
SHOW
A dupla Christian e Cristiano, reconhecida nacionalmente por grandes sucessos do sertanejo universitário e pelas gravações com reconhecidos artistas nacionais, se apresenta no palco montado na Avenida Mato Grosso, a partir das 22h, quando a prefeita Nelci Capitani fará o seu pronunciamento oficial pelo aniversário de Colniza.
A entrada é franca e o show é um presente da administração municipal à população colnizense e a um grande público de outras cidades e localidades da região, que a organização espera receber para comemorar o 13º aniversário de Colniza.
Ainda dentro das comemorações do aniversário da cidade, a prefeita Nelci Capitani deve inaugurar a iluminação dos enfeites natalinos e o presépio instalados na Praça da Bíblia, que permanecerão naquele espaço até a chegada do Ano Novo.
Na programação também está prevista a inauguração do asfalto da rua dos Girassóis e, se o tempo permitir, a pavimentação das duas pistas da Avenida Belo Horizonte, no trecho da Avenida 2000 até o córrego Colniza.
Nas fotos, a nova Unidade Básica de Saúde do distrito do Guariba, que será inaugurada neste sábado; a dupla Christian & Cristiano, que fazem o show de aniversário; asfalto pronto na rua dos Girassóis e enfeites natalinos e presépio na Praça.




Aripuanã - Produtores de leite da Comunidade Milagrosa recebem resfriador

Fonte: Da Assessoria/ Fernando

A agricultura familiar de Aripuanã - MT ganhou o reforço de um resfriador de leite o qual foi entregue no assentamento Medalha Milagrosa ao presidente da associação União, senhor Francisco Francelino Vieira.
O resfriador foi obtido através da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), por reivindicação da vereadora Seluir Peixer Reghin (PPS), com o objetivo de fomentar a produção de leite entre os produtores de nossa região. Este resfriador tem capacidade para armazenar até dois mil litros de leite.

Presidente da associação recebendo a documentação das mãos da Vereadora.
Após confraternização e entrega do resfriador, o presidente da associação União do assentamento Medalha Milagrosa, senhor Francisco agradeceu a deputada estadual Luciane Bezerra e a vereadora Seluir Peixer pelo empenho feito junto ao governo do estado do Mato Grosso em favor do produtor rural.

Juína - Comando do CR VIII expande Proerd nos municípios e distritos de toda a região noroeste



No último dia 18 de Novembro, aconteceu a grande formatura dos policiais militares no curso para Instrutores do Proerd.


Durante três semanas, esses policiais obtiveram conhecimento para disseminarem informações sobre os malefícios que as drogas trazem a sociedade atual.

E para a ministração do curso tivemos a presença de policiais dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul como também militares de outros municípios do nosso Estado.

A equipe de mentores foi composta pelo: 2º Sargento Jeferson (MS), 3º Sargento Jair (AC), Cabo Fernandes (MT), Soldado Elaine (RO), Soldado Edson (MS), Soldado Andrade (MT), Soldado Ana Paula (MT) e a facilitadora do curso a Proerd Máster Cristina Ferri (MT).

O curso contou também com alunos policiais de outros Estados entre eles destacamos o 1º Sargento Aurélio (MS), a Soldado Divanir (MS), Soldado Éder (AC) e o Soldado Olasar (MS).

Ao total 29 policiais iniciaram o curso, mas, apenas 24 conseguiram concluí-lo, sendo 04 de outros Estados e 20 do Comando Regional VIII.

O Proerd é um programa internacional que vem sendo disseminado pelo mundo inteiro com um único objetivo, que é prevenir crianças e adultos contra o uso indiscriminado das drogas.

No período compreendido entre os dias 25 de Novembro a 09 de Dezembro, será desencadeado em todos os municípios do Comando Regional VIII (Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã, Conselvan, Colniza, Guariba, Juara, Tabaporã, Porto dos Gauchos, Novo Horizonte e Paranorte), exceto na cidade de Juína, a Operação Resistência as Drogas, na qual os policiais militares devidamente formados no curso do PROERD irão ministrar o curso Proerd Pais, tendo como público alvo pais ou responsáveis que tenham filhos ou alguma criança ou adolescente em sua responsabilidade.

A ação tem como foco ministrar o curso, visando dar noções sobre os efeitos que as drogas causam no corpo humano, como evitar que seu filho seja uma vítima do uso de drogas, supervisão familiar, estilos de paternidade, combate a violência entre outros assuntos.

A grande meta do Comando é que a partir do próximo ano todo município ou distrito da região tenha um policial do Proerd atuando na ministração de aulas para crianças e adultos prevenindo assim as famílias contra as drogas e a violência.

Fonte: Semanaol / Comando Regional 8

ARTIGO - COLNIZA, NOSSA TERRA QUERIDA



Gente de garra que não mede esforços para lutar por melhores condições de vida. Que tem como marca a persistência e esperança de que tudo dará certo. É um orgulho neste momento poder comemorar com a população colnizense os 13 anos de emancipação político-administrativa dessa cidade, que faz parte do “Cinturão Verde da Amazônia”.

Sempre estivemos atentos as necessidades do município que possui 40 mil habitantes, sendo o segundo lugar no estado em assentamento rural agrário. Com uma economia baseada na agricultura familiar, pecuária, comércio, indústria, além de extração de minério, também conta com metalúrgicas, olarias, beneficiadoras de arroz e de café, além de serrarias e marcenarias.

Neste sentido, trabalhamos para que a Lei 9.523/11, que trata do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) se tornasse realidade. Uma luta que travamos a partir de debates e audiências públicas com a sociedade organizada. E, será a partir do Novo Código Florestal, ainda em votação no Congresso Nacional, que vamos sentir o resultado direto dessas novas legislações.

Para beneficiar as 4,5 mil famílias de pequenos agricultores, entregamos 30 máquinas de beneficiamento de arroz e café para as associações. E, investimos na reabertura das estradas Linha 16 e a que liga Colniza a Tutilândia. Continuamos na luta para conseguirmos mais recursos e uma patrulha com o objetivo de recuperar outras vias.

Na área de tecnologia, oferecemos aos jovens cursos de informática, além de termos colaborado para a instalação de uma fanfarra na escola do distrito Guariba e do motor com gerador à Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz. Ainda para a educação, contribuímos com a compra de um ônibus para transportar estudantes do curso de Direito, até a faculdade no município de Juína. E, adquirimos três unidades de ar condicionado para atender os estudantes da escola municipal Bom Jesus. 

Longe da sede municipal os pacientes dos distritos de Três Fronteiras e Guariba agora possuem uma ambulância para se descolar em situação de urgência e emergência. Cada um recebeu uma unidade móvel hospitalar, a partir de uma reivindicação nossa junto ao Governo do Estado. Destinamos também recursos para a reforma do Hospital André Maggi. Na área de assistência social, encaminhamos oito equipamentos de corte e costura, computador e dois veículos, que são de fundamental importância ao funcionamento da secretaria municipal.

O investimento em esporte representa vida saudável. Por isso, sempre priorizamos ações na área, como a entrega de jogos de uniforme, materiais esportivos, apoio a Copa Daury Riva 100% e reformas do Ginásio Airton Senna e do miniestádio Mané Garrincha. É claro que ainda há muito para ser feito. Como a reativação da unidade da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a implantação de uma agência do Banco do Brasil e a emancipação da rede de energia elétrica no Distrito de Três Fronteiras.

Sabemos que é necessária uma polícia mais eficiente, investimentos na área de infraestrutura com pavimentação de vias urbanas, manutenção de estradas vicinais e construção de pontes, além de acesso a serviços essenciais. Para que essa região não fique isolada como aconteceu no início deste ano durante o período chuvoso. E, desta forma, tornar Colniza uma terra de oportunidades como muitos sonham e por ser também a minha terra querida!

Parabéns, Colniza!
Por: José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de MT

MT registra alta de 70% no desmate durante discussão do Código Florestal

Fazendeiros voltaram a usar a técnica do correntão para desmatar em MT.
Código Florestal deve ser votado no Plenário do Senado na próxima semana.

Ambientalistas e autoridades avaliaram que o desmatamento aumentou na Amazônia Legal, em especial, em Mato Grosso, no período em que o projeto do novo Código Florestal foi discutido Congresso Nacional. A Comissão de Meio Ambiente do Senado concluiu nesta quinta-feira (24) a votação da nova legislação ambiental. A proposta será votada pelo Plenário em regime de urgência na próxima semana e, caso seja aprovada, retorna à Câmara.

"Desmatamento desse tamanho a gente já não via há muito tempo na Amazônia”, comentou Tatiane Carvalho, ambientalista do Greenpeace. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso lidera a lista dos estados que mais desmataram, de janeiro a setembro deste ano. A devastação, apontou o Inpe, aumentou 70% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o gerente executivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Evandro Carlos Selva, os desmatadores voltaram a usar a técnica do chamado “correntão” que era costumeiramente utilizada na década de 1970 no estado, mas que passou a ser proibida. "Nestes enormes desmatamentos em Mato Grosso os infratores passaram a usar uma técnica que já estava abandonada. O correntão, uma corrente muito pesada que está amarrada entre dois tratores que entram na floresta e derrubam tudo que tem pela frente", comentou Carlos Selva.
Info Código Florestal 24.11 (Foto: Editoria de Arte/G1)
No município de Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, segundo o Ibama, foram registrados os maiores desmatamentos do estado. Só um fazendeiro é acusado de desmatar ilegalmente mais cinco áreas, que somam seis mil hectares. Ele já foi multado pelo Ibama em R$ 20 milhões. Seis dos dez maiores desmatamentos no estado estão em nome do fazendeiro do Panará. Todos os desmatamentos ilegais foram feitos por correntes gigantes puxadas por tratores para acabar com a vegetação.
Integrantes do Greenpeace constataram durante um sobrevoo na área de desmatamento em Mato Grosso que os infratores não pouparam nem as nascentes e as margens dos rios, áreas de preservação permanente. Em algumas propriedades, a faixa de floresta que deveria ser mantida como reserva legal desapareceu. Desde a constatação dos maiores desmatamentos, o Ibama passou a recolher tratores e caminhões encontrados nas propriedades para evitar que a ação ilegal seja retomada longe dos olhos da fiscalização.

Do G1 MT com informações do Jornal Nacional

Guariba e Guatá - Ibama aplica R$ 2,6 milhões em multas e lacra madeireiras em MT

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama)  aplicaram  R$ 2,6 milhões em multas em madeireiras e por desmatamentos ilegais nas regiões conhecidas como Guatá e Guariba, no  município de Colniza, no Norte de Mato Grosso.  Cinco empresas madeireiras foram autuadas, sendo que operando  sem licenciamento ambiental e uma por desobedecer a embargo, segundo o coordenador da operação Juina V, Rodrigo Calazans.
Do total das multas, R$ 1,4 milhão de reais foi aplicado em desmatamentos ilegais e outros R$ 1,2 milhão nas empresas madeireiras. Três madeireiras foram embargadas e lacradas, sendo ainda apreendidos 2.533 m³ de madeira em toros e 470 m³ de madeira serrada.
A região do Guatá, no extremo noroeste do Estado de Mato Grosso, faz divisa com os estados de Rondônia e Amazonas. É considerada de grande pressão ambiental, sobretudo relacionada à extração ilegal de madeiras, as quais são extraídas nos estados do Amazonas e de Mato Grosso e transportadas e industrializadas, na sua maioria, em Rondônia.
O Ibama alertou que as áreas detectadas com desmates ilegais e onde não foram encontrados moradores, continuarão sendo monitoradas, via satélite, pela unidade de Aripuanã.
De forma geral, uma limpeza de área e o uso de fogo em queima controlada são permitidos, desde que se tenha autorização, que é emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).  “Hoje, para se iniciar o processo de regularização ambiental em nossa região, o produtor tem a ferramenta do Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde não há necessidade de escritura do imóvel” – explica Calazans.
O Ibama de Aripuanã lembra, ainda, que a principal forma de monitoramento de desmate é através do uso de imagem de satélite e que a tentativa de deixar uma faixa de mata para esconder o desmate não funciona para ludibriar este sistema. A extração seletiva também vem sendo monitorada via satélite, e vários flagrantes de extração ilegal foram registrados em 2011 e autuados pelo Ibama.

Redação 24 Horas News e Top News

Parte dos municípios do Nortão amanhece sem acesso à internet




Mais uma vez vários municípios da região Norte de Mato Grosso estão sem o serviço de internet oferecido pela Oi. Procurada por Só Notícias, a central de atendimento da empresa, informou que o "desligamento" do sinal foi para procedimento de manutenção. A suspenção do fornecimento do serviço aconteceu por volta das 7h15 e a previsão, segundo a empresa, é de restabelecimento somente a partir das 15h.
Enquanto isso, centenas de consumidores, principalmente, o comércio que depende do serviço estão sendo prejudicados. Sem internet ficam comprometidas, principalmente, as vendas via cartão de crédito e também as lojas filiais nestas localidades, que porventura precisarem fazer qualquer tipo de consulta à loja matriz.
Conforme Só Notícias já informou, entre julho e agosto aconteceram inúmeras interrupções do serviço. Tanto que o Procon de Sinop, juntamente com outros órgãos da região, estão movendo procedimento para aplicação de multa à empresa devido a este problema. No final de agosto foi realizado uma audiência entre órgãos de proteção, empresários e representantes da empresa para pedir uma solução para o problema.
Na época, empresa colocou a culpa no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que realiza obras de duplicação na região de Nobre-Rosário Oeste. Segundo eles, as obras estariam rompendo o cabo de fibra ótica. Na mesma reunião, a empresa se comprometeu a viabilizar uma linha alternativa paralela a principal, para quando esta falhar a outra manter o serviço.

Fonte: Só Notícias/Alex Fama

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Associação de Mulheres Agricultoras vence prêmio de Tecnologia Social

Redação 24horas 
A Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia – AMCA foi a vencedora na categoria “Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologia Social” da sexta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, realizada na última terça-feira (22/11) em Brasília (DF). A associação, única entidade de Mato Grosso finalista no prêmio, inscreveu a tecnologia “Mulheres da Amazônia - Conservação da Biodiversidade e Geração de Renda”, que une estratégias de conservação da biodiversidade, geração de trabalho e renda.
 
Em pouco menos de dois anos de funcionamento, a AMCA já envolve cerca de 90 agricultoras do Assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena. Cada agricultora possui uma renda média de 800 reais mensais beneficiando, entre outros produtos, castanha-do-Brasil e produzindo biscoito de castanha. Os produtos são vendidos principalmente à CONAB por meio do seu Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribui os alimentos em escolas públicas da região Noroeste de Mato Grosso. Parte da castanha produzida é coletada diretamente na reserva legal coletiva do assentamento e outra parte é comprada de outros extrativistas da região, sobretudo de comunidades indígenas.
 
Lucinéia Machado, idealizadora da tecnologia, destacou na cerimônia do prêmio a mudança na qualidade de vida das agricultoras, que estão contribuindo substancialmente na renda das famílias do assentamento, além de incentivar a conservação da floresta em pé. Lucinéia destacou também o apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur) e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto ajudou o grupo de mulheres, por exemplo, a estabelecer contratos de comercialização de produtos.
 
A presidente da AMCA, Inês Candioto, declarou que receber o prêmio no valor de 80 mil reais foi emocionante: “É um sentimento que não tem explicação, é um grande reconhecimento ao grupo de mulheres e um benefício para Juruena também”, destacou. “Com esse prêmio, a nossa prioridade é a construção da sede da AMCA, pois hoje estamos num local cedido pela associação de moradores do assentamento, e com a sede vamos poder ampliar nossas atividades e ter mais mulheres trabalhando com a gente”, explicou.
 
Leonilda Grassi, uma das principais articuladoras da associação e que assim como dona Inês viajou pela primeira vez de avião e conheceu a capital federal, afirmou que com o prêmio a vida das agricultoras do assentamento vai melhorar muito. “Vamos poder fazer mais coisas e isso vai melhorar nossa produção, nossa renda, e com a experiência que tivemos em Brasília nossa visão vai ser muito mais a frente. Um novo mundo está se abrindo pra nós”, finalizou.
 
Prêmio FBB
 
O Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social foi criado em 2001 com a finalidade de reconhecer iniciativas e soluções sociais que ajudem a minimizar impactos socioambientais e econômicos e que possam ser replicadas em outras regiões do país. Para esta edição foram inscritos 1.116 projetos dos quais foram selecionados 27 projetos divididos em nove categorias.
 
Para Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil, o prêmio, que acontece de dois em dois anos, é um divisor de águas na vida das instituições. Para ele, além dos recursos financeiros que os projetos vencedores recebem, a visibilidade das instituições finalistas garante mais facilidade na obtenção de novos patrocínios para o desenvolvimento de suas ações. Cada um dos 27 finalistas ganhou um folder e um vídeo exclusivo da iniciativa, produzido pela própria Fundação do Brasil, como forma de ajudar na visibilidade das entidades que desenvolvem os projetos.

132 prefeitos devem articular para não ficar sem verba federal

Valérya Próspero

     Municípios com até 50 mil habitantes têm até 10 de dezembro para enviar emendas na área da saúde à Comissão Mista de Orçamento (CMO) para garantir a inclusão da proposta como no orçamento de 2012. A decisão foi aprovada na última quinta (17) e teve como relator o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
      A medida beneficia Mato Grosso consideravelmente, já que dos 141 municípios, apenas 9 têm mais de 50 mil habitantes (Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis). Mas para garantir o recurso, os prefeitos devem agilizar o passo. O prazo para enviar a proposta é pequeno e eles devem realizar audiência pública em conjunto com a Câmara Municipal, para decidir como o dinheiro vai ser aplicado. A ata da audiência e o formulário eletrônico, preenchido e assinado pelo prefeito, deve ser encaminhado à CMO. Áreas como atendimento básico, sistema de abastecimento de água, prontos-socorros e sistema de tratamento de lixo estão dentro das possibilidades de propostas.
     Deputados e senadores não têm participação nessas emendas de iniciativa popular. A relação vai ser direta entre prefeituras e Comissão. Contudo, vale lembrar que existe um problema, que os deputados questionam com frequência. O governo federal não tem a obrigação de encaminhar esses recursos pré-definidos. Ou seja, os prefeitos de Mato Grosso e de outros Estados não devem gerir a cidade contando com a verba federal.
     O valor da emenda vai variar de acordo com a quantidade de habitantes de cada município. Até 5 mil habitantes, R$ 300 mil; de 5 mil a 10 mil habitantes, R$ 400 mil; de 10 mil a 20 mil habitantes, R$ 500 mil; e de 20 mil a 50 mil habitantes, R$ 600 mil.

Senado aprova proibição ao fumo em lugares fechados de todo o País

 
O Senado Federal aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em ambientes fechados em todo o País, sejam eles privados ou públicos. A medida ainda precisa ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff para entrar em vigor.

O projeto de Lei de Conversão (PLV) 29/2011 altera a legislação sobre o fumo. Com ele, fica proibido o uso de cigarros em ambientes fechados, os chamados “fumódromos”. O texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo. Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.

A medida ainda torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, partir de 1º de janeiro de 2016.

De acordo com o Ministério da Saúde, a aprovação da matéria representa um avanço, pois deve contribuir para frear o consumo de cigarros no País. Medidas semelhantes já estão em vigo em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Paraná.

“A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso país”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele ressaltou que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, principalmente a iniciação de adolescentes e adultos. “A expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta”, afirmou.

Fonte: IG.

Aripuanã - Índios desocupam UHE Dardanelos





Na tarde desta quinta-feira (24) os índios Arara desocuparam as instalações da Usina Hidrelétrica Dardanelos de 261 megawatts, localizada no Rio Aripuanã, no estado do Mato Grosso. A invasão aconteceu na ultima segunda (21), onde o líder indígena reivindicou seus direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.
Ontem à noite na sede do quartel da PM, uma reunião entre indígenas, representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e empreendedores da UHE para chegarem a um acordo, o que não aconteceram, mesmo eles, terem recebido um memorando de n°339/2011/PRES-FUNAI-MJ, que recomendaram que os indígenas presentes na usina deixassem o local e retornassem às suas aldeias.

Hoje por volta das 14:00 horas foram convencidos pelo capitão da PM Anderson Luiz a saírem, de forma pacifica. O acordo prevê a realização de novas reuniões no Pólo da FUNAI, em Juína, e a criação de uma comissão para acompanhamento do cumprimento das obrigações assumidas pelas partes no Termo de Compromisso celebrado em julho com as etnias.

Segundo o líder dos Arara Amazonildo Arara, sua etnia criará uma comissão de 10 índios para representá-los  em Juína  no próximo dia 30, na reunião com o governo e FUNAI. “O protesto foi pacifico e nada destruímos, onde foi vistoriado por todos, simplesmente queremos que exerça os nossos diretos... Esperamos um entendimento entre ambas as parte, nosso povo anseia pelos recursos reivindicados”, realçou Amazonildo.
A Energética Águas da Pedra (EAPSA), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Dardanelos, de 261 MW, localizada em Aripuanã, no Estado do Mato Grosso, informa que retomou sua operação normal hoje, 24 de novembro, às 14:00 horas, após a desocupação das suas instalações por indígenas das etnias Araras e Cinta Larga.
A usina estava ocupada desde a madrugada do dia 21 de Novembro pelos indígenas, que reivindicavam à empresa ações compensatórias extraordinárias às medidas acordadas com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Para garantir a integridade do empreendimento e de seus empregados, a EAPSA imediatamente acionou as autoridades locais e federais para as devidas providências e obteve na Justiça Federal de Cuiabá medida liminar de reintegração e manutenção de posse da usina, que determinou a saída imediata dos indígenas.

Fonte: Redação e foto: Top News

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TJ acolhe denúncias contra presidente da AL por peculato

     O Pleno do Tribunal de Justiça acolheu na sessão desta quinta (24) as denúncias de lavagem de dinheiro e peculato feita pelo Ministério Público contra o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD). Já a denúncia de formação de quadrilha foi rejeitada pelos desembargadores por ter sido prescrita.
     O relator do processo, desembargador Luiz Ferreira da Silva, prometeu seguir as normas regimentais e publicar o acórdão com a decisão em até 10 dias. A partir da publicação, o magistrado começará o processo de ação penal ouvindo as testemunhas, o réu e analisando as provas. Não há prazo para que o caso volte à plenário para o julgamento do mérito.
     Além de Riva outras sete pessoas são acusadas na Ação Penal 84023 de 2009. O MP acusa o deputado de crimes contra a administração pública por 31 vezes. O caso foi retirado de pauta no dia 13 do mês passado por causa da ausência do relator que estava de férias.
    
Outros processos
    
     Riva foi condenado em duas ações pelo titular da Vara Especializada da Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, juiz Luis Aparecido Bertolucci. Uma delas foi suspensa pelo TJ.
     No mês passado, Riva se livrou de um processo no TSE. O Tribunal Superior Eleitoral arquivou um processo contra o parlamentar, argumentando que, com o início de uma nova legislatura, a ação perdeu o objeto, que pedia a cassação dele como deputado estadual. No entanto, no ano passado, o cacique do PSD chegou a ser cassado por abuso de poder econômico e compra de votos.
     Com a decisão de 2010 e a possibilidade de ser novamente condenado, Riva pode ser impedido de concorrer no próximo pleito se for enquadrado na lista dos "fichas sujas".

Fonte: Glaucia Colognesi / RDnews

Hospital de Alta Floresta é o 5º a ser estadualizado


Secretário de Saúde/MT Pedro Henry

 Por meio do Diário Oficial do Estado, que circula nesta quinta-feira (24), o O Governo do Estado faz o quinto chamamento público para contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para uma unidade de Mato Grosso. Desta vez, para o Hospital Regional Albert Sabin, de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá).
 De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, todo o processo deve ser encerrado em dezembro. As OSS interessadas devem começar a enviar propostas a partir de hoje.
 No dia 7 de dezembro, os envelopes das concorrentes serão abertos e, até o dia 14, serão feitas as análises das propostas. Em 27 de dezembro, passado o prazo dos recursos, será divulgada a vencedora do chamamento público, na modalidade "melhor técnica".
 A assinatura do chamamento, mais uma vez, foi feita em reunião durante a noite, na Secretaria de Estado de Saúde. No edital, consta a contratação de instituição sem fins lucrativos, como no caso de outras quatro unidades de saúde.
 No entanto, como se sabe, os valores pagos são altos. No caso do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, por exemplo, o primeiro a ser gerido por uma OSS em Mato Grosso, o contrato com o Instituto Pernambucano de Saúde é de R$ 31 milhões ao ano - ou seja, cerca de R$ 2,5 milhões ao mês.
 Defendidas pelo secretário licenciado de Saúde, Pedro Henry (PP), que deu início a esse tipo de gestão no Estado assim que assumiu a SES, em fevereiro deste ano, as Organizações Sociais de Saúde já causaram graves polêmicas.
 A Justiça Federal já chegou a pedir a anulação do contrato com o Hospital Metropolitano, de Várzea Grande, sob a alegação que um hospital público não pode ser 100% gerido por uma OSS. Ainda assim, Henry não suspendeu o contrato e continua os chamamentos públicos de OSS para outras unidades de saúde do Estado.
 Também já foi "estadualizado" o Hospital Regional de Rondonópolis, pela OSS São Camilo, e a Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde, também pelo Instituto Pernambucano (IPAS).
 Os hospitais de Cáceres e Colíder ainda estão em processo de licitação. Ambos estão suspensos, porque uma das OSS concorrentes pediu impugnação do processo através de recursos.
Alta Floresta
 O Hospital Regional de Alta Floresta, considerado de médio porte, atende com 78 leitos atualmente, sendo 45 para internação; três de UTI adulto; quatro neonatal; 20 de observação no Pronto-Socorro; três salas de cirurgias e três de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), no centro cirúrgico. A capacidade é para atendimentos de média e alta complexidade.
 A previsão é que, com a gestão da Organização Social de Saúde, hajam mais 27 leitos à disposição, passando para um total de 105. Os novos leitos serão instalados na área de internação.
Metas
 O edital de chamamento pede que a OSS vencedora realize, no mínimo, 410 atendimentos ao mês, após a ativação completa de todos os serviços. O serviço de urgência e emergência deverá atender pelo menos 1.400 pacientes ao mês.

Fonte: midia news

Recém lançado, livro narra história e ‘limpa a barra’ de madeireiros em MT

Da Redação - Lucas Bólico
Foto: Lucas Bólico - ODA jornalista Cristiane Oliveira é autora do livro A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem Emocionante à História do Setor de Base Florestal de Mato Grosso A jornalista Cristiane Oliveira é autora do livro A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem Emocionante à História do Setor de Base Florestal de Mato Grosso
Não é raro ver a imagem do madeireiro sendo relacionada à de um criminoso, de um vilão da floresta, alguém sem escrúpulos ao lidar com o meio ambiente. Essa imagem cai por terra no livro recém lançado A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem Emocionante à História do Setor de Base Florestal de Mato Grosso, que conta a história deste ramo.

Foram necessários mais de dois anos para que a jornalista Cristiane Oliveira juntasse o material necessário para, de maneira fidedigna, contar a história de homens que ajudaram Mato Grosso a ser o que é hoje. O livro traz depoimentos de madeireiros, juristas, professores e atores de diversas áreas da sociedade.

“É do interesse do madeireiro manter a floresta. Sem floresta, ele fica sem trabalho”, simplifica João Carlos Baldasso, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), ao explicar que a imagem de rival do meio ambiente é infundada.

“De 300 mil cargas de madeira, 2.750 são ilegais. É um número muito baixo. É uma prova de que o madeireiro trabalha sim na legalidade”, diz Cristiane Oliveira. O livro, além de contar a história, mostra a mudança de pensamento pela qual o setor passou.

“No princípio, a ideia era integrar para não entregar. Agora não. Hoje existe uma consciência ambiental”, diz José Eduardo, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).

Ritual indígena dos Enaewne Nawe de Mato Grosso foi reconhecido pela Unesco

O Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, reunido em Bali, na Indonésia, aprovou nesta quarta-feira (23), a indicação de inclusão do Ritual Yaokwa, do povo Indígena Enawene Nawe, do noroeste do Mato Grosso, na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente.

O pedido para que a manifestação cultural, já protegida no Brasil desde novembro de 2010, passasse a ter também a atenção da Unesco, partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. A indicação contou com a anuência da comunidade Enawene Nawe e com o apoio da OPAN – Operação Amazônia Nativa e do projeto Vídeo nas Aldeias.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, comemorou a votação positiva e ressaltou que a inclusão de mais um bem brasileiro na lista da Unesco “reforça a política do Ministério da Cultura, por meio do Iphan, de permanente renovação da gestão do patrimônio, ampliando a proteção sobre a diversidade cultural, perpetuando bens e costumes de todos os cantos do país”.

Para o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, essa é mais uma conquista que “valoriza a diversidade do patrimônio cultural brasileiro, mas, acima de tudo, garante a proteção de um ritual sagrado que expressa e dramatiza todo o percurso histórico feito pelos Enawene Nawe”. Ele explica ainda que o Ritual Yaokwa é uma “manifestação da memória coletiva e histórica, e a expressão de uma estética da existência, que se produz a partir do uso e manejo dos recursos presentes em seu território de ocupação histórica”.

Esta sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial ainda avaliará as candidaturas brasileiras à Lista de Boas Práticas de Salvaguarda, como a Série Cultural Popular Viola Corrêa, a Sala do Artista Popular, a Chamada Pública do Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, o Museu Vivo do Fandango e a Documentação da Língua Poruborá: contribuição para a salvaguarda do patrimônio linguístico.

Este ano, também serão avaliadas pela Unesco 84 candidaturas de todo o mundo para a inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, a lista possui 213 bens inscritos, de 68 países, dentre eles, os bens brasileiros Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpi e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. O iphan, em parceria com as comunidades e instituições envolvidas, enviou três candidaturas à Lista Representativa: o Frevo de Pernambuco, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, e a Cachoeira de Iauaretê – Lugar Sagrado dos povos indígenas dos Rios Uapés e Papuri, no Amazonas, que já fazem parte dos 23 Bens Registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro. No entanto, em função do grande volume de candidaturas recebidas pela Unesco, essas só serão avaliadas em 2012.

Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe

O Ritual Yaokwa é a mais longa e importante celebração realizada por esse povo indígena, atualmente uma população em torno de 540 indivíduos que vive em uma única aldeia, na terra Enawene Nawe, uma área de 742 mil hectares, homologada e registrada, localizada numa região de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica, no estado do Mato Grosso. Com duração de sete meses, este ritual define o início do calendário ecológico-ritual Enawene que abrange as estações seca e chuvosa de um ciclo anual marcado pela realização de mais três rituais: Lerohi, Salomã e Kateokõ.

Parte fundamental do Yaokwa ocorre quando os homens saem para a pesca de barragem, construídas com sofisticadas armações que se configuram em elaboradas obras de engenharia, dispostas de uma margem à outra do rio. Este é o ponto alto do ritual que começa em janeiro, com a coleta das matérias-primas para a construção das barragens e com a colheita da mandioca.

Desde o primeiro contato com a “civilização branca”, em 28 de julho de 1974, os Enawene Nawe têm se tornado cada vez mais desconfiados diante das ameaças que os cercam, como madeireiros e garimpeiros, mas principalmente os impactos ambientais causados pela construção de pequenas centrais hidroelétricas que, embora se localizem fora da terra indígena, vêm sendo construídas em locais próximos às cabeceiras dos rios, que são utilizados durante o ritual.

Fonte: 24 horas news

Cursos de direito em MT não são recomendados pela OAB

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Os cursos de direito oferecidos pelas instituições de ensino superior de Mato Grosso não são recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que divulgou, ontem, o Selo OAB 2011, durante a Conferência Nacional dos Advogados. Além de Mato Grosso, o Acre também não foi inserido na relação. Os cursos nestes Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da ordem; estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC), ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação. Estes sãos os critérios de avaliação.

O Selo indica os cursos avaliados pelo Conselho Federal da OAB como os de melhor qualidade do país, estado por estado. De 1.210, apenas 90 cursos (7,4%) acabaram sendo recomendados pelo Selo como destaque em qualidade, dentro de critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade para sua elaboração. Essas instituições serão premiadas. Esta é a quarta edição do selo. Para a elaboração, foram analisadas participações das instituições nos três últimos Exame de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

Nesta edição, dos 90 cursos destacados como de qualidade recomendável, utilizando-se de uma escala de pontos de 0 a 10, a Comissão Especial - com base nos critérios definidos e relacionados acima - concluiu que a nota mínima para ingressar nesse elenco foi de 6,9 pontos.

Abalos sísmicos na região de Aripuanã devido ao Terremoto perto da fronteira com a Bolívia





Um terremoto de alta magnitude foi registrado na ultima terça-feira na Bolívia sem deixar vítimas ou danos, segundo informações preliminares do Observatório San Calixto, em La Paz. O tremor aconteceu às 16h48 – horário de Brasília, na província Moxos, Departamento de Beni,  a 540 quilômetros de profundidade. Um grupo de monitoramento sismológico e climatológico brasileiro manifestou preocupação com a possibilidade de que o tremor pudesse ter atingido cidades da fronteira de Mato Grosso – o que acabou não se confirmando.
Segundo Guido Avila, do Observatório San Calixto, na Bolívia, houve  indicações de que foi sentido nas cidades de La Paz e Cochabamba, principalmente em edifícios. “Não há registros de danos materiais nem pessoais" – informou. De acordo com Avila, este "é um sismo muito profundo e a essa profundidade não pode causar danos".
Informações de rádios locais relataram momentos de medo em edifícios altos de La Paz e Cochabamba, embora o movimento não tenha sido sentido pela maior parte da população.
O USGS, que inicialmente estimou em 6,7 a magnitude, localizou o epicentro do terremoto 184 km a sul-sudoeste de Santa Ana (norte da Bolívia).
Observadores brasileiros informaram que, com base em dados do European-Mediterranean Seismological Centre disse ter registrado abalos sísmicos na região de Aripuanã, precisamente em área ocupada por índios. O tremor, no dia 22, aconteceu às 15h57 – horário local. Uma hora antes, aproximadamente, houve também registro de tremor em Ji-Paraná, em Rondônia. O tremor em Mato Grosso chegou a 5,8 graus na escala Ritcher.
Fonte: Edilson Almeida/ 24 Horas News

MT tem 24 cidades na lista das 100 com maior PIB agropecuário, Brasnorte na região Noroeste é uma delas,confira:

De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Reprodução/IlustraçãoMT tem 24 cidades na lista das 100 com maior PIB agropecuário; confira
O Estado de Mato Grosso tem 24 cidades na lista das 100 com maior Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta terça-feira. Além disso, tem a campeã nacional de riqueza agropecuária, Sorriso (412 km de Cuiabá), com R$ 791,159 milhões.

No ranking das “10 mais”, o Estado também lidera com seis municípios. Além de Sorriso, compõem a lista Sapezal, na quarta colocação com R$ 622,8 milhões, Campo Verde (5ª) com R$ 576,3 mi, Nova Mutum (7ª) R$ 512,2 mi, Primavera do Leste (8ª) R$ 509,7 mi e, Campo Novo dos Parecis, na 10ª posição, com R$ 491,6 milhões.

Veja a tabela com as 100 cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro. Eles cultivam R$ 26,4 bilhões da riqueza nacional.

1º – Sorriso (MT) – R$ R$ 791,159 milhões
2º - São Deusidério (BA) – R$ 753 mi
3º - Petrolina (PE) – R$ - 658 mi
4º - Sapezal (MT) - R$ 622 mi
5º - Campo Verde (MT) – R$ 576 mi
6º - Unaí (MG) – R$ 512,3 mi
7º - Nova Mutum (MT) – R$ 512,2 mi
8º - Primavera do Leste (MT) – R$ 509 mi
9º - Uberaba (MG) – R$ 505 mi
10° - Campo Novo dos Parecis (MT) – R$ 491 mi
11º - Diamantino (MT) – R$ 477 mi
12º - Rio Verde (GO) – R$ 443 mi
13º - Barreiras (BA) – R$ 435 mi
14º - Brasília (DF) – R$ 431 mi
15º - Lucas do Rio Verde (MT) – R$ 405 mi
16º - Cristalina (GO) – R$ 386 mi
17º - Açailândia (MA) – R$ 362 mi
18º - Jataí (GO) – 347 mi
19º - Campos de Júlio (MT) - 335 mi
20° - Uberlândia (MG) – R$ 331 mi
21º - Patrocínio (MG) – R$ 319 mi
22º - Itiquira (MT) – R$ 316 mi
23º - Castro (PR) – R$ 298 mi
24° - Perdizes (MG) – 291 mi
25º - Luis Eduardo Magalhães (BA) – R$ 288 mi
26º - Sacramento (MG) – R$ 283 mi
27º Formosa do Rio Preto (BA) – R$ 282 mi
28° - Nova Ubiratã (MT) – R$ 279 mi
29° - Itacoatiara (AM) – R4 273 mi
30º - São Raimundo das Mangabeiras (MA) – R$ 263 mi
31º - Uruguaiana (RS) – R$ 263 mi
32° - Balsas (MA) – R$ 259 mi
33º - Pinheiros (ES) – R$ 255 mi
34º - Corumbá (MS) – R$ 244 mi
35º - Paracatu (MG) – R$ 232 mi
36º - Lábrea (AM) – R$ 231 mi
37º - Porto Velho (RO) – R$ 230 mi
38º - Itapetininga (SP) – R$ 229 mi
39º - Alegrete (RS) – R$ 227 mi
40º - Barra do Corda (MA) – R$ 227 mi
41º - Araguari (MG) – R$ 225 mi
42º - Tupanciretã (RS) – R$ 224 mi
43º - Santa Maria de Jetibá (ES) – 223 mi
44º - Ipiranga do Norte (MT) – R$ 221 mi
45º - Pedra preta (MT) – R$ 218 mi
46º - Rio Paranaíba (MG) – R$ 217 mi
47º - Tibagi (PR) – R$ 216 mi
48º - Coromandel (MG) – R$ 216
49º - Correntina (BA) – 215 mi
50º - Dom Pedrito (RS) – R$ 211 mi
51º - Brasnorte (MT) – R$ 211 mi
52º- Patos de Minas (MG) – R$ 209 mi
53º - João Pinheiro (MG) – R$ 208 mi
54º - Itaqui (RS) – R$ 206 mi
55º - Toledo (PR) – R$ 206 mi
56º - Frutal (MG) – R$ 202 mi
57º - Bom Jardim (MA) – R$ 202 mi
58º - Mineiros (GO) – R$ 201 mi
59º - Juazeiro (BA) – R$ 200 mi
60º - Tangará da Serra (MT) – R$ 199 mi
61º - Linhares (ES) – R$ 199
62º - Campos Novos (SC) – R$ 197 mi
63º - São Gabriel (RS) – R$ 195 mi
64º - Cachoeira do Sul (RS) – R$ 193 mi
65º - Monte Alegre de Minas (MG) – R$ 192 mi
66º - Ibiá (MG) – R$ 192 mi
67º - Casa Branca (SP) – R$ 192 mi
68º - Buritis (MG) – R$ 191 mi
69º - Santa Rita do Trivelato (MT) – R$ 191 mi
70º - Tasso Fragoso (MA) – R$ 191 mi
71º - Limoeiro do Norte (CE) – R$ 190 mi
72º - Tapurah (MT) – R$ 188 mi
73º - Rondonópolis (MT) – R$ 183 mi
74º - Lagoa da Confusão (TO) – R$ 178 mi
75º - Santo Antônio do Leste (MT) – R$ 177 mi
76º - Querência (MT) – R$ 177 mi
77º - Poxoréo (MT) – R$ 176 mi
78º - Cascavel (PR) – R$ 176 mi
79º - Santa Vitória do Palmar (RS) – R$ 176 mi
80º - São Félix do Xingú (PA) – R$ 175 mi
81º - Buriticupu (MA) – R$ 173 mi
82º - Catalão (GO) – R$ 173 mi
83º - Pompéu (MG) – R$ 172 mi
84º - Maracajú (MS) – R$ 170 mi
85º - Luziânia (GO) – R$ 169 mi
86º - Palmeira das Missões (RS) – R$ 169 mi
87º - Rio Brilhante (MS) – R$ 168 mi
88º - Barra do Choça (BA) – R$ 165 mi
89º - Sinop (MT) – R$ 165 mi
90º - Alto Garças (MT) – R$ 164 mi
91º - Ibicoara (BA) – R$ 164 mi
92º - Santana do Livramento (RS) – R$ 164 mi
93º - Cacoal (RO) – R$ 163 mi
94º - Ipameri (GO) – R$ 161 mi
95º - Guarapuava (PR) – R$ 157 mi
96º - Aguaí (SP) – R$ 157 mi
97º - São Lourenço do Sul (RS) – R$ 155 mi
98º - Alto Taquari (MT) – R$ 153 mi
99º - Ribas do Rio Pardo (MS) – R$ 153 mi
100º - Costa Rica (MS) – R$ 153 milhões

Fiscais do IBAMA aplicam 2,6 milhões de reais em multas no extremo Noroeste do MT


No decorrer da Operação Custódia Juína V, entre os meses de outubro e novembro, fiscais do IBAMA aplicaram 2,6 milhões de reais em multas em madeireiras e desmatamentos ilegais nas regiões conhecidas como Guatá e Guariba, município de Colniza-MT.
Segundo o coordenador da operação, Rodrigo Calazans, do total de multas, 1,4 milhão de reais foi aplicado em desmatamentos ilegais e outros 1,2 milhão em cinco empresas madeireiras – sendo duas autuadas por diferenças no saldo de estoque, duas por estar exercendo as atividades sem licenciamento ambiental e uma por desobedecer a embargo. Três madeireiras foram embargadas e lacradas, sendo ainda apreendidos 2.533 m³ de madeira em toros e 470 m³ de madeira serrada.
A região do Guatá, no extremo noroeste do Estado de Mato Grosso, faz divisa com os estados de Rondônia e Amazonas. É uma região com grande pressão ambiental, sobretudo relacionada à extração ilegal de madeiras, as quais são extraídas nos estados do Amazonas e de Mato Grosso e transportadas e industrializadas, na sua maioria, em Rondônia.

Fiscalização do IBAMA em serraria

O IBAMA alerta que as áreas detectadas com desmates ilegais e onde não foram encontrados moradores, continuarão sendo monitoradas, via satélite, pela unidade de Aripuanã.
De forma geral, uma limpeza de área e o uso de fogo em queima controlada são permitidos, desde que se tenha autorização, que é emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).  Hoje, para se iniciar o processo de regularização ambiental em nossa região, o produtor tem a ferramenta do Cadastro Ambiental Rural (CAR), onde não há necessidade de escritura do imóvel, afirma Calazans.
O IBAMA de Aripuanã lembra, ainda, que a principal forma de monitoramento de desmate é através do uso de imagem de satélite e que a tentativa de deixar uma faixa de mata para esconder o desmate não funciona para ludibriar este sistema. A extração seletiva também vem sendo monitorada via satélite, e vários flagrantes de extração ilegal foram registrados em 2011 e autuados pelo IBAMA.

Fonte: Top News com IBAMA de Aripuanã

Crime até cinco anos antes da posse pode levar à cassação, diz conselho

O Conselho de Ética da Câmara concluiu na tarde de quarta (22) que deputados podem ser cassados por crimes ou irregularidades cometidas nos cinco anos anteriores ao início do mandato.
Segundo a assessoria do Conselho, a decisão funcionará como uma "jurisprudência" para orientar casos que venham a ser julgados pela Câmara e entrará em vigor assim que for lida pela Mesa Diretora, o que ainda não tem data para ocorrer.
A decisão é resultado de uma consulta feita pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ao conselho, após questionamento do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), feito após a votação que absolveu a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).
Na consulta, Teixeira perguntou se deputados poderiam ser cassados por crimes cometidos antes do exercício do mandato.
Em agosto, o plenário da Câmara livrou da cassação a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Em 2006, antes de ter sido eleita deputada federal, ela foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro do delator do chamado mensalão do DEM no Distrito Federal. Sob o argumento de que não era deputada à época, ela alegou que não houve quebra do decoro parlamentar.
Por 265 votos a 166, Câmara absolve deputada Jaqueline Roriz"Essa decisão vai evitar que pessoas pratiquem crimes e depois fiquem livres da acusação por serem parlamentares", afirmou Sampaio.
De acordo com o deputado tucano, o prazo de cinco anos antes do início do mandato ficou definido porque é o mesmo período levado em conta para o julgamento de crimes administrativos cometidos por servidores públicos, de acordo com a lei 8.112/1990.
"A grande vitória que nós tivemos hoje é que não vai mais se dicutir a legitimidade do Conselho para julgar atos indecorosos praticados contra a imagem desta Casa mesmo que esses atos tenham sido praticados anteriormente ao mandato", declarou.

Fonte: G1.

Cotriguaçu - Prefeito é notificado por dívidas com a CIDESAVJ

   Prefeito de Cotriguaçu Damião Carlos de Lima "kiko" e Prefeitura Municipal recebem notificações da CIDESAVJ por Dividas da Prefeitura com o Consórcio  Intermunicipal de  Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Vale Do Juruena. As dividas são referentes aos meses de Janeiro a Dezembro de 2011, o valor chega a R$ 28.441,80 conforme publicado pelo site da AMM (Associação Matogrossense dos Municipios). www.diariomunicipal.com.br/amm-mt

   Confira na íntegra as notificações:





Texto: André Silveira

Nova Bandeirantes - Casal preso pode estar envolvido em uma quadrilha

 
Um casal foi detido no município de Nova Bandeirantes, no Norte de Mato Grosso, após denuncias de populares. Com eles, a Polícia encontrou vários produtos eletrônicos, dinheiro e entorpecentes. O major Sousa, da Polícia Militar, admite haver a possibilidade de o casal estar envolvido em uma quadrilha que age em todo extremo norte do estado de Mato Grosso.
“Foi encontrado nessa residência, dinheiro em espécie, R$ 2.500,00 e também 460 dólares, bem como 400 gramas e mais um pouco de uma substancia aparentando ser cocaína. Não tinha origem, nota fiscal, e foram apreendidos e encaminhados a Delegacia para comprovar se realmente são produtos comprados ou são produtos de furto ou ate de barganha entre estas substancias entorpecente” - explicou.
O oficial informou que o casal e os produtos encontrado com eles, foram encaminhados a delegacia para as providencias cabíveis. O caso foi repassado a Polícia Civil que deverá dar continuidade as investigações.

Fonte: 24 HORAS NEWS.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cotriguaçu- Asfalto em volta a Praça João Paulo II esta quase concluído

A população de Cotriguaçu tem mais um motivo para festejar nesse final de ano, a praça central ganhou asfalto novo, razão que o antigo foi retirado a mais de dois anos e o local encontrava se com buracos e lama na temporada de chuva, um comerciante da região central afirma “agora sim ficou com cara de cidade, mesmo com a demora ficamos contentes com o termino dos trabalhos”. A equipe de obras da prefeitura teve alguns contra tempos devido às chuvas que foram intensas nesses dias, mas agora já estão na etapa final de construção do meio fio e acabamentos, e dessa forma o município vai poder receber seus visitantes mostrando um belo cartão de visitas no final de ano.

Fonte: COTRINOTICIAS

Cotriguaçu – Prefeito não atende pedidos de vereadores e população sofre as conseqüências

Vereadores estão revoltados com a maneira que o Prefeito Municipal tem deixado de lado as suas indicações, pois, o prefeito só realiza a indicação feita por qualquer vereador, se assim o desejar. “Trouxemos aqui nesta casa de leis várias reivindicações da população ao executivo municipal e nunca somos atendidos, somos os representantes legais do povo que nos confiou o voto” dispara a vereadora Rose.

O vereador Coquinho (PSDB) conta que: “Única coisa que a líder do prefeito na câmara diz para nós, é que não tem dinheiro nos cofres públicos para atender as indicações, ela nos pede para não fazer tantas indicações, eu fui eleito para defender o povo e não para defender gestão” finalizou.

Na seção do dia 24/10 a vereadora Rose (PMDB) fez várias reivindicações ao prefeito, pediu principalmente a construção de um ponto de ônibus na junção da linha 09 com a MT-170, a reconstrução de uma ponte que esta para cair na linha Jaciara, cobrou também o patrolamento na linha Geraldo Zanine, a vereadora alerta que o período chuvoso está só começando e as estradas já se encontram intrafegáveis em várias localidades do município.

Passado se algumas semanas e a resposta quem vem do executivo municipal é sempre a mesma, a de que não tem dinheiro para atender aos pedidos dos parlamentares.

Na tarde da segunda-feira (21) em uma reunião com o secretário de Obras Roque Luiz Fernandes, o “Cutia” a vereadora Rose o questionou sobre os problemas da Avenida Tamburello, visto que no local se encontra muita terra no asfalto e os canteiros estão tomados pelo lixo e pelo mato, tornando incomoda a situação dos comerciantes e moradores daquela Avenida. Cobrou do mesmo alguma atitude sobre as pontes e estradas intrafegáveis.


Foto Avenida Tamburello
O secretário sempre disposto em ouvir a vereadora, disse que, assim que terminarem as obras do asfalto em volta a Praça João Paulo II, uma equipe será destinada a fazer as limpezas no asfalto, canteiro e plantios de árvores na Avenida Tamburello e outra será destinada a essas localidades rurais.

A vereadora já adianta que nas próximas seções estará cobrando do prefeito algumas promessas de campanha feitas em 2008 pelo prefeito reeleito, na época em seu plano de governo constava a criação de departamento de urbanismo (jardinagem, paisagismo em ruas, canteiros, praças e calçadas).

Confira abaixo na íntegra o panfleto que o Prefeito distribuiu em campanha:





 









 Texto: André Silveira