Venha investir em Cotriguaçu

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cotriguaçu - Professora Rose confirma que vai disputar a prefeitura em 2012!

A revelação foi durante uma longa conversa feita por telefone na tarde desta quinta-feira (20-10). Rose que já foi secretária de Assistência Social e hoje considerada um dos legisladores mais atuantes do município, surge como principal nome pelo grupo de oposição na corrida ao paço municipal. “Estamos conversando com os outros partidos as possibilidades de alianças” – Destacou Rose.
Em 2008, Rose disputou com êxito uma vaga na câmara de vereadores pelo PSDB, sendo o segundo mais votado, elegendo-se com 445 votos. Rose deixou o ninho tucano a cerca de 20 dias quando então convidada pelo deputado estadual Nilson Santos e pelo ex-governador e atual deputado Federal Carlos Bezerra e demais lideranças estaduais do PMDB a ingressar na sigla do Governador Silval Barbosa, pensando assim em uma futura aliança com o PT, visto que o PMDB é partido de base do Governo Dilma e tem Ságuas Morais como responsável pela maior pasta do Governo de MT, a “SEDUC”.
O vereador Vanilton do PSDB o popular “coquinho”, destaca que é importante uma aliança entre os partidos de oposição, lembrando que em 2008 a oposição foi maioria, mas infelizmente acabou se dividindo em dois grupos partilhando também assim os votos.
Em relação às eleições 2012, a atual vereadora Rose, confirmou que irá disputar à eleição para prefeita do município, ela enfatiza que tem recebido muito incentivo para isso, o que dá muita motivação. Para a pré candidata, Cotriguaçu precisa investir na agricultura familiar. “Ela tem feito um belíssimo trabalho frente ao legislativo municipal, provou sua competência quando era secretária de assistência social, e agora é um dos melhores nomes para concorrer ao pleito municipal e eu quero contribuir de fato para elegê-la” – destacou o companheiro e vereador Sérgio (PMDB).
Então, preparem as bandeiras porque o “barulho” vai começar. Com esta afirmação da mais nova peemedebista, soma se dois pré-candidatos a corrida municipal, pois, além da professora Rose, o ex-prefeito Gilberto Siebert que saiu do PP e aderiu ao recém criado PSD com a intenção de concorrer às eleições.
    Seria outro duelo? Outros nomes devem aparecer? É bom ficarmos de olhos bem abertos para não perder a disputa.

Por: André Silveira

Rodovia inaugurada há 3 anos em MT está toda esburacada



     O trecho daMT-170 entre o Posto Norte até o trevo de acesso as cidades de Juina e Juara, no Noroeste de Mato Grosso, encontra-se completamente esburacado. Detalhe: a obra foi inaugurado há pouco mais de três anos. Pelas regras das contas públicas, estaria ainda sob seguro – o que exige reparo por parte da empresa que realizou o asfaltamento. A rodovia está em péssimas condições de trafegabilidade, oferecendo riscos e transtornos aos condutores.

     A quantidade de carretas bi-trens e caminhões que trafegam pela MT-170 é grande. Muitos deles com excesso de peso, o que contribui para danificar ainda mais o piso. Não há fiscalização na rodovia. O Governo instalou no município de Brasnorte uma balança, mas, ela funciona somente das 8 às 18hs. Muitos caminhoneiros ficam parados aguardando o horário que os fiscais vão embora para seguir tranquilamente sua viagem com suas “super cargas”.

     Exemplo de um péssimo serviço está no trevo da MT 170 para Juara. Além de muito mal projetado está totalmente danificado. A obra foi realizada há pouco mais de um ano.

    Nos anos 70 quando da abertura do projeto Juína, tudo era interligado via AR1 hoje federalizada com a BR-174. Com o desenvolvimento da região noroeste, foram sendo criados novos municípios e, consequentemente, abertura de estradas. A MT-170 faz a ligação de Tangará da Serra com outros municípios da região noroeste e Vale do Arinos.

Piracema em Mato Grosso vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro

     O período de defeso da piracema em Mato Grosso começa no próximo dia 01 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e no dia 05 de novembro, nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. O período proibitivo se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2012. A data foi definida durante a 10º Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada na manhã desta quinta-feira (20.10), na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), em Cuiabá. Com a publicação da Resolução do Consema no Diário Oficial do Estado, a pesca estará proibida no Estado a partir dessas datas, inclusive na modalidade "pesque e solte".


     Nesse período, só será permitida a pesca de subsistência, desembarcada, ou a de caráter cientifico, previamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT). A reunião do Consema foi presidida pela secretária adjunta de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Lilian Ferreira.


     A decisão do Consema foi baseada em relatório encaminhado pela Coordenadoria de Atividades Agropecuárias e Piscicultura (Caap), da Superintendência de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis), da Sema sobre o monitoramento reprodutivo dos peixes, a Comissão Técnica de Recursos Pesqueiros do conselho.


    PERÍODO DE DEFESO DA PIRACEMA
    Além de estabelecer o período do defeso, a Resolução define questões como a pescada de subsistência (permitida durante o período, desde que desembarcada), que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas e/ou tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.


    A Resolução define também a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, para fins de subsistência, respeitados os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação vigente, para cada espécie.


    Também está proibido, durante o período do defeso, o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência. Com relação à declaração de estoque, a Resolução fixa o segundo dia útil, após o inicio do período do defeso da piracema, como prazo máximo para ser encaminhado ao órgão ambiental estadual. Devem ser declarados os estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares.


    A declaração de estoque de pessoa física só será permitida ao pescador profissional mediante apresentação de Declaração de Pesca Individual (DPI), emitida em seu próprio nome.


   A declaração de estoque se estende também aos peixes vivos nativos das bacias (do Araguaia, do Amazonas e do Paraguai), para fins ornamentais ou para uso como isca viva.


   Durante o período do defeso da piracema, ficam excluídas da proibição, além da pesca de subsistência, desembarcada, e a de caráter cientifico, a despesca, o transporte, a comercialização, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento de peixes, com a comprovação de origem, provenientes da aquicultura ou pesque-pague licenciados junto aos órgãos competentes e registrados na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidencia da República (SEAP/PR), e também o pescado previamente declarado.


    Todo o produto de pesca oriundo de outros estados ou países deverá estar acompanhado de comprovante de origem sob pena de multa, perda de pescado e dos petrechos, equipamentos e instrumentos utilizados na pesca.


    Para aqueles que forem pegos desrespeitando a proibição as penalidades previstas vão desde multa até a detenção estabelecidas na Lei Estadual nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009 e na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, regulamentada pelo Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008 e legislações pertinentes.


   A Resolução do Consema entrará em vigor na data da sua publicação.


   Durante a reunião do Consema alguns conselheiros sugeriram que em 2012, seja discutida a antecipação do período do defeso, posição defendida pelos representantes da ARPA e do Ibama.


   A questão deverá ser discutida mais profundamente a partir do início do ano que vem com base em vários estudos que vem sendo feitos pela Sema, Sedtur e outros.

 
   A secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Lilian Ferreira lembrou que a restrição da pesca no período da piracema é uma medida em benefício da "manutenção dos estoques pesqueiros e, ao mesmo tempo, atende as questões sociais e econômicas possibilitando o desenvolvimento sustentado do estado".


   Para denunciar qualquer crime ambiental a Sema disponibiliza à população o numero de telefone 0800 65 3838.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

COMANDANTE DO CR VIII VISITA MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE

Na semana passada o Coronel Jadir Metello da Costa, realizou uma viagem pela região do Comando Regional VIII, a fim de, constatar o trabalho desenvolvido pelos seus policiais nos Distritos de Nova União, Guariba e nos municípios de Aripuanã, Colniza e Cotriguaçu.


Durante a visita, o Comandante se reuniu com sua tropa, onde destacou a importância da prestação do serviço da PM. “Vocês são os representantes do Estado em suas cidades, por isso trabalhem sempre com profissionalismo e transparência.” Destacou o Coronel.


O Comandante também se reuniu com diversas autoridades, entre elas destacamos o prefeito de Cotriguaçu, que em conversa com o coronel destacou o brilhante trabalho desempenhado pela PM daquele município.


Ao total foram quatro dias de viagem onde o Cel. PM Costa, pode ver “in loco” a realidade dos municípios de sua região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Comando Regional VIII

Colniza forma 46 técnicos de enfermagem

Colniza forma 46 técnicos de enfermagem

Fonte: por Elvio Lopes

A parceria firmada entre a Escola Politec do Noroeste com a Prefeitura de Colniza resultou, na noite de sábado (15/10), na formatura de técnicos de enfermagem, em solenidade de gala realizada na Escola Municipal Bom Jesus e que contou com a colação de grau de 46 novos profissionais dessa área da saúde no município.

A solenidade foi presidida pela diretora da Politec, Francisca Francineide Lopes Pereira da Silva que formou a mesa com o diretor Manoel Pereira da Silva; Elisabeta Lengert, a Irmã Bete, que representou a prefeita Nelci Capitani; o secretário adjunto de Educação, Rogério Alexandre da Silva; a diretora de Gabinete, Sônia Aparecida da Silva; o paraninfo da turma, vereador Joel Candioto; o amigo da turma, o médico Mário Nunes; a coordenadora Pedagógica da Politec, Angela Maria Catanossi; coordenadora do Curso de Enfermagem da Politec, Vanilda de Almeida Pinheiro; o patrono Milton de Souza Amorim e teve como mestre de cerimônias o jornalista Jota Batista.

Em seu discurso, a diretora da Politec, Francisca Francineide fez questão de destacar o apoio da prefeita Nelci Capitani para a implantação do curso em Colniza, a quem agradeceu pelo sucesso do empreendimento no município.
“Sem a parceria com a Prefeitura de Colniza não seria possível instalar a estrutura necessária para o funcionamento do curso, a contratação de professores e equipe para a formação dos alunos, que resultou nesta solenidade, nesta formatura”, afirmou Neide, que parabenizou os formandos, destacando eles receberam seus diplomas marcados pela qualidade do ensino Politec.

A diretora de Atenção Básica em Saúde da Prefeitura, Elisabeta Lengert, a Irmã Bete, representando a prefeita Nelci Capitani, apresentou a mensagem da chefe do Executivo, destacando a parceria para a implantação do curso em Colniza.
“Quero agradecer a confiança que vocês depositaram na administração da prefeita Nelci Capitani quando ela trabalhou pela implantação do curso de extensão da Escola Politec em nosso município, numa parceria entre a instituição e a Prefeitura, possibilitando hoje a transformação do sonho em realidade”, afirmou a representante da prefeita.

Irmã Bete destacou o sacrifício que cada estudante fez para conciliar o curso com suas atividades profissionais e no lar. “É com orgulho que me dirijo a vocês nesta noite histórica, para destacar que o sacrifício que cada um fez para conciliar o sonho do futuro, a responsabilidade nos estudos e a busca por uma profissão digna de elogios, o atendimento ao próximo na área de saúde”, afirmou.
Ela também lembrou que algumas das alunas, agentes comunitárias de Saúde, receberam bolsas de estudos da prefeita Nelci Capitani. “Em nome dessas colegas quero cumprimentar a todos pela formatura e desejar muito sucesso na nobre profissão que escolheram e deixar aqui os parabéns da Nelci pela luta vencida, pelo sonho realizado e por acreditarem em Colniza”, finalizou Elisabeta.

O juramento dos formandos foi realizado pela formanda Solange Fernandes Paixão, que também representou a turma na colação, proferida pela diretora Neide.

A Polícia Militar participou da solenidade, com seus integrantes portando as bandeiras Nacional, de Mato Grosso e de Colniza.

A Politec já está com as inscrições abertas para uma segunda turma em Colniza, que depende do preenchimento das vagas necessárias à realização do curso em Colniza. Informações podem ser obtidas na Politec de Juína.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governador Silval confirma a volta de Ságuas na Educação

Fonte: Rafael Costa   


O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou que o suplente de deputado federal, Ságuas Moraes (PT), vai assumir em breve a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A revelação foi dada à imprensa durante visita ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande na manhã deste sábado (15). "A conversa já está adiantada e falta só definir o dia", revelou o chefe do Executivo.

O petista retorna ao cargo que ocupou no segundo mandato da gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR), atual senador. Ele vai ser responsável pela pasta que administra orçamento superior a R$ 800 milhões e detém mais de 20 mil servidores.

Silval ressaltou que sua decisão atende ao pedido da cúpula do PT que decidiu substituir a indicação do representante do partido em cargo de primeiro escalão do Palácio Paiaguás.

"Dentro da composição política feita pelo governo a educação é uma indicação do PT, e o partido decidiu pela mudança na indicação. O Ságuas Moraes já mostrou bom desempenho e espero que dê continuidade ao planejamento feito pelo Estado para gerar avanços na educação".

O peemedebista também aposta na permanência da atual secretária de Educação, Rosa Neide, na estrutura do governo. "Pelo conhecimento técnico profundo que tem, espero que a Rosa Neide continue para ajudar no planejamento já estabelecido".

Desfecho

A confirmação do petista Ságuas Moraes para assumir a Secretaria de Educação, põe fim, momentaneamente, a articulação feita pelo PSD para assumir o controle da pasta. O partido liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, tem a maior bancada e já almejava um cargo de peso no primeiro escalão.

O ex-secretário de Estado de Educação na gestão Dante de Oliveira, Carlos Nascimento, o Carlão, trocou o PSDB pelo PSD com a possibilidade de retornar ao cargo.

Porém, nos bastidores, comenta-se que Silval foi orientado a manter o PT na educação para evitar mau relacionamento com segmentos do governo federal.